fbpx
Dicas de organização

Aprenda como arrumar a mala de viagem de maneira prática e fácil!

aprenda como arrumar a mala para viagem

Que atire a primeira pedra quem nunca foi viajar e sonhou com uma mala que pudesse se organizar sozinha? Se isso existisse seria o máximo e evitaria muito estresse e dor de cabeça, principalmente para quem odeia fazer essa missão. Mas enquanto a tecnologia não avança e esse desejo fica só nos sonhos, aqui na Carioca de Cor você aprende como arrumar uma mala de viagem sem sofrimento.

Para algumas pessoas, só de pensar em tirar as roupas do armário para colocar na mala já bate um desespero. Além disso, ainda vem junto a ansiedade de conhecer um lugar novo, aquela sensação de achar que está esquecendo de algo ou aquele medo de estar levando coisas demais ou de menos.

Isso é normal e praticamente todo mundo que já viajou um dia passou por isso.!

Planejamento é a base de tudo!

Antes de tirar a mala do maleiro, abrir o guarda roupa e sair colocando tudo o que vê pela frente lá dentro, é muito importante se planejar. Aquele mesmo planejamento que você vem fazendo meses antes da viagem, ao escolher o destino, comprar as passagens e pensar nos passeios, também deve acontecer no momento de fazer a mala.

Independente se é um bate e volta de final de semana para a casa de praia, uma viagem a trabalho ou até mesmo de férias, é importante se planejar. Afinal de contas, cada viagem tem uma finalidade e um período de duração e isso influencia bastante na escolha do que levar e nas quantidades também.

Outro quesito que deve ser levado em consideração e que fará toda a diferença é o meio de transporte. Antigamente em viagens de avião era possível despachar uma bagagem de até 23 kg para destinos nacionais e duas de até 32 kg em voos internacionais. Mas desde 2017 as regras mudaram.

Atualmente, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) permite que os passageiros possam embarcar no avião com uma mala de mão de até 10 kg gratuitamente e caso necessitem despachar algum volume, será cobrado um valor adicional que varia em cada companhia aérea.

Justamente por conta dessas novas regras, os hábitos dos viajantes brasileiros mudaram, principalmente dos que não querem gastar a mais para despachar a mala. Se antes era comum, mesmo em uma viagem curta levar uma mala grande com muitas opções de roupas para escolher e não repetir, agora é necessário ter criatividade e jogo de cintura para fazer caber tudo em uma mala de 55 x 35 x 25 cm.

A menos que a sua viagem seja para passar um período maior que um mês, como um intercâmbio para outro país, dá sim para ir para o seu destino apenas com uma bagagem de mão e é aí que entra o planejamento.

Tenha em mente quantos dias e o tipo de viagem (de férias, a trabalho, para rever a família), qual o destino, o clima e a previsão do tempo e também os passeios e atividades que serão feitas. Com todas essas informações você conseguirá escolher e levar somente o necessário.

A vantagem de saber quais serão os passeios e atividades é que você poderá escolher as roupas adequadas para a situação. Se durante a viagem você for sair para um restaurante ou algo que precise de uma roupa mais arrumada, você já estará preparada. O mesmo vale se você for fazer trilhas ou outras atividades que necessitam de um look esportivo.

Se o seu armário estiver organizado, com cada coisa em seu lugar, será muito mais fácil encontrar as peças e assim, arrumar a mala será até mais rápido! Se você também não sabe por onde começar na hora de arrumar o guarda roupa, temos um passo a passo aqui no blog.

Qual o melhor tipo de mala?

Atualmente é possível encontrar no mercado uma grande variedade de malas. Com tamanhos variados, materiais e também modelos e estruturas. A escolha do melhor modelo é bastante pessoal e também depende do tipo de viagem.

Por exemplo, para um bate e volta de final de semana, de carro, uma valise ou sacola, daquelas com zíper e bolsos é o suficiente. Mas se você for viajar de avião ou ônibus para passar pelo menos 5 dias, as malas de rodinha são ideais. Além de ter espaço de sobra para colocar tudo, você não precisará carregar peso no terminal ou aeroporto, basta empurrar pelo suporte do carrinho.

Uma boa opção de mala de rodinhas, mesmo que seja de mão, são as rígidas e que tem o fechamento com zíper no meio. Quando abertas, você terá o mesmo tamanho dos dois lados e assim é possível não só organizar tudo com mais facilidade, como também otimizar o espaço.

O que não pode faltar na mala?

Lembra que falamos de planejamento? O checklist do que vai na mala vai depender justamente disso e pode variar bastante. Mas para te ajudar a ter uma base, preparamos uma listinha de peças que podem ser levadas em uma viagem de férias de uma semana, para um destino com praia e com direito a saída noturna.

Dica 1

Independente do destino, do tipo e do tempo de duração da viagem, é bom priorizar peças básicas, com cores neutras ou com estampas que combinem entre si. Dessa maneira, com poucas peças é possível criar vários looks, assim você não leva muito peso e aumenta as combinações.

roupas com cores neutras para viagem

Dica 2

A escolha dos tecidos também é importante. Então aposte nas peças de viscose e poliéster, que amassam menos e não ocupam tanto espaço.

mala pronta para viagem

Dica 3

Para otimizar mais ainda o espaço, você pode viajar vestindo as peças maiores e mais robustas, como tênis, calça jeans e casaco ou jaqueta.

roupas para viagem

Dica 4

Quando for montar a necessaire, dê preferência para os produtos em tamanhos menores, as famosas miniaturas, ou compre aqueles kits de recipientes próprios para viagem. Dessa forma você economiza espaço e também não carrega peso à toa.

Para não ter que levar uma necessaire muito grande, você pode dividir em duas pequenas, uma para maquiagens e outra para produtos de higiene pessoal.

necesseire para viagem

Dica 5

Leve sempre com você alguns remédios como antiácidos, antialérgicos e antigripais, para que você não seja surpreendido e tenha que se deslocar até uma farmácia. Se você faz uso de algum remédio controlado ou de uso contínuo, é bom levar também a receita.

remédios para viagem

Dica 6

Dependendo da sua viagem, pode ser inevitável fazer alguma compra ou querer levar alguma lembrancinha para a família. Para que você não corra o risco de ficar sem espaço na mala na hora de voltar, você pode levar uma sacola, daquelas de academia, dobradas dentro da mala de mão.

Dica 7

Para as mulheres, a bolsa é quase como se fosse um terceiro braço e em uma viagem elas são essenciais. Você pode viajar com uma bolsa média e que tenha espaço suficiente para colocar a carteira, óculos, carregador, celular e outros itens pessoais e levar uma menor, daquelas tiracolo, na mala. Quando for sair, você opta pela bolsa menor e carrega apenas o que for precisar.

tamanho de mala ideal para viagem

Dica 8

Em caso de viagens de avião, para ficar mais fácil de identificar a sua mala e não correr o risco de pegar a de outra pessoa por engano, você pode investir nas tags de mala. Nelas é possível colocar suas informações pessoais. Outro item que pode ser bastante útil são os porta documentos e passaportes, para que fique tudo organizado e sempre à mão.

Checklist da mala perfeita

Mala:

  • 1 calça jeans;
  • 2 macacões ou vestidos;
  • 1 saia do modelo que você preferir;
  • 2 shorts (tecido leve e/ou jeans);
  • 2 regatas ou de alcinha;
  • 3 camisetas ou camisa de botão;
  • 1 jaqueta jeans, casaquinho ou cardigã;
  • 1 pijama;
  • lingeries: pelo menos 10 calcinhas e 2 sutiãs;
  • 2 pares de meia;
  • 3 maiôs ou 3 biquínis;
  • 1 canga;
  • 1 saída de praia;
  • 1 ou 2 óculos de sol;
  • 1 chapéu ou boné;
  • 1 tênis;
  • 1 chinelo de dedo;
  • 1 sapatilha, rasteirinha ou outro modelo a sua escolha;

Necessaire:

  • Acessórios (escolha pessoal, mas sem exagerar);
  • Maquiagens (escolha pessoal, mas sem exagerar);
  • Escova de cabelo;
  • Pasta e escova de dente;
  • Protetor solar;
  • Hidratante;
  • Perfume;
  • Desodorante;
  • Shampoo e condicionador;
  • Sabonete;
  • Chapinha ou secador de cabelo (opcional).

Arrumação e organização da mala

Comece sempre colocando no fundo as roupas que fazem mais volume e que podem amassar com mais facilidade. Dessa forma elas ficam o mais esticadas possível e em cima você vai colocando as demais peças.

Se fala muito sobre as dobras em rolinho. Dependendo das peças que serão levadas, você pode optar por fazer rolinhos ou pela dobra tradicional. Mas uma boa dica é fazer rolinho com camisetas e regatas e colocá-las nos cantinhos da mala.

Para deixar tudo mais organizado e o mais separado possível, os organizadores de mala são uma ótima escolha. Eles têm tamanhos diferentes e você pode separar as peças por setores, só lingeries, só biquinis e por aí vai. Se quiser saber um pouco mais sobre outros acessórios para viagem, temos um post no blog sobre o assunto.

Os sapatos, como ocupam mais espaço, devem ser colocados por último. Coloque cada par em um saquinho de TNT para que a sola não entre em contato direto com as roupas e não suje. Se quiser, também pode colocar as solas dos sapatos dentro daquelas toucas plásticas de cabelo.

Montar uma mala prática e organizada não tem muito mistério. Com um pouco de planejamento, essa missão ficará muito mais fácil na sua próxima viagem!

Gostou das dicas? Aproveite também para ler o nosso conteúdo com dicas de como organizar agenda.