fbpx
Dicas de organização

Como organizar uma agenda: dicas para uma vida mais produtiva

dicas para organizar agenda

Com a correria do trabalho e da rotina agitada lembrar das coisas que tem pra fazer pode ser uma tarefa difícil, principalmente quando não se tem o costume de anotar. Por isso, as agendas podem ser uma boa solução para não esquecer de uma reunião importante ou da próxima ida a uma consulta. Mas como organizar uma agenda de forma simples e prática?

É bem mais fácil do que parece! Ter uma agenda organizada pode influenciar diretamente na sua produtividade, tanto no trabalho, quanto na vida pessoal, já que você sempre saberá quais serão os seus próximos compromissos e quais os afazeres diários.

Planner, agenda ou bullet journal?

Atualmente as pessoas têm buscado cada vez mais meios e artifícios de conseguir uma vida mais organizada, o fez com que o mercado das papelarias tenha investido cada vez mais nesse nicho.

Se antes as opções de agendas eram poucas, agora além de variadas, também é possível encontrar planners e bullet journal. Mas se todos servem para se organizar, será que são a mesma coisa?

A resposta é não! Mesmo que a finalidade seja a mesma, cada um foi criado para atender um perfil e um tipo de necessidade diferente.

Planner

Podemos considerar o planner uma agenda 2.0, só que com muito mais possibilidades, talvez seja por isso que nos últimos anos ele se tornou muito procurado. Ele possibilita muito mais que apenas anotações.

Diferente das agendas, que são direcionadas para um ano específico, os planners são mais livres e não tem data. Os modelos mais completos contam com divisórias para dias, semanas e meses, para que o usuário tenha uma visão mais ampla e também a curto, médio e longo prazo.

Nos Planners também dá para fazer controle financeiro, lista de compras, check list dos compromissos e até acompanhar a sua rotina de exercícios e alimentação.

planner

Agenda

A agenda é uma espécie de calendário anual com folhas e pautas para anotações diárias. Ela é considerada a forma mais clássica de organização. A estrutura da agenda é ótima para marcar os compromissos de cada dia, não se perder e também fazer checklists.

Qualquer pessoa pode usar a agenda, mas ela é bastante indicada para pessoas que precisam administrar muitos compromissos como médicos, advogados e vendedores, que costumam atender muitos pacientes ou clientes.

agenda

Bullet Journal

O bullet journal não é exatamente uma ferramenta como a agenda, ele é um método de organização, que permite mais liberdade e criatividade. Qualquer caderno ou caderneta de anotação pode virar um bullet. O bullet pode ser organizado do jeito que você quiser, com as divisórias e marcações que mais atendam às suas necessidades.

Diferente da agenda e Planner, que já vem pronto, o bullet é feito por você, sem ter um modelo específico.

A escolha entre as três opções vai depender muito da sua necessidade e de como é o seu dia-a-dia. Mas não existe uma determinação específica, então você pode escolher o que julgue mais fácil para se adaptar.

bullet journal

Dicas para se organizar

Se você não tem o hábito de anotar seus compromissos e tarefas ou se até tem, mas continua perdido, preparamos alguns truques que podem te ajudar. Lembrando que as dicas podem ser aplicadas na agenda e também no planner ou bullet journal.

  1. Anote tudo

O melhor jeito de começar é anotar tudo para evitar que você esqueça. O “tudo” vale tanto para coisas mais simples e pessoais, quanto para tarefas mais complexas e profissionais. Para descomplicar, você pode começar com os compromissos mais urgentes e que demandam um tempo maior de realização.

Além de anotar, é super importante que a sua agenda te acompanhe sempre para não ter perigo de esquecer de nada e nem de ficar perdido.

  1. Tempo para se planejar

A organização necessita de um tempo, então é indicado que você comece o seu planejamento sempre com antecedência. Destinar pelo menos alguns minutos no dia anterior para anotar todas as tarefas do dia seguinte é um bom jeito de se agendar previamente. Com tudo planejado previamente fica muito mais fácil driblar as adversidades e compromissos que aparecem em cima da hora.

  1. Consulte a agenda mais de uma vez por dia

Tão importante quanto anotar e planejar, é consultar e conferir aquilo que será feito no dia.

Você deve consultar as suas anotações pelo menos na parte da manhã, antes de começar o expediente e no fim da tarde ou à noite. Assim, você consegue saber o que vai fazer e ainda se certifica que nada ficou pendente.

Mas você pode olhar a agenda quantas vezes quiser, só não deve esquecer.

  1. Planeje apenas o que pode cumprir

Melhor do que ter tudo programado é colocar um “check” no fim do dia indicando que a atividade ou compromisso foi concluída. Então, na hora de planejar as tarefas, proponha-se a fazer somente aquilo que consegue dar conta, afinal de contas é melhor fazer três tarefas bem feitas, do que fazer seis pela metade ou fazer quatro e deixar duas pendentes.

  1. Cores e legendas

Uma ótima forma de manter a organização é usando cores diferentes e legendas para identificar as suas tarefas. Criar categorias e separar por cores também vai deixar as suas anotações muito mais organizadas e ainda facilita na hora de procurar algo.

Por exemplo, crie uma categoria para atividades relacionadas ao trabalho e outra para tarefas pessoais, e marque uma com cada cor. Identifique e destaque os afazeres finalizados, em andamento e os que estão em prioridade.

São dicas bem simples, no início pode demandar mais tempo, no entanto, com a prática a organização melhora até mesmo a produtividade.

cores para organizar o planner

Gostou das dicas? Aproveite também para ler o nosso post sobre cantinho de estudos e veja como montar um em casa.