fbpx
Decoração Dicas de organização

Cama Posta: conheça a tendência e como fazer

Nada mais lindo e aconchegante do que quartos com a cama posta, não é? O ambiente passa a contar com muito mais organização e a decoração fica renovada. Por esse motivo, muitas pessoas têm buscado meios de deixar a cama toda arrumada e organizada com peças que compõem o estilo do ambiente.

São muitos os estilos de decoração e em todos eles você pode encontrar uma variedade de estampas e cores. O acabamento fica lindo e aconchegante e a cama fica sempre com uma aparência convidativa. Realizar isso em casa, é ideal tanto para deixar o quarto do casal mais charmoso quanto para receber visitas demonstrando carinho e atenção.

Se a ideia de ter uma cama posta te atrai, continue a leitura e confira todas as nossas dicas para compor um quarto decorado perfeito e aconchegante exatamente do jeito que você procura.

Cama posta: por onde começar?

Além de deixar o ambiente confortável a cama posta também faz com que o ambiente fique com um aspecto sofisticado. No entanto, para colocar em prática essa arrumação, não é necessário gastar muito, apenas uma pitada de carinho e os acessórios certos já é o suficiente.

A beleza da cama posta está mais na organização e harmonia que ela promove ao ambiente do que no valor financeiro. Por isso, você pode fazer a sua cama posta com aproveitando as peças que já tem.

Se quiser dar uma incrementada, aposte em peças e adornos decorativos que possuem a mesma sintonia e decoração do restante dos móveis do quarto.

Para deixar mais fácil, separamos abaixo os componentes mais usados em uma cama posta, veja só:

Quais os componentes de uma cama posta?

Esses são os itens para quem deseja criar uma cama posta bem elaborada. No entanto, você pode começar com alguns dos itens somente e aos poucos incrementar o visual.

1. Cobertura principal

É importante que você pense em todos os itens que compõem a cobertura principal da cama, isso porque essa será a camada que irá ocupar todo o espaço da cama, aposte em itens atrativos e confortáveis.

Se a sua casa adora um estilo minimalista, aposte em colchas claras, em tons neutros ou pastel. Mas se você segue a linha mais moderna, as colchas e edredons coloridos também fazem parte da tendência e ainda deixam o quarto mais vivo e alegre.

Além da colcha ou do edredom, você pode acrescentar lençóis na mesma tonalidade, ou seguindo uma linha monocromática. Assim, você não precisa investir em um jogo novo, apenas encontrar jogos que se assemelham na tonalidade.

2. Superfície Interna

Mesmo que não seja exposta, é essencial pensar na parte interna da composição de uma cama posta. Afinal, para ter uma boa noite de sono, o aconchego e harmonia é fundamental. Ao retirar a primeira cama de cobertores para se deitar, ver o lençol principal ornando com toda a decoração é reconfortante e acolhedor.

A nossa dica de ouro é: aposte em uma base branca, preta, ou em alguma outra tonalidade neutra. Elas são fáceis de encontrar e ainda combinam com tudo, tanto com uma cobertura colorida e estampada, quanto na tendência neutra e clássica.

3. Travesseiros e almofadas

Além de oferecer muito conforto na hora de dormir, os travesseiros e almofadas são ótimas opções para que você consiga deixar a cama visualmente mais bonita – é como se as almofadas trouxessem vida à cama, deixando-a completamente diferente.

A quantidade de travesseiros e almofadas para a cama é muito variável. A média é 2 travesseiros por pessoa, assim, são dois travesseiros para cama de solteiro e 4 travesseiros para cama de casal. Você pode utilizar os 4 travesseiros e mesclar nas tonalidades, escolhendo pares para a mesma cor.

Quanto às almofadas, a quantidade a ser usada depende muito do tamanho e do modelo de cada uma delas, aposte em almofadas coloridas ou estampadas, elas é que vão trazer uma pitada extra de cor e alegria para o ambiente.

As almofadas decorativas de plumas e pelinhos são a tendência do momento, e passam o ar de um ambiente feminino, aconchegante e glamouroso!

4. Peseira

A peseira é uma peça que faz toda a diferença na montagem de sua cama. Trata-se de uma faixa de tecido posicionada próximo às laterais da cama.

Existem peseiras em diferentes tecidos e materiais. As peseiras de pelo e de crochê são ideais para quem mora em regiões de temperaturas mais baixas. Já as peseiras de tricô são mais irreverentes e próprias para quem ama um estilo único, uma vez que elas passam um ar artesanal e repleto de personalidade.

Se você ama o estilo requintado e repleto de sofisticação, aposte nas peseiras cashmere. E se o seu estilo é o clássico e elegante, e o seu maior desejo é passar um astral leve para toda a casa, as peseiras em linho são as ideais!

Tanto os modelos mais finos de peseira, quanto os mais grossos em várias camadas, irão proporcionar um visual mais elaborado ao ambiente. Opte por colocá-las mais ao pé da cama, como o modo tradicional, ou mais centralizadas.

Preze por qualidade em todas as suas peças

Como mencionamos mais acima, você não precisa adquirir os modelos mais caros de peças para compor a sua roupa de cama, no entanto, é importante que você sempre preze por qualidade.

Com essas dicas, você vai conseguir montar uma linda cama posta e ainda irá deixar sua casa com um visual muito mais agradável e atraente – você sentirá aquele toque de ambiente organizado e decorado que sempre quis.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, conte-nos como você preparou a sua cama! Aproveite para conferir nosso post sobre decoração vintage e aprenda a como fazê-la em sua casa.

Até o próximo post recheado de dicas com afeto para o seu lar! <3