fbpx
Decoração

Casa Vintage — Aprenda a Criar uma Decoração Inspiradora!

Decoração vintage: aprenda o que é e monte uma a sua cara!

Uma casa vintage é um lar todo decorado com elementos antigos, aqueles lá da época dos seus avós! São objetos de fato antigos, que você consegue encontrar em lojas de brechó e antiquárias. Não são adaptados ou alterados para parecerem mais modernos, são aqueles móveis antigos feitos na madeira, cristaleiras, espelhos com metais trabalhados, entre outros. Geralmente possuem uma cor mais escura, isso se deve ao fato de terem sido confeccionados com elementos como madeira e metal.

Para quem ama um estilo romântico essa decoração é ideal, ela deixará o seu lar com aquele toque delicado, meigo e elegante ao mesmo tempo. Ao longo deste post, mostraremos como montar uma decoração vintage para que a sua casa esbanje estilo e charme.

Como montar uma casa vintage

Uma decoração vintage se baseia em itens que podem ser encontrados em brechós, antiquários e loja de móveis que vendem peças antigas. Porém, também é possível recriar muitos cenários com aqueles objetos que passam de geração em geração.

Os itens vintage são compostos, na verdade, por coisas que já temos no nosso dia a dia, como o telefone, máquina fotográfica e espelhos. Entretanto, o charminho que eles emitem por serem antigos e com um design diferente é o que dá todo esse diferencial. Vamos listar a seguir, 4 objetos para você poder se inspirar!

1. Máquina de escrever

Se você ama a literatura e a escrita e tem uma estante de livros que possui os nichos quadrados e espaçosos, porque não colocar no meio dos livros uma máquina de escrever? Há umas que são bem pequenas e compactas, facilmente encontradas em antiquarias e lojas de segunda mão.

Existem umas máquinas que possuem um toque mais moderno, mas vale ressaltar que elas não entram no elemento vintage e sim no estilo retrô. Falaremos mais sobre esse conceito ao decorrer do post.

2. Placas decorativas vintage

Uma das melhores soluções para deixar o ambiente total vintage são as placas decorativas. Elas podem ser encontradas em antiquários, lojas de móveis antigos e outras lojas de decoração. Com o uso dessas placas é possível tornar um determinado ambiente, como a cozinha, a área gourmet ou a sala de estar, totalmente vintage. Se o vintage for definitivamente o seu estilo, você pode investir em papéis de parede de tijolinho, ou que remetem a porcelana e arrematar com uma boa iluminação, que remeta a conforto e aconchego.

3. Câmera instantânea Polaroid

Tanto a máquina, quanto as fotos que saem dela, são consideradas vintage. Você pode colocar a Polaroid em diversos lugares da casa, já que ela casa com a maioria das decorações e cômodos. Junto a máquina de escrever na estante, por exemplo, ela ficaria linda e agregaria ainda mais valor ao lugar.

Coloque as fotos tiradas com a Polaroid penduradas em cordões ou monte um mural com elas. Ficarão super lindas e contribuirão para esse ar mais romântico do vintage.

4. Vitrola

Para as amantes de música, aposte em uma vitrolinha! Há vários modelos de segunda mão, as mais antigas que tem o cone dourado junto a vitrola e as que são uma maletinha. Ambos os modelos ficam incríveis na decoração em estantes (em conjunto com a máquina de escrever, por exemplo), prateleiras e no centro da mesa da sala, por que não?

Estilo vintage x estilo retrô: entenda a diferença

Como vimos, o estilo vintage se compõe por objetos realmente antigos, com anos de fabricação. Já o estilo retrô, eles continuam sendo itens antigos, entretanto passam por uma reforma no visual, deixando-os ainda mais modernos. Essa pegada mais contemporânea é o que facilita a mistura desses objetos com decorações modernas e atuais.

Um exemplo mais claro seria as máquinas de escrever. As vintage são, em sua maioria, pretas ou brancas. O estilo retrô irá pegar essa peça e reformá-la para ficar moderna –pintando-a com cores em alta como verde menta e rosa bebê. Diminui o seu tamanho, deixando-as mais compactas para a decoração e às vezes pode ocorrer de mudarem as teclas também, utilizando um formato mais arredondado e delicado.

Ambos os estilos podem e devem andar juntos na hora de decorar sua casa ou um dos cômodos. Veja a seguir inspirações de como isso pode acontecer.

Papel de parede decorado

Bolinhas e arabescos em tons pastéis e frios são perfeitos para montar um cômodo vintage. Como eles são considerados neutros, combinam com vários elementos antigos como, vitrolas e espelhos com as bordas de metal. Coloque um papel de parede que tenha pequenas bolinhas formando vários losangos pretos com um fundo branco na cozinha, por exemplo, e invista em equipamentos culinários vintage ou retrô.

Uma ideia que daria todo um charme a mais dentro de um quarto, escritório ou sala, é montar uma parede de colagens com várias fotos antigas. Sabe aqueles desenhos dos anos 50/60 de mulheres pin up? Aposte em uma parede toda decorada com essas ilustrações!

Leia mais sobre os tipos de papel de parede na decoração e fique ainda mais por dentro desse tópico!

Móveis da época

Para amarrar bem toda essa decoração da casa vintage, você pode optar por comprar em lojas que vendem móveis antigos como os sofás, as cadeiras e as cômodas. Esses itens eram fabricados com materiais de extrema resistência, logo você consegue achar bastante opções que são usáveis. Ou, se quiser dar um toque mais moderno ao item, você pode reformá-lo pintando-o!

Use a abuse da criatividade na hora de decorá-los! Invista naquelas almofadas coloridas com uma essência dos anos 60, elas deixam o ambiente ainda mais aconchegante e vintage.

Gostou das dicas? O nosso blog está recheado de inspirações para as pessoas que amam decoração e organização, assim como nós da Carioca De Cor! Inspire-se e venha ler as melhores ideias de decoração para a sala com papel parede. Até o próximo post!