fbpx
Post

Dicas de como decorar um quarto: 5 ideias e inspirações!

decorar quarto

Você quer saber como decorar um quarto e deixá-lo aconchegante e com a sua cara? Então, está no lugar certo! Se tem uma coisa que a Carioca De Cor entende é decoração, por isso, esse assunto é com a gente.

Para te ajudar, preparamos as 5 melhores dicas de decoração de quarto, para você se inspirar com ideias práticas, fáceis e lindas, sem gastar muito tempo! Preparada para deixar a imaginação fluir? Então, sem mais delongas, vamos lá!

1. Escolha uma paleta de cores

paleta de cores para quartos

A primeira coisa para começar a pensar em como decorar o quarto é escolhendo as cores – e isso serve para todo e qualquer ambiente. Para isso, existem as paletas de cores, que nada mais são do que conjuntos de cores pré-definidas que são harmônicas e, juntas, criam um mood específico para o ambiente.

Assim, para montar sua paleta, decida qual é o clima que você quer para aquele ambiente (provavelmente será aconchegante e mais intimista). As cores são capazes de promover sensações e emoções na gente, por isso esse é um passo muito importante.

Depois de escolher o mood perfeito, pense em tonalidades que combinem com a cor do piso, principalmente, e do teto. Essas são duas partes mais difíceis de mudar, por isso é interessante usá-las como base.

Então, é hora de seguir o coração e entender as tonalidades que você mais gosta e como elas se compõem. Vale a pena dar uma olhadinha nos círculos cromáticos para garantir a combinação perfeita. O segredo é manter a paleta no restante da decoração, viu?!

2. Defina um estilo – saiba quem você é

Quando o assunto é decoração, sabemos que existem diversos estilos com características próprias e marcantes. Clássico, retrô, minimalista, industrial, boho… Dá para escrever um livro inteiro sobre isso.

Entre tantas opções, é importante você ter em mente, de forma bem clara, qual é o estilo do quarto que você busca. Isso vai ter muito a ver com o seu próprio estilo e seus gostos, afinal, o quarto é o ambiente mais íntimo da casa, assim, é o que mais transpõe a nossa personalidade.

Mesmo que você goste de vários estilos diferentes, escolha aquele que mais combine com a sua personalidade para decorar o quarto. Não precisa ficar presa a ele, dá para fazer leves misturas dentro no espaço, mas a ideia é manter uma decoração central.

Quando definir o seu estilo, vai ser mais fácil entender os tipos de forma, cores, móveis e objetos decorativos para garantir um visual perfeito!

3. Capriche na cama – o principal do quarto

roupa de cama e almofada de cama studio

A cama é, normalmente, o móvel principal do quarto. Ela ocupa bastante espaço, tanto físico quanto visual, e por isso merece atenção e pode ser uma peça-chave da sua decoração.

Não se preocupe, não precisa comprar aquela cama enorme e caríssima, a que você tem aí já serve. O segredo é dar atenção aos detalhes que, no dia a dia, acabam ficando de lado, mas que podem fazer toda a diferença.

Garanta sempre que ela esteja organizada, com o lençol esticadinho, o travesseiro e as almofadas no lugar, seguindo sempre a paleta de cor da decoração. Não adianta nada o quarto estar lindo e a cama com um estilo totalmente diferente.

A cabeceira é outra parte que dá um charme a mais ao ambiente e pode aparecer de diversas formas. Você pode optar pelas cabeceiras tradicionais das lojas, é possível fazer a sua com madeira e tecidos ou ainda dá para usar a parede para delimitar a cabeceira.

Um jeito fácil de fazer isso é pintando um recorte atrás de onde fica cama (no lugar em que seria a cabeceira) em um um tom que harmonize com a decoração. As pinturas de formas geométricas estão super em alta – que tal uma cabeceira em círculo? 

Outra opção é usar quadros e molduras para delimitar a cabeceira. Basta você posicioná-los sobre a cama, também no local da cabeceira, e criar esse formato. Essa é uma forma super fácil e simples que dá um toque de muita originalidade à decoração.

4. Use e abuse das paredes – o segredo da perfeição

porta retrato duplo geguton

É muito comum as pessoas esquecerem das paredes na hora de decorar o quarto. Pode parecer que não, mas investir um tempo para deixar esse espaço vertical com a sua cara vai deixar a decoração ainda mais bonita.

Escolha imagens e frases inspiradoras, que combinem com a decoração, e pendure em quadros e porta retratos. Outra opção é fixar prateleiras e usá-las para colocar itens decorativos e aquelas coisinhas que não têm um lugar próprio no quarto.

As paredes também podem ser um espaço para itens utilitários que ajudem na organização, como ganchos e painéis. Perto da porta, os ganchos podem servir para pendurar a mochila ou casacos e roupas.

5. Iluminação – aconchego e leveza

Nossa última dica, mas também super importante, é pensar na iluminação como parte da composição decorativa de um quarto. Afinal, o tipo de luz que você usa interfere no seu humor, no mood do ambiente (como já falamos antes) e no visual como um todo.

As luzes quentes são uma ótima pedida para deixar o espaço mais intimista e aconchegante, pois não cansam tanto a vista. Por outro lado, caso você precise estudar ou queria ler à noite no seu cantinho, é interessante apostar em uma luminária.

Esse item, além de ajudar no cuidado com a vista, podem ser encontrados com designs super despojados, fofos e alegres. Há desde os mais clássicos, com a lâmpada pendurada, a opções modernas com letreiros, minimalistas e etc.

Depois de todas essas dicas, é hora de exercitar a imaginação. Capriche nos detalhes e acabamentos, escolha fronhas e lençóis bonitos, porta-retratos legais, e deixe seu cantinho com a sua cara!

Gostou das nossas dicas? Então, agora que você já sabe como decorar um quarto, é hora de colocar as mãos à obra! Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, acompanhe a Carioca De Cor nas redes sociais. Até o próximo post!