fbpx
Dicas de organização

Como organizar o material escolar em casa e manter a ordem sempre

como organizar material escolar

Saber como organizar o material escolar dentro de casa é essencial para manter o ambiente sempre limpo, arrumado e pronto para os estudos. Assim, até o desempenho escolar pode melhorar, pois, com tudo organizado, sobra mais tempo para efetivamente estudar!

Só que com tantos papéis, cadernos, lápis, canetas, marcadores e outros materiais, parece ser impossível mantê-los organizados de uma forma bonita e harmoniosa, não é mesmo? Mas é possível sim!

Basta um pouco de disciplina e um sistema bem feito, que o sonho do material escolar bem arrumado se torna realidade! Veja nossas dicas:

5 dicas de como organizar o material escolar dentro de casa

O segredo da organização bem feita é dar atenção para os detalhes, criar hábitos pequenos que contribuam para sua manutenção diária e ter comprometimento para não deixá-la se perder com o tempo. Veja nossas 5 dicas abaixo e aprenda como organizar o material escolar de forma efetiva, que perdure:

1. Tenha uma pasta para guardar folhas soltas

No dia a dia da escola lidamos com inúmeras folhas soltas que normalmente são guardadas de qualquer jeito na mochila ou na escrivaninha do quarto: provas, listas de exercícios, textos de apoio, apostilas e afins. Se você costuma deixá-las soltas pela mochila ou pelo quarto, certamente se depara com essas folhas dobradas, amassadas, rasgadas e até mesmo sujas.

Negligenciar esses materiais é um erro bastante comum, que contribui para deixar o material escolar ainda mais bagunçado. Portanto, uma alternativa para mantê-las sempre em ordem é garantir uma pasta grande, com vários saquinhos plásticos.

Dentro dela, crie uma separação para cada disciplina e tenha-a sempre com você para armazenar essas folhas avulsas que recebe na escola.

Você pode, também, garantir uma pasta pequena para cada disciplina. As pastas em “L” são opções de custo baixo e que podem ser encontradas em diversas cores diferentes.

organizador de papéis

2. Garanta um estojo do tamanho ideal

Quem se pergunta como organizar o material escolar, muitas vezes, tem dúvidas relacionadas ao armazenamento dos instrumentos de escrita como os lápis, borrachas, apontadores, canetas, marcadores, corretivos, etc.

O local para guardá-los é, claro, o estojo. No entanto, a dica de ouro é garantir o estojo de tamanho adequado, que não falte e nem sobre muito espaço quando estiver cheio.

Se você é uma pessoa compacta, que não carrega tantos instrumentos assim, prefira os menores. Já as pessoas que carregam bastante canetas e marcadores, por exemplo, precisam de um armazenamento maior. Nesse caso, evite usar estojos que fiquem a ponto de explodir quando cheios, ok?

Uma dica também é separar o que você realmente precisa levar para as aulas e deixar esses itens no estojo, enquanto outros instrumentos que são usados apenas em casa ficam no seu cantinho de estudos. Ali, você pode organizá-los em um porta-canetas, um cestinho ou em uma caneca mesmo. O resultado é um charme e super prático!

estojo organizado

3. Tenha um espaço de estudos em casa

E concentre todo o seu material escolar nele! Assim, você tem um espaço específico para guardar todo o material escolar e não precisa deixá-lo espalhado pelo quarto.

Portanto, é importante garantir um cantinho de estudos com espaço o bastante para comportar tudo o que você precisa guardar. Se o espaço for pequeno, procure formas de otimizá-lo. Você pode usar gavetas, prateleiras, ganchos, caixas organizadoras, cestos e outros itens de organização.

Esse espaço vai servir como uma extensão da sala de aula dentro de casa, e você poderá usá-lo para fazer os deveres de casa, trabalhos escolares e estudar para provas.

Aqui no blog, já fizemos um post completinho que mostra dicas para montar e decorar seu cantinho de estudos dentro de casa. Acesse o conteúdo e aprenda por lá também!

espaço de estudos em casa

4. Organize cadernos, apostilas e livros em uma estante ou prateleiras

Outro ponto bem importante da organização do material escolar é ter um lugar ideal para guardar os cadernos, livros e apostilas. Esse lugar, normalmente, é uma estante, prateleira ou mesmo os nichos de parede. Independente de onde, é indispensável guardar estes materiais “em pé”, ao invés de empilhá-los.

Organizando dessa forma, você deixa todos os livros e cadernos sempre visíveis e ao alcance das mãos. Quando precisa de qualquer um deles, basta tirá-los da prateleira sem a necessidade de rearranjar os outros livros que estão por ali.

cadernos e livros organizados

5. Esvazie a mochila todos os dias

A mochila não deve ser usada, dentro de casa, como um espaço extra de armazenamento! Se fizer isso, você acabará acumulando muita bagunça dentro dela, o que dificulta ter um material escolar sempre organizado.

Por esse motivo, esvaziar a mochila todos os dias quando chegar em casa após a aula é um hábito que você pode construir para manter seu sistema de organização sempre funcionando. Todos os itens da mochila precisam ter um espaço certo no seu cantinho de estudo: livros e cadernos na prateleira, papéis soltos dentro da pasta, lápis e canetas no estojo e assim vai.

Sabemos também que muitas vezes a mochila serve como lixeira. Papéis de bala, chicletes esquecidos, canetas que não funcionam mais e diversos outros itens encontram morada ali dentro. Se esvaziá-la todos os dias, você poderá descartar tudo o que não precisa carregar e manter a mochila sempre limpa.

estudante com mochila

Organização é um estilo de vida!

Com essas dicas já dá para ter uma ideia de como organizar o material escolar hoje mesmo, não é mesmo? Entretanto, é sempre bom lembrar que a organização não é algo que fazemos apenas uma vez e depois nunca precisamos nos preocupar com ela. Não é bem assim!

Se quer ter seu espaço sempre organizado, é preciso se tornar uma pessoa organizada e manter hábitos de organização. Planejar seu dias, com objetivos claros, criando uma lista de tarefas e compromissos é uma forma efetiva de se manter organizado.

Por isso, muita gente está aderindo às agendas, planners e bullet journals para isso. Existem até mesmo alguns que são específicos para os estudantes! Leia nosso post sobre como organizar uma agenda de forma prática e descubra hábitos que podem te fazer uma pessoa mais produtiva!