fbpx
Post

Como montar uma mesa de jantar perfeita: 5 dicas fáceis

aprenda como montar uma mesa de jantar perfeita

Uma ocasião especial pede uma celebração à altura, por isso, saber como montar uma mesa de jantar é essencial para quem gosta de receber amigos e familiares. Com a decoração certa, toda ocasião pode se tornar um momento único e memorável.

Mas não se engane: decorar a mesa de forma adequada, com elegância e sofisticação nos momentos certos, e casualidade quando necessário, não é uma tarefa fácil. É preciso ter olhos atentos aos detalhes e saber o que é necessário para cada tipo de evento.

De qualquer forma, caprichar na decoração para o jantar mostra carinho e dedicação do anfitrião com as pessoas que está recebendo. Além disso, demonstra todo o cuidado e a importância daquele momento especial.

Quer aprender a montar a mesa de jantar perfeita, de forma simples e sofisticada na medida certa? Então, continue lendo e confira as 5 dicas que a Carioca De Cor preparou para você!

1. Sobre a mesa: escolha os panos certos

A primeira coisa que você deve pensar na hora de montar uma mesa de jantar é nos tecidos que irão sobre a mesa. Toalhas extensas ou jogos americanos, qual é a melhor pedida? A dúvida é bem comum, mas a escolha pode fazer toda a diferença na sua composição.

As toalhas são mais tradicionais e ficam perfeitas em decorações grandiosas, com bastante louças e itens decorativos. Os jogos americanos são mais usados em montagens individuais, bem populares em decorações modernas ou casuais.

Mas não se engane, dependendo do material, corte, cor e estampa, uma toalha pode ficar com um ar mais informal, enquanto o jogo americano rendado ganha elegância e seriedade. Para escolher a melhor opção, pense em que tipo de estilo você quer para o jantar e foque nos tecidos e texturas.

2. Jogo de prato: modernidade, estilo e elegância

louças brancas bastion collections

Depois de cobrir a mesa, o centro das atenções entra em cena: o aparelho de jantar! É importante escolher as peças que mais tenham a ver com o evento que acontecerá naquele dia, afinal, cada mesa posta exige um jogo de prato perfeito, que harmonize cores, formas e desenhos.

Mas, como sabemos, esses itens não são os mais acessíveis na loja de departamento, então, vale a pena investir em uma combinação que possa ser usada em vários jantares: louças brancas!

O tom neutro é elegante e fica bem com várias combinações. O que vai determinar se o jantar é mais formal ou menos, nesse caso, é o restante da composição – formas, texturas e cores da decoração.

3. Disposição das louças: do formal ao casual

mesa posta greengate louça azul

Sabe aquela cena clássica de filme em um restaurante, em que há três garfos e três facas ao lado do prato e a personagem não sabe o que fazer com eles?! Isso é o que a disposição da mesa é capaz de fazer!

Aquele monte de talher é bem característico de eventos mais formais, com diversas receitas, aperitivos, prato de entrada, prato principal, sobremesa e tudo o mais. Há sempre um talher para cada refeição e uma taça ou copo para cada bebida – nada deve estar ali por acaso.

Em situações mais casuais, você não precisa encher a mesa com pratos e talheres, muitas vezes, o menos é mais! Apenas certifique-se de que todos os convidados contam com os utensílios necessários! Você não quer que ninguém fique sem comer no meio do jantar, não é?!

4. Hora de embelezar: capriche nos acessórios!

tábua de acessório de mesa

Há quem diga que os acessórios são itens dispensáveis, que estão além do que é necessário. Mas, no caso da montagem de mesa de jantar, eles tornam-se itens essenciais! Desde os mais simples aos mais elaborados, são esses objetos que, muitas vezes, vão ditar o “ritmo da música”.

Se você quer um visual mais clean e delicado, criando um estilo mais sofisticado, aposte em peças metalizadas, com dourado ou prata. Uma ótima ideia é acrescentar marcadores de lugar à mesa, com caligrafias rústicas feitas à mão – lembre-se de dispor os convidados perto de quem eles têm mais afinidade!

Se o clima do evento é descontraído, apenas um encontro casual com os amigos, você pode apostar em guardanapos com cores mais fortes, peças decorativas personalizadas e que tal um jantar temático? É super divertido e abusa da criatividade!

5. Flores e mais flores: a primavera cabe à mesa!

Talvez uma das coisas mais marcantes nas mesas postas sejam os arranjos florais! Afinal, seja em um casamento ou em um jantar em família, as plantas são super bem-vindas e dão um ar de leveza e serenidade ao ambiente.

Há diversas espécies de flores, com tamanhos, cores e formas variadas. Escolha as que mais combinem com a sua decoração, mas tome cuidado para não exagerar. Por mais lindo que seja o arranjo, as pessoas precisam conseguir se ver e conversar entre si.

Ah, não se esqueça que as plantas naturais contam com um “prazo de validade” depois de colhidas. Cuidado na escolha, pois elas podem exalar perfumes não tão agradáveis ou estarem murchas ao final da noite.

Dica bônus para um jantar inesquecível!

Que o seu jantar vai ficar na memória dos convidados se você seguir essas dicas, isso já é certo! Com um cardápio delicioso, preparado com carinho e dedicação na sua cozinha, vai ser difícil esquecer esse momento especial.

Mas que tal deixar essa lembrança ainda mais gostosa?! Ao final da noite, dê um mimo para cada convidado, como forma de agradecer a presença de cada um ali! Um chocolate, um tempero que ganhou destaque no jantar ou outras coisas pequenas, mas cheias de significado – com certeza será um dia inesquecível!

Então, gostou do conteúdo de hoje? Agora, você já sabe como montar uma mesa de jantar perfeita! É hora de colocar a criatividade em jogo e as mãos à obra e preparar um evento lindo, elegante ou casual, como nunca antes!

Se quiser mais dicas sobre presentes e decoração, fique de olho aqui no nosso blog e acompanhe a Carioca De Cor nas redes sociais, com muitas dicas e amor, da gente para você! Até o próximo post!