fbpx
Post

Aprenda a organizar sua cozinha de forma prática e funcional!

Parte de uma cozinha

A organização de um ambiente é fundamental para nossas vidas, com a casa organizada é possível otimizar o espaço, contribuir para a construção de um lugar clean e ainda facilita na hora de fazer aquela faxina.

Alguns cômodos da casa possuem uma versatilidade maior na hora de compor os espaços, já outros tendem a trazer um pouco mais de dificuldade. No conteúdo que você irá acompanhar agora, separamos dicas de como organizar sua cozinha, de maneira prática e que te ajude durante o dia a dia.

Vamos conferir?

As melhores dicas para organizar sua cozinha!

É essencial manter um ambiente organizado de maneira prática, não apenas para facilitar nossa rotina, mas também para garantir que cada canto da nossa casa esteja sempre harmonioso e aconchegante.

A cozinha é o lugar onde passamos grande parte do nosso dia, e quando conseguimos mantê-la em ordem, fica até mais gostoso preparar receitinhas para quem amamos, não é mesmo?

Para atingir seu objetivo de ter uma cozinha organizada, primeiro tenha em mente qual tipo de ambiente mais combina com você e sua personalidade. Hoje em dia existem muitos tipos de decoração para a casa, eles vão desde estilos minimalistas até composições mega extravagantes.

Com isso definido, é hora de colocar a mão na massa. Veja como organizar sua cozinha sem perder sua personalidade:

Organize seus utensílios por prioridade

Aqui no nosso blog já falamos uma vez sobre os utensílios de cozinha, e ensinamos a organizá-los. Agora, voltamos a falar deles, pois é essencial que seus objetos estejam bem organizados para que o restante do ambiente funcione.

Quem cozinha com frequência entende que na correria de um preparo ou outro, ficar procurando utensílios em uma cozinha bagunçada compromete muito nossas receitas. Por isso, separe-os por prioridade, e de maneira que fiquem visíveis.

Utensílios de cozinha pendurados

Utilize estratégias para armazenamento!

Elaborar estratégias de armazenamento dos utensílios de cozinha é importantíssimo para otimizar nosso tempo e nos ajudar na organização. Procure colocar os objetos que usa com mais frequência nos locais de fácil acesso.

Investir em prateleiras é uma ótima opção para colocar o que você mais utiliza, como panelas, temperos, assim o acesso será rápido, sua cozinha ficará um charme e você ainda irá aproveitar o espaço ao máximo.

Organize sua geladeira!

A geladeira, como um eletrodoméstico fundamental em nossas vidas, também precisa ser bem organizada. Invista em recipientes para guardar sobras de comida e aqueles alimentos mais sensíveis, como o morango, que precisam ficar em resfriamento.

Saiba organizá-la por ordem de uso também: bebidas na prateleira superior, sobras nas prateleiras intermediárias, verduras e legumes mais abaixo – nas gavetas.

Interior de geladeira

Coloque os alimentos sempre na parte inferior!

Se você não possui uma despensa separada da cozinha para armazenar os alimentos, opte por colocá-los sempre na parte inferior dos armários, especialmente se os mesmos forem instalados diretamente na parede.

Os alimentos costumam pesar bastante quando colocados juntos, e a parte inferior dos armários é o mais indicado para isso. Além de que, é claro, facilita na hora de pegar os pacotes mais pesados, como açúcar e arroz.

Armário aberto com alimentos

Use suas gavetas de forma inteligente e aposte em cestos organizadores!

As gavetas são as partes mais sensíveis do armário, por isso é importante ficar atento aos objetos que deseja colocar nelas. Nossa dica é que você use as gavetas para guardar para talheres, tampas, e panos de prato, exatamente nessa ordem.

Os talheres precisam estar em local de fácil acesso, então o ideal é colocá-los na primeira gaveta. Em seguida as tampas, pois também são muito utilizadas e não fazem muito peso em seu armário. E por último os panos de prato, que eventualmente você irá precisar e são bem levinhos.

Dica extra: se possuir muitos guardanapos, colocá-los todos juntos na gaveta pode sobrecarregá-las, procure separá-los para evitar que estraguem seu armário.

As cestas organizadoras são vendidas em diferentes modelos, bem lindas e podem combinar com a sua casa. Elas normalmente não tem um valor muito alto, então é uma boa ideia para adicionar à sua decoração.

Gaveta com talheres e utensílios

Tenha apenas o que você usa!

Atualmente, com tantas opções em objetos de casa e decoração, algumas pessoas tendem a acumular muitos acessórios desnecessários. Desapegue desses itens que sobram no dia a dia e invista num ambiente minimalista, com o básico.

Você pode ter aquele jogo de jantar mais sofisticado para ocasiões especiais e um jogo para o dia a dia, mas sem o acúmulo desnecessário que acaba apenas ocupando espaço, e na maioria das vezes deixado de lado.

Separe seus produtos de limpeza dos demais!

Ninguém quer tomar um cafezinho com gosto de sabão em pó, não é mesmo? Quando armazenamos os materias de limpeza junto com os alimentos, isso pode ocorrer. Por isso é interessante você procurar um espaço exclusivo para eles, de preferência bem longe dos alimentos.

Mais uma vez as prateleiras podem te ajudar nessa, elas não tem um custo muito alto e são excelentes para organizar seus produtos, sem deixar que o cheiro tome conta dos ambientes inapropriadamente.

Produtos de limpeza

Atenção extra na organização dos pratos!

Os pratos precisam de atenção especial na hora da organização, isso porque normalmente temos o hábito de fazer pilhas, um em cima do outro, sem saber que isso pode rachá-los. O ideal é colocar no máximo até 16 pratos em uma única pilha. Muito cuidado nessa hora, ein?

Armários aberto com louças guardadas

Não é uma tarefa impossível organizar sua cozinha de forma estratégica, não é mesmo? Com as nossas dicas ficou ainda mais fácil, e agora você pode ter um ambiente prático e que funciona!

Deixe um comentário nos dizendo se essas dicas foram úteis pra você, e se tiver alguma sugestão, queremos saber! Acompanhe o conteúdo do nosso blog para mais dicas e até o próximo post!