fbpx
Post

Como organizar a cozinha? Aprenda definitivamente!

Como-organizar-a-cozinha

A cozinha é um dos ambientes mais difíceis de se manter organizado, afinal, todos os dias nós usamos os utensílios, acessórios e eletrodomésticos para preparar as refeições. Por isso nós, da Carioca de Cor, preparamos um post especial para te ensinar como organizar a cozinha de forma simples e deixar seu dia a dia mais tranquilo.

Independentemente do tamanho da sua cozinha, nossa dicas podem te ajudar! Tendo em vista que os exemplos que você verá a seguir ajudarão não somente quem tem muitos utensílios, como também a todos que desejam organizar os itens fundamentais na hora de preparar aquela refeição saborosa.

Agora, te convido a arregaçar as mangas e colocar em prática todos os nossos insights! Ter a cozinha organizada é possível, e você verá como é agradável passar seu tempo em um ambiente otimizado e bonito. Boa leitura!

Organizando os utensílios da cozinha

Vamos começar a organização com os utensílios da cozinha? Antes de mais nada, abra seu armário e separe todos os utensílios por função. Ou seja, separe os objetos que você mais usa daquelas que você usa com menos frequência.

Também é importante setorizar todos os seus itens, por exemplo, separe os copos das xícaras e dos pratos para ficar mais fácil de visualizar e pegar.

Uma dica que facilitará a organização dos seus utensílios se aplica à hora de comprá-los: não escolha os produtos somente pelo valor estético, mas que unam a beleza com a usabilidade. Hoje em dia existem itens que cumprem perfeitamente essa função, como os bowls, que são esteticamente atraentes e cumprem a função de utensílio doméstico.

Outra estratégia muito interessante na hora de comprar seus itens é optar por kits de utensílios de cozinha. Pois, dessa forma, ao invés de ter na sua cozinha um item diferente do outro, com o kit você adquire vários produtos com o mesmo visual por um preço muito melhor, garantindo uma cozinha mais harmônica.

Agora que você aprendeu a organizar seus utensílios de cozinha por usabilidade e setor, saiba quais são os utensílios de cozinha que não podem faltar na sua casa.

kit de louças

Toda panela tem sua tampa: como organizar o armário da pia

Você já ouviu o ditado que toda panela tem sua tampa? Pois é, isso é mais do que verdade quando se trata da organização da cozinha. Afinal, nada pior do que preparar uma refeição e não encontrar a tampa da panela.

Saber como organizar a pia da cozinha e o armário das panelas e tampas é fundamental para que seu momento dentro desse espaço seja mais otimizado. Por isso, continue nos acompanhando:

Primeiro, retire todas as suas panelas e tampas do armário e combine os pares. É importante certificar-se de que todas tenham seu par. Em seguida, limpe o armário e a pia com um pano úmido ou com o produto de limpeza de sua preferência. Passe um pano seco para tirar a umidade e, por fim use uma toalha de tecido ou plástico para evitar que esses itens risquem seus móveis.

Agora que você já combinou as panelas com as tampas e está com o armário e a pia limpos, coloque-os todos de volta. Se você prefere deixar as tampas separadas das panelas, utilize um escorredor de louça caso você tenha espaço na pia. Você também pode optar por colocar um suporte de alumínio no armário para guardá-las.

Dica extra: evite colocar vários itens na pia. Por ser um local muito usado na hora do preparo da refeição, pode ficar sobrecarregado e atrapalhar o serviço. Por isso, opte pelos objetos que você usa com mais frequência, como as tampas das panelas, e também por acessórios e coisas para cozinha que não só contribuem esteticamente, mas que também possam ser pendurados na parede da pia.

tampa da panela no escorredor de louça

Como organizar os itens das gavetas dos armários

As gavetas dos armários da cozinha são ótimas para guardar objetos menores, como talheres, espátulas e outros itens. No entanto, evite usar gavetas profundas para guardar os itens pequenos e também os mais pesados, como travessas e pratos.

Pois, caso você faça isso, terá uma gaveta acumulada e não conseguirá encontrar seus objetos na hora que precisa. A nossa dica é colocar os itens pequenos em gavetas rasas e com separação de setor – separe o garfo da faca, a colher do saca-rolhas e assim por diante.

Além disso, é válido deixar os garfos, facas e colheres maiores em gavetas diferentes daquela que você guarda as menores, pois será muito mais prático na hora de procurá-los.

gaveta de talheres

Último passo: saiba como limpar a geladeira

Não adianta ter os armários, gavetas e a pia organizados se a geladeira está uma verdadeira bagunça, não é mesmo? Isso porque é na geladeira onde guardamos todos os alimentos refrigerados e seus recipientes, como manteigueiras, garrafas e marmitas.

Então, tire todos os itens da geladeira e analise quais deles você usa com mais frequência e os que você usa menos vezes, em seguida, separe-os por setor: deixe os legumes e verduras separados dos laticínios, e assim por diante.

Logo após, use um pano úmido para retirar toda a sujeira – opte por um produto de limpeza específico para te ajudar nesta função. Depois de passar o pano úmido e com o produto de limpeza, passe um pano seco para tirar toda a umidade.

Por fim, reposicione todos os alimentos e utensílios de volta separados por setor. Coloque os alimentos que você consome com mais frequência nas grades superiores e os que você usa com menos frequência nas grades inferiores.

Agora, sempre que você retirar um alimento para consumir, coloque-o de volta no mesmo lugar para ter uma geladeira organizada todos os dias.

geladeira organizada

Como manter a cozinha organizada todos os dias

Resumidamente, organizar a cozinha depende de 3 fatores: separar os itens pela frequência de uso, limpar e organizar. No entanto, depois que você organiza todo o ambiente, com a volta da rotina a desorganização pode voltar.

No entanto, se você mora com outras pessoas, vale a pena orientá-los a sempre deixar os utensílios no mesmo lugar para que fique mais fácil de todo mundo saber onde cada coisa da cozinha está.

Contudo, se você mora sozinho e quer saber como organizar uma cozinha pequena, use todas as dicas que demos neste post adaptando à sua maneira. O ideal é não ter mais itens do que você precisa. Mas, se você tem excesso de objetos, não precisa jogá-los fora, apenas guarde-os em um local separado para ter acesso somente nas ocasiões que precisar.

bule de cha com biscoito

Pronto! Agora que você aprendeu como organizar a cozinha, terá uma rotina muito mais otimizada e poderá cozinhar seus pratos favoritos com muito mais organização e tranquilidade.

Se você gostou deste post, com certeza vai adorar o conteúdo que preparamos sobre Decoração de Cozinha: 5 dicas práticas e baratas! Neste artigo, demos sugestões incríveis de como deixar seu cômodo ainda mais bonito e agradável.

Aproveite também para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas que, assim como você, querem ter uma cozinha mais organizada e gostosa. Até o próximo post!