fbpx
Decoração Dicas de organização

Como usar caixas organizadoras no guarda roupa

Como usar caixas organizadoras no guarda roupas e 15 dicas do que guardar

Se você está aqui é porque busca inspirações de organização fácil – e já te adianto que é exatamente isso que você encontrará. As caixas organizadoras são ideais para ajeitar diversos objetos, acessórios e roupas dentro do guarda roupa e, inclusive, elas facilitam na limpeza do dia a dia.

Sabendo da praticidade, nós vamos te ensinar como usar caixas organizadoras no guarda roupa de forma prática. Vamos deixar tudo arrumado?

Invista em tamanhos diferentes

O segredo para organizar um guarda roupa é investir em armazenamentos de tamanhos diferentes, afinal de contas, nesse móvel nós temos de roupas oversized e vestidos longos à brincos minimalistas. Portanto, é essencial investir em tamanhos grandes, médios e pequenos.

Essa diferenciação de tamanhos aproveita melhor os espaços do guarda roupa – ideal para quem tem um móvel pequeno ou divide com parceiro/a. Pensando em facilitar ainda mais a sua escolha, nós já explicamos onde posicionar cada uma das caixas. Veja no próximo tópico e se inspire.

5 opções de lugares dentro do guarda roupa

1. Maleiro

O maleiro é o primeiro lugar que pensamos para colocar caixas grandes, e está correto. É ideal para acomodar os seguintes itens: roupas especiais (vestido da formatura, casamento, madrinha, fantasias, etc.), roupas fora de estações (casacos de inverno, cobertores, conjuntos de moletons – isso se a cidade for quente), enfeites (luzes natalinas, guirlandas, etc.), itens de viagens (nécessaires e malas pequenas), presentes que vai entregar.

Em suma, opte por guardar itens que usa com pouca frequência.

2. Nichos

Os nichos do guarda roupa são espaços ideias para colocar caixas pequenas e médias. Nelas, opte por acomodar objetos importantes (documentos pessoais, contratos, propostas, etc.), cabos de aparelhos eletrônicos, livros e cadernos e até acessórios de tamanho médio como chapéus, bonés e viseiras esportivas.

3. Gavetas

Sim, até dentro das gavetas nós podemos subdividir, nesse caso usando caixas pequenas. A propósito, é um ótima opção para guardar makes, óculos, cintos, brincos, pulseiras, enfeites de cabelo, lentes de contato, itens de higiene e cuidados pessoais, entre tantos outros elementos pequenos.

4. Divisórias inferiores

Alguns guarda-roupas apresentam divisórias nas parte debaixo, geralmente abaixo das gavetas e parece um maleiro invertido. São espaços comumente usados para colocar calçados, bolsas grandes e roupas de inverno, e até itens da casa como cobertores, edredons, lençóis, toalhas de banho, etc.

Que tal usar esse local para guardar as caixas grandes? Coloque o que já tem ali dentro dela.

5. Embaixo do cabideiro

Guardar objetos soltos neste espaço vago abre caminho para a desordem. Pense com a gente, é viciante colocar algo ali – é de fácil acesso – ao longo do tempo terá blusas, calças, cintos, bolsas e até brincos. Portanto, para que isso não vire uma bagunça, use para colocar as caixas de tamanho médio – porque as grandes amassam as roupas penduradas e as pequenas enroscam e podem cair.

Agora que você já sabe onde colocar cada item, que tal entender o que colocar dentro de cada caixa? Continue lendo que as dicas são úteis.

15 itens para guardar em caixas organizadoras

Dentro do guarda roupa nós temos um universo inteiro, roupas de ficar em casa, para trabalhar, sair com as amigas e muitos outros itens pessoais. Pensando em deixar a rotina mais fluida, queremos que você utilize as caixas para acomodar alguns itens. Inspire-se nas 15 sugestões que preparamos.

1. Suéteres de lã

Na maioria das vezes as roupas de inverno ficam uma em cima da outra, bem bagunçadas, entre as peças de época estão os suéteres de lã. O detalhe dessas peças é que elas pegam muita poeira e ácaros, por isso usar roupas guardadas a muito tempo pode causar alergia.

Resolva esse problema de organização e saúde, dobre os suéteres de lã e guarde-os dentro das caixas organizadoras.

2. Lenços e echarpes

Ambos acessórios ficam perdidos no meio de tanta roupa e a maioria das pessoas puxa uma pontinha do tecido e estica até aparecer a peça completa. É uma jornada para procurar no meio da bagunça, sem falar que eles ficam amassados.

A solução está na caixa, basta dobrar os acessórios em rolinhos e colocar um atrás do outro, assim fica mais fácil a visualização e eles não amassam.

3. Porta joias

Já procurou um colar na pressa e não achou? Pois é. É um acessório que a tendência é desaparecer no momento que estamos com pressa. Por isso, guardar em caixas organizadoras é ideal para se arrumar sem perder tempo.

Essa maneira de dispor é ideal para mulheres que possuem maxi colares, diversos brincos grandes e amam pulseirismo – se você é desse estilo, invista em um porta joias de penteadeira para os acessórios que usa mais frequente e uma caixa para os “de eventos especiais”.

4. Cintos

Há duas maneiras de posicionar os cintos dentro da caixa, deitados um do lado do outro ou “em pé” com as fivelas paralelas. A primeira forma é a mais conhecida e a segunda é uma maneira bem fácil de visualizar a parte mais importante dos cintos, a fivela.

Então enrole-os e coloque dentro da caixa organizadora do jeito que você achar mais prático.

5. Óculos

Os óculos solares são acessórios frágeis, não podem ficar jogados em qualquer lugar e correr o risco de ficar em pedaços. Por isso, ter uma caixa com todos posicionados com a lente para cima é perfeito. Assim, fica prática a visualização dos formatos, cores de lentes e não enroscam as hastes um nos outros – fica parecendo uma vitrine de óculos.

6. Clutches

Como você guarda as bolsas de festas? As famosas clutches também precisam de um espaço destinado à elas, e nada melhor que uma caixa organizadora para guardá-las. Posicione-as verticalmente para visualizar as cores, formatos e tamanho de cada uma.

7. Cabos

Pode parecer besteira, mas guardar os cabos carregadores em um único lugar é melhor escolha, principalmente se você mora com mais pessoas, afinal, é natural perder dentro de casa ou alguém confundir e pegar sem querer, por isso guarde os cabos de seus aparelhos eletrônicos em caixas organizadoras pessoais.

8. Secador, babyliss e chapinha

O que acha de guardar secadores, babyliss, chapinha e cortadores de cabelo em caixas organizadoras? É um ótima ideia. Deixar jogado na penteadeira, bancada de banheiro, no chão do quarto ou em cima da cama é um risco que você está correndo constantemente porque pode cair água e estragar o eletro. Guarde-os em caixas, é simples e prático!

9. Meias

As meias precisam de um local adequado, separadas da parte íntima. Invista em uma caixa organizadora e coloque as meias em um único lugar. Se você tiver vários modelos procure arrumá-las por categorias: esportiva, social, meia-fina, meia-calça.

10. Livros

Deixar os livros expostos ao tempo não é muito interessante porque isso deteriora suas páginas, acumulam poeira e ainda correm o risco de sofrer algum acidente, por exemplo, derrubar água nas páginas. Portanto invista em caixas organizadoras para proteger seus livros preciosos.

11. Lembranças

Todo mundo tem uma lembrança que é xodó. Nós sabemos que não tem como se desfazer de um presente especial, álbum de fotos ou um souvenir da viagem dos sonhos, por isso, ter uma caixa para guardar com carinho os objetos carregados de boas memória é muito importante. É uma forma de demonstrar afeto e ainda preservar por mais tempo.

12. Make

Base, pó, iluminador, delineador, pincéis, sombras, batons, enfim, se formos listar todos os componente de uma produção incrível ficaremos aqui muito tempo. Ter os itens de maquiagem guardados é essencial para preservar cada elemento e ainda ter tudo acessível.

Portanto, invista numa caixa organizadora que torne possível arrumar a parte interior. Nesse caso, coloque os pinceis em porta canetas, eles ficam muito bonitos e práticos dessa maneira.

Esse conteúdo também pode te interessar: como dispor a maquiagem de forma prática

13. Documentos importantes

As documentações precisam estar em um local de fácil acesso e preservaçã,o. Uma caixa organizadora cumpre todos esses pré-requisitos, por isso é uma ótima opção para guardar documentos importantes.

Entre eles escritura da casa ou contrato de aluguel, certidão de casamento ou nascimento, certificados, passaportes, contratos de financiamento, carteira de vacinação e outros documentos pessoais. Aliás, pense na possibilidade de ir além dessa disposição, use pastas organizadoras e separe os documentos entre si.

14. Manicure e pedicure

Você que faz suas unhas? Então ter uma caixa organizadora com tudo que você precisa é essencial. O local é perfeito para guardar algodão, palitos, alicates, afastadores de cutículas, lixas de unha, cremes hidratantes e as inúmeras cores de esmalte. Ter essa caixa com todos os elementos facilita a sua vida.

15. Biquínis e maiôs

Misturar roupas íntimas com biquínis e maiôs não é a melhor opção, e você sabe. Por isso, ter uma caixa para guardar as roupas de banho é fundamental. Há diversas formas de guardá-las, e você pode dispor da seguinte maneira: parte de cima e parte de baixo (deixando uma peça em cima da outra), separando em conjuntos (dobrar o top com a calcinha), por modelo (biquínis tomara que caia, cortininha, meia taça, etc.) e por cores (separando os lisos dos estampados).

Não pense duas vezes, ter uma caixa para essas peças é essencial, assim elas não enroscam em outras peças íntima e nem desaparece alguma parte. Aliás, deixando tudo acomodado facilitando o dia a dia, e até para arrumar a mala de viagem é mais tranquilo, imagine esquecer o modelo que te favorece?

Gostou das dicas? Agora precisamos ir para a próxima etapa que é organizar essas caixas dentro do guarda roupa. Por isso, te convidamos a ler o conteúdo com dicas de como arrumar o guarda roupa por completo.

Nos vemos no próximo post!