fbpx
Datas especiais Decoração Dicas de organização

Chá da tarde — como organizar, decorar e o que servir

Uma tradição inglesa que se tornou apreciada pelo globo, o chá da tarde é um evento social que reúne mulheres e amigas num ambiente bem decorado para que elas possam conversar, comer mini aperitivos e, claro, tomar chás em xícaras finas! A popularidade dessa tradição está crescendo muito aqui no Brasil, por isso, o blog Carioca De Cor preparou um guia com tudo sobre o famoso afternoon tea!

Preferencialmente, o evento deve acontecer entre às 15:30h e às 17h, de forma que os últimos momentos do sol sejam aproveitados sem que a refeição atrapalhe a janta. Se você, como nós, é apaixonada pelas cenas lindas e sofisticadas de chá da tarde dos filmes britânicos, continue a leitura deste post e aprenda um pouco sobre a sua história e como recriar o evento em casa!

O que é chá da tarde?

Antes de começar a planejar o evento, o que acha de conhecer um pouquinho sobre o nascimento e a evolução dessa prática? O chá da tarde é um ritual que foi idealizado por damas britânicas no início de 1840, com o objetivo de aliviar a fome e a antecipação que apareciam antes dos jantares.

Na época, apenas duas refeições eram feitas ao dia: uma pela manhã e outra às 20h, o que nos permite entender melhor a motivação das mulheres em criar o evento.

Como o chá sempre foi comercializado e apreciado em abundância no Reino Unido, a prática se desenvolveu ao redor da bebida. Mas não demorou para que sanduíches delicados, bolos e doces servidos em bowls e louças finas entrassem para a mesa, tornando a simples ideia num evento elaborado que reunia amigas em torno de jardins e salões sofisticados.

Hoje, o chá da tarde evoluiu mais ainda e pode ser realizado num contexto casual, apenas para matar a fome, ou até em ocasiões importantes como aniversários e comemorações – o que importa é se divertir com as suas companhias preferidas em um ambiente bem decorado e repleto de comidinhas deliciosas!

Sem mais delongas, vem descobrir como organizar, decorar e o que servir no evento!

Como organizar o chá da tarde?

Para começar, você precisa decidir quantos serão os convidados e a paleta de cores da ocasião. Como o chá da tarde envolve o uso de muitas louças e aperitivos preparados individualmente, nada pode faltar, e a escolha prévia das cores é importante para que você faça as compras da louça e da decoração de forma precisa e coesa.

Depois disso, anote uma lista com todos os essenciais para uma refeição sofisticada: acessórios para café e chá devem ser a prioridade, pois não seria um verdadeiro chá da tarde sem as clássicas xícaras, pires e bules bem decorados! Ah, e os talheres e pratos para sobremesa e salgado também devem estar no topo da lista organizacional – conheça os diferentes tipos de prato no nosso post para saber quais escolher!

Os chás da tarde tradicionais usam as louças de cerâmica ou porcelana – se você quiser investir no aspecto verossímil e altamente sofisticado do evento, visite o site da Carioca De Cor para conhecer louças românticas e delicadas nesses materiais! A organização da mesa também depende de açucareiros, manteigueiras, queijeiras e outros itens que eliminam as embalagens originais desses alimentos e deixam a apresentação da mesa impecável!

Dica da Carioca De Cor: Imprima os nomes de cada convidada e etiquetas e posicione-as em lugares reservados! Isso resulta num tom de exclusividade e faz com que as pessoas se sintam ainda mais especiais.

Como decorar o chá da tarde?

A temática e decoração são as partes mais divertidas de escolher! Você pode optar por um tom mais vintage, um super romântico ou outro bem moderno, com louças escuras e copos de cristais. Seja qual for a sua preferência, planeje um moodboard com as principais inspirações do estilo para te ajudar a montar um ambiente dignos da própria realeza britânica!

As toalhas de mesa e os jogos americanos não podem faltar, pois carregam a essência do estilo que você escolheu, decoram e organizam a mesa e ainda facilitam a limpeza. Fora isso, deixe a sua criatividade rolar solta para decidir o restante da decoração: você pode inserir luzinhas de LED, arranjos de flores, ramos, caixas organizacionais, livros, espelhos e o que mais quiser!

Sabia que existem até mesmo plantas que atraem energia positiva? As opções de enfeites para montar o chá da tarde mais bem decorado de todos são infinitas!

O que servir para o chá da tarde?

O que acha de receber algumas dicas de receitas deliciosas para montar o seu chá da tarde? Começando com os clássicos britânicos, você pode montar sanduíches delicados com o recheio refrescante de pepino ou o tradicional com ovos mexidos e maionese que são bem fáceis de fazer, assim como os bolos e biscoitos – sempre servidos em pratinhos decorados!

Para a estrela da noite, recomendamos montar um cardápio de chás, assim, você permite que cada convidado escolha o seu. Inclua opções seguras como camomila e chá gelado e outras mais aventureiras, como o histórico chá inglês de viscosidade e força leve.

Separar essa estação para que as pessoas possam servir o seu chá direto do bule fará com que o evento seja uma experiência completa!

Mas não podemos deixar de lado ideias que acabam por abrasileirar o chá da tarde do jeito que amamos! Fique à vontade para incluir pães de queijo, café, suco de laranja, bolos de milho, fubá e quaisquer outras comidas típicas você possa preferir – a integração de culturas é uma das partes mais incríveis desses eventos sociais!

Prontinho! Agora você está mais que preparada para ser a anfitriã de um chá da tarde inesquecível. Continue descobrindo formas únicas de comemorar datas especiais nesta categoria do blog!