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Dicas de organização

6 dicas de como organizar mesa de escritório de forma prática!

Imagem de uma mesa de escritório organizada

Talvez você nunca tenha parado para pensar a respeito, mas a sua mesa desorganizada pode influenciar no seu rendimento no trabalho. A bagunça pode te fazer perder tempo demais procurando um documento e até mesmo desviando o seu foco e a sua atenção. Pode até parecer uma tarefa difícil, mas tem como organizar a mesa de escritório de maneira prática e mantê-la por bastante tempo.

Seja de modo presencial ou no home office, provavelmente a mesa de escritório é um local que você passa grande parte do seu tempo. E por isso é muito importante que tudo esteja em seu devido lugar.

Então, continue a leitura para entender porque a organização influencia diretamente na produtividade e também algumas dicas práticas que vão te ajudar a deixar o canto de trabalho sempre em ordem.

A organização influencia na produtividade!

A organização faz parte da nossa vida em praticamente todos os aspectos, seja de modo pessoal ou profissional. Por exemplo, um guarda roupa com tudo em seu devido lugar não só deixa o ato de se vestir muito mais prático, como ainda faz otimizar o tempo. Com o ambiente de trabalho não seria diferente.

Com uma mesa bagunçada e cheia de coisas, as chances de não encontrar nada e perder tempo são muito maiores, o que pode impactar e influenciar bastante no rendimento profissional.

Justamente por passarmos várias e várias horas trabalhando na mesa do escritório, as chances de bagunça acabam sendo muito maiores. Mas com um pouco de disciplina e organização para manter tudo em ordem é possível melhorar o rendimento profissional.

Decoração com a base de madeira e acima três formatos de corpo meditando

Sim, uma simples mesa sem papel espalhado pode melhorar o seu bem-estar e o conforto na rotina diária, além de otimizar o tempo e diminuir as chances de perder algo importante. Outras vantagens são a diminuição do nível de ansiedade e estresse, assim como um controle melhor do tempo e da jornada de trabalho, aumentando assim a produtividade.

Por onde começar?

A maior, e provavelmente, principal dúvida é por onde começar a organização. Uma boa maneira de iniciar os trabalhos é tirar tudo o que está em cima da mesa e dentro das gavetas e começar a setorizar. Separe o que será mantido e o que pretende jogar fora.

Por conta da rotina de trabalho é muito comum acumular diversos papéis e anotações, que nem sempre são importantes e acabam apenas ocupando espaço e aumentando a desorganização. O mesmo vale para canetas, post its e outros itens.

Por isso a setorização deve ser a primeira etapa e também é a mais importante. Jogue fora o que não serve mais e mantenha somente o necessário, afinal de contas, quanto mais coisa aparente, maior a chance de bagunçar tudo de novo.

Prateleira com um quadro e duas canecas de decoração

Ainda falando de setorização, separe o que é de cada grupo para que nada fique misturado. Blocos de anotações e cadernos para um lado, documentos e papéis importantes para outros, canetas e materiais de escrita, cabos e equipamentos eletrônicos e por aí vai. Isso vai te ajudar no momento de colocar tudo de volta na mesa.

6 dicas infalíveis de organização

Com a separação do que não serve mais e a setorização do que será mantido, praticamente 50% do caminho já está andado, mas para que o seu ambiente de trabalho fique muito mais agradável, veja as nossas dicas infáliveis e também alguns objetos que poderão te ajudar e deixar a sua rotina de trabalho muito mais em ordem.

Mantenha somente o necessário

Quando a mesa de trabalho é grande, a vontade de colocar mais e mais coisas é maior. Mas é aquela coisa, quanto mais coisa em cima da mesa, maior a dificuldade de limpar e maiores as chances de acumular mais bagunça.

Então, o ideal é deixar exposto apenas o que é mais usado rotineiramente, como o computador ou notebook, teclado e mouse e outros itens que servem para organizar e também decorar.

 

Porta canetas

Ter um porta canetas em cima da mesa de trabalho é indispensável para que todos os itens de escrita fiquem setorizados, não se espalhem e fiquem no alcance da vista e das mãos, fáceis de achar. Inclusive eles também servem de decoração.

A variedade de modelos de porta canetas é grande, com cores, estilos e também tamanhos variados e você pode escolher de acordo com sua necessidade. Alguns modelos também contam com divisórias menores para colocar clips, post its e outras miudezas.

Organizador de mesa

Assim como o porta-canetas, os organizadores de mesa também têm dupla função, já que deixam tudo no mesmo lugar e ainda decoram. A escolha do tamanho e do modelo podem ser de acordo com o que você tem para guardar.

Mas de modo geral, eles são ótimos para acomodar papéis, documentos, catálogos e até mesmo correspondências, sem que nada fique espalhado.

Pasta organizadora

As pastas organizadoras também são uma excelente opção para quem precisa ter muitos documentos sempre à mão e papéis em geral. Vários modelos contam com divisórias que podem ser identificadas por adesivos, assim já otimiza o tempo no momento de procurar algo específico.

Se você precisa de muitas pastas, o ideal é que elas fiquem acomodadas em uma estante ou em um gaveteiro para arquivos, dessa forma você deixa a mesa livre de itens e poeiras.

Pasta organizadora com contendo um elefante desenhado

Anote tudo no mesmo lugar

Outra excelente maneira de evitar o acúmulo de papéis em cima da mesa é ter um bloco de papel ou um caderno para fazer todas as anotações em um só lugar. Assim também fica muito mais fácil de se achar o que procura e também de transportar.

Porta caneta com formato de teclado

Se você costuma participar de muitas reuniões, contar com uma agenda ou um planner também será indispensável, tanto para a organização da mesa de trabalho, quanto para a sua organização pessoal, evitando atrasos ou esquecimentos.

Para que a sua produtividade seja ainda maior e melhor, temos um post aqui no blog com várias dicas para organizar os compromissos na agenda.

Decoração

Para que o ambiente de trabalho fique mais aconchegante e com a sua cara, nada te impede de ter alguns itens decorativos em cima da mesa. Mas lembre-se, é somente o necessário, viu?

Como menos é mais, não exagere nos itens decorativos! Ter um porta retrato em cima da mesa com a foto de um momento especial ou da família é ótimo, objetos de iluminação, como abajur também. Mas muita coisa pode acabar deixando o ambiente poluído.

Três agendas com a capa imitando uma câmera

Se a mesa de trabalho for no seu home office, você também pode investir em uma quadro de cortiça para deixar sempre à vista informações importantes ou para decorar com fotografias. Outra dica para decorar e não acumular a mesa com muitos objetos é apostar nas prateleiras suspensas. Se quiser mais dicas de decoração para home office, temos um post aqui no blog completo!

São dicas simples, mas que com certeza terão um grande impacto no seu rendimento no trabalho e até mesmo na sua vida pessoal.

Gostou das dicas? Não deixe de conferir também o nosso conteúdo sobre organização de guarda-roupa de maneira simples e funcional. Até o próximo post!