fbpx
Post

Cantinho de estudo: monte o seu em casa e aprenda como decorá-lo!

canto de estudos

Quando falamos em um momento para aprendizado, o que imediatamente pode vir à cabeça são as coisas necessárias para isso. Ter um cantinho de estudo é essencial, principalmente em casas onde há crianças, adolescentes e jovens ainda no processo de aprendizagem escolar.

Para fazer esse espaço, algumas coisas são essenciais para garantir concentração e silêncio, além do conforto, necessário para que você consiga ficar sentado por muitas horas aprendendo.

Se você deseja montar um ambiente assim para si ou para sua família, a Carioca de Cor vai dar dicas incríveis, por isso não deixe de acompanhar essa leitura. Está preparada? Então, vamos!

Passo a passo para criar um canto para estudo perfeito

Para montar um cantinho de estudar, é primordial escolher onde colocá-lo. Salas e quartos são os ambientes mais comuns, a não ser que haja um cômodo próprio para isso no seu lar, como um escritório. Geralmente, nem todas as casas têm esses espaços extras, portanto, pensar em fazer essa área no quarto é o modo mais fácil.

Depois, definir a temática. Será um lugar para aprender, é claro, mas precisa combinar com os gostos da pessoa que o usará para que ela tenha o bem-estar de se sentir confortável em um lugar feito especialmente para ela. Isso é muito incentivador!

O local terá mais livros? Será minimalista? Cores claras? Qual é o tipo de espaço: infantil, juvenil ou para adultos? Tudo isso deve ser planejado para que o ambiente fique o mais natural possível, encaixando-se perfeitamente com a personalidade de quem vai estudar ali.

Feito isso, pode-se começar a pensar nos outros itens que devem constar nesse local. Como já dito, a preferência da grande maioria é pelo quarto, por isso vamos dar dicas extremamente relevantes para esse cômodo em específico, mas é possível adaptá-las para o espacinho que você tem por aí.

CANTO DE ESTUDO INFANTIL

Montando um cantinho de estudo no quarto: o que é essencial?

De forma geral, o cômodo da residência mais comum de se preparar um espaço para o aprendizado é o quarto, visto que ele oferece maior privacidade e silêncio, ainda mais se a porta estiver fechada.

Para isso, alguns móveis e itens de decoração se fazem necessários, afinal o mobiliário é essencial para realizar a tarefa e as peças decorativas ajudam a criar um ar mais leve e focado, auxiliando e aumentando a motivação para aprender.

Confira tudo o que você precisa para ter o espaço perfeito para estudar aí no seu quarto:

Móveis funcionais

Sem escrivaninha e sem cadeira não dá para estudar, não é mesmo? Por isso, uma que tenha um design funcional e acoplado com gavetas é o ideal. Dê preferência para modelos que são abertos inferiormente, para melhor acomodação das pernas e do assento. A cadeira também deve ser confortável, fornecendo apoio para os braços e reclinação para melhor acomodação do corpo – o ideal são os modelos ergonômicos.

escrivaninha de estudos

Uma estante também pode ser considerada essencial, para guardar os livros, cadernos e outros itens, como sua papelaria particular. É interessante deixá-la próxima à mesa, seja fixada na parede ou como um móvel solo, para que seja mais prático pegar o material de estudo quando precisar.

Existem muitos modelos, das maiores e mais altas, às pequenas com poucas divisórias. É interessante medir todo o espaço que vocês tem para saber onde vai ser colocado cada móvel, assim não há risco de escolher errado.

estante

Prateleiras e nichos também são muito úteis se não há espaço para colocar uma estante. Podem ser feitas de diferentes comprimentos e largura, ideais para serem posicionadas acima da escrivaninha. Além de livros, deixá-las com enfeites é uma ótima maneira de deixar o ambiente menos comum!

nichos

Iluminação concentradora

Além de optar por uma extremidade do quarto que seja bem iluminada pela luz natural, é preciso escolher as lâmpadas certas para esse ambiente. Primeiro de tudo, a iluminação central precisa ser clara e forte para proporcionar boa visibilidade. Uma luz amarela e esmaecida fará com que a pessoa force a visão, causando desconforto a longo prazo, assim, as luzes brancas são as melhores opções.

Ademais, uma luminária de mesa ajudará muito quando começar a anoitecer, assim como fornecerá uma iluminação mais forte para a leitura e para a escrita, por exemplo. Existem tantos modelos que a escolha de um que combine perfeitamente com o estilo do ambiente é totalmente possível.

iluminação

Organização estratégica

Pensar na organização do espaço para sua otimização também deve estar entre as prioridades, afinal, não adianta separar um espaço para concentração se ele está repleto de bagunça, poluindo a visão, não é?

Para isso, existem diversos objetos que podem ajudar a manter tudo arrumado e no seu devido lugar.

Uma caixa organizadora, por exemplo, ajudará muito na hora de guardar itens essenciais, mas não tão utilizados, como colas, grampeador, clips de papel, entre outras coisas. Existem opções de caixas super charmosas que vão dar um toque único ao espaço, use-as criatividade!

Na hora de organizar aqueles arquivos e documentos importantes, uma pasta também é bem útil. Sabe aquele trabalho de escolha ou aquele artigo que não pode amassar? Elas são ideais para impedir isso!

E quer maneira mais perfeita de deixar tudo bem otimizado e guardadinho em seu canto do que os objetos para organizar a mesa? Na hora de organizar seus lápis e outros materiais de escrita, um cachepot ou um porta-lápis cumprem muito bem a função!

Post-its, pranchetas e outros itens deixarão tudo em seu devido lugar e te lembrarão das tarefas que devem ser feitas. Por isso, investir nesses itens é uma boa maneira de auxiliar na ordem do cômodo.

Decoração personalizada

Por último, mas não menos importante: os enfeites. É muito simples fazer um cantinho de estudo básico, mas que tenha sofisticação e elegância. Para trazer esses aspectos, a decoração é essencial, é ela que dará aquele up no local, deixando-o charmoso e cheio de personalidade.

Os itens mais comuns para enfeitar, de maneira simples e prática, são as decorações de parede, placas decorativas e os quadros, por exemplo. Há opções com frases motivadoras, bichinhos, paisagens e muito mais. O importante é escolher algo que você goste!

Se você tem curiosidade em aprender mais dicas sobre decoração de paredes, não deixe de conferir nosso conteúdo exclusivo sobre o assunto!

Os vasos de flores também são ótimos para passar um visual mais vívido e alegre, mesmo que sejam vasinhos de tamanhos pequenos. Experimente colocá-los em um cantinho da mesa ou em uma prateleira.

planta em canto de estudo

Entre organização e decoração, um mural de estudos é uma opção incrível para se ter no cantinho de estudar, principalmente porque muitas coisas podem ser coladas ou penduradas nele, como lembretes, resumos, fotos e muito mais.

É muito fácil arrumar esse espaço de acordo com o resto do quarto, basta usar um pouco de criatividade e colocar tudo em seu lugar certo para que não fique amontoado. E se você quer saber mais sobre ambientes, como organizá-los e decorá-los, não deixe de acompanhar o blog da Carioca de Cor! Até mais!