fbpx
Decoração

Decoração de quarto com papel de parede: 3 dicas e inspirações!

Quarto de bebê menina decorado com papel de parede

A cozinha pode até ser considerada o coração da casa, mas se existe um cômodo amado na casa é o quarto. Afinal de contas, é lá que dormimos, descansamos e também aproveitamos o tempo livre. Justamente por passarmos um tempo de relaxamento ali, as chances de enjoar do décor são maiores. Uma excelente maneira de mudar a cara do ambiente de maneira prática, simples e barata é apostando na decoração de quarto com papel de parede.

Ficou para trás o tempo em que para realizar qualquer mudança era necessário realizar uma grande reforma, com muita poeira e quebra quebra. Além de fácil de aplicar, o papel de parede também é uma opção muito mais econômica. Diferente das tintas, o papel de parede não tem um cheiro forte e também não precisa esperar pelo menos um dia para secar.

Então, continue a leitura para aprender algumas dicas e também inspirações que vão te ajudar a escolher a estampa perfeita de papel de parede para mudar completamente a cara do seu quarto, seja ele de casal, de solteiro ou até mesmo dos filhos.

Vantagens do papel de parede

Se você não conhece muito sobre essa técnica ou ainda não está totalmente convencida sobre ela, não tem problema, antes de tudo a gente te fala algumas vantagens que ela tem.

Além da praticidade para aplicar o papel na parede ele também oferece uma boa vantagem financeira, já que acaba saindo muito mais barato que uma lata de tinta e a mão e obra do pintor, a técnica também garante outras excelentes vantagens e que acabam valendo muito a pena.

Para quem é alérgico a cheiros fortes, o legal do papel de parede é justamente que ele não tem cheiro. É possível encontrar opções adesivas e autocolantes, que dispensam o uso da cola no momento da aplicação. Outro ponto que entra no critério de economia é que o papel tem durabilidade de até 10 anos, o que é ótimo a longo prazo.

Alguns tipos de papel de parede, como o vinifico e o adesivo podem ser limpos com o auxílio de um pano úmido, o que é ótimo para prolongar a cor e a beleza da parede, além de ser também uma boa opção para usar em quartos infantis. Também vale falar que caso você enjoe da estampa ou da cor com o passar do tempo, é só remover da parede e aplicar um novo por cima.

Se quiser saber mais sobre cada tipo de papel de parede e suas especificidades, temos um conteúdo bem completo aqui no blog que vai tirar as suas dúvidas.

Dicas para escolher o papel de parede ideal para o quarto

Essa é uma dúvida bastante frequente, a escolha do papel ideal não tem muito mistério e na verdade depende muito mais do seu estilo e gosto pessoal. Para te ajudar, preparamos algumas dicas que podem facilitar no momento da escolha.

1 Estilo da decoração

A melhor forma de começar a escolher o papel de parede ideal é pensando justamente no estilo da decoração e também no tipo de quarto, se é de criança, de casal e por aí vai. Quem gosta de decoração com uma pegada mais moderna pode investir nos modelos 3D. Para quem prefere o clássico, as padronagens forais e arabescos são uma excelente aposta. Para um ambiente mais minimalista, as listras e formas geométricas funcionam muito bem.

2 Quarto já decorado X quarto do zero

Outra dica que faz toda a diferença é se a aplicação do papel de parede será feita em um quarto que já tem móveis e decoração ou se será em um ambiente construído do zero. Se for a primeira opção, dê preferência para cores e estampas que contrastem e combinem com a roupa de cama, móveis e demais objetos decorativos. Se for a segunda opção, você acaba tendo uma liberdade maior e pode começar escolhendo primeiro a estampa e depois a mobília.

3 Tamanho do cômodo

O tamanho do quarto e a quantidade de paredes também fazem a diferença, já que dependendo da escolha da cor e da estampa, o ambiente pode ficar maior ou menor. A dica para espaços pequenos é sempre apostar em cores e padronagens mais claras, para passar a impressão de amplitude. Se você gosta de tons mais escuros, estampas coloridas e com vários detalhes, uma boa maneira de não pesar no cômodo é optar por revestir apenas uma parede e depois as demais em um tom mais claro.

As estampas de listras são um clássico, e ao mesmo tempo mantém a modernidade. A maneira como elas são aplicadas também pode mudar o cômodo. Quando aplicadas na horizontal passam a impressão de que o espaço é maior e quando colocadas na vertical fazem parecer que o teto é mais alto.

Quarto de casal decorado com papel de parede

Para te ajudar mais ainda, veja algumas sugestões de papel de parede para cada tipo de quarto:

Quarto de bebê e de criança

Quarto de bebê menina decorado com papel de parede

A dica para a escolha de papel de parede para quartos infantis ou de bebês é apostar nas estampas divertidas, alegres que tenham um pouco de ludicidade. Estampas de arco íris, bailarinas, aviãozinho, dinossauros são algumas das opções que funcionam muito bem neste ambiente.

Aproveite também para ler o nosso post com 5 dicas e inspirações para montar um quarto de bebê lindo e gracioso.

Quarto de bebê menina decorado com papel de parede

Quarto de casal

Quarto de casal decorado com papel de parede

Talvez a estampa ideal para o quarto do casal seja uma das mais difíceis de escolher por ter que agradar os gosto de duas pessoas ao mesmo tempo. Porém, com muito conversa é possível chegar a um denominador comum. As estampas com pegada mais clássica e também as geométricas são as mais usadas, também é possível apostar nas mais modernas. O papel de parede fica ótimo quando aplicado na parede atrás da cama, fazendo uma espécie de moldura.

Quarto feminino

Quarto feminino decorado com papel de parede e luminária.

Geralmente as estampas mais usadas nos quartos femininos são as florais, em tons pasteis e com motivos mais delicados. No entanto, não existe regra e a escolha deve ser feita de acordo com o que te agrada mais. O poá, as famosas bolinhas, o Chevron e as listras funcionam muito bem e garantem um ambiente lindo e aconchegante.

Quarto masculino

Quarto masculino decorado com papel de parede

No quarto masculino também dá para fugir do básico e das estampas geométricas em tons de preto, cinza e azul. As estampas que imitam tijolinho aparente e madeira são uma ótima aposta, no entanto, também dá para apostar nas padronagens com frases e até mesmo paisagens.

Viu só como o papel de parede tem o poder de mudar completamente um ambiente? Basta um pouco de criatividade para escolher a estampa que mais combine com o seu estilo e pronto!

Gostou das dicas? Então, não deixe de conferir o nosso conteúdo sobre como transformar a sala com plantas. Até o próximo post!