fbpx
Dicas de organização

Como usar post it: 4 técnicas criativas e de organização

Estamos na era digital, mas quem disse que conseguimos abandonar os post-its?! Mesmo existindo os blocos de notas no celular, para quem é apaixonada por papelaria, abrir mão do post-it e das anotações em papéis não é uma opção.

O post-it é um dos artigos de papelaria mais queridos por estudantes universitárias, concurseiras e profissionais. Isso se deve ao fato dele facilitar a organização da rotina. Afinal, Você sabe como usar post it de forma prática? E de maneiras diferentes? É isso que você vai aprender hoje!

Aprenda nesse post maneiras de usar o post it além da decoração, saiba como eles podem te auxiliar a organizar a sua agenda e até a tornar a sua vida mais produtiva e fluida!

4 técnicas de criatividade e organização que usam post-it

O post-it é uma das ferramentas de papelaria mais utilizadas para estimular a criatividade e organizar as informações, tanto que é usada em metodologias como brainwriting, design thinking, mapas mentais e kanban, e é sobre isso que trataremos neste tópico.

Por isso, ao longo dos subtópicos, nós explicamos em rápidas palavras como o post-it impacta em cada uma dessas metodologias.

1. Brainwriting

Conhece a técnica do brainstorm? A tradução desse termo técnico é uma “tempestade de ideias” e, como o nome sugere, é uma metodologia usada para tirar as ideias do mundo criativo, sem limitações – é literalmente uma enxurrada de sugestões.

Com o passar do tempo, surgiu uma nova metodologia baseada nessa, a brainwriting, desenvolvida pelo Bernd Rohrbach. Esse novo método de promover a criatividade consiste em colocar as ideias no papel antes mesmo de dizê-las à alguém. Para isso acontecer, é usado o post-it.

Quem teve sucesso com essa metodologia foi Murilo Gun, um dos gurus da criatividade da atualidade. Ele conta que no programa de criatividade da NASA que participou, uma das atividades envolveu o desenvolvimento de projeto em grupo – já te adianto que a equipe de Murilo ganhou a competição da NASA.

Eles ganharam porque a metodologia que usaram para ter novas ideias, ir além do óbvio e chegar aos objetivos, foi através da escrita individual em post its, o brainwriting.

Funcionou assim: cada um pegou o seu bloco de notas e escreveu uma ideia em cada folha. Depois que todos terminaram o processo, as notas eram coladas num quadro e uma ideia complementou a outra. Foi assim que eles organizaram o brainstorm e ganharam a competição!

Sendo assim, o post-it é fundamental no brainwriting, uma vez que, com ele é possível escrever várias ideias e ainda organizá-las de maneira visual.

2. Design Thinking

Acredite, o post-it está relacionado com o design thinking. Essa metodologia envolve buscar soluções através de ideias criativas, geralmente, concebidas de forma empática e colaborativa.

As cinco etapas do design thinking são imersão, síntese de ideias, idealização, criação do protótipo e implementação. Em todos esses momentos as notas autoadesivas são úteis.

Falamos isso pois elas ajudam a mapear as ideias e agrupar por temática, através de cores e tamanhos diferentes, além de posicionamentos como mapa mental que, inclusive, facilitam a interpretação de tudo que está acontecendo e conferem muitos insights.

3. Mapas mentais

Falando em mapas mentais, essa é a terceira utilização de post-its. Seja para estudos ou trabalho, criar fluxogramas e organogramas com notas adesivas é uma ótima forma de organização.

Isso se deve ao fato da organização visual ser um fato primordial para compreensão dos fatores. A título de curiosidade, os filmes policiais são craques nisso. Deixa eu te explicar porquê.

Ao montar o cenário em uma parede, por exemplo, conseguimos enxergar de forma holística o que está acontecendo e as formas de abranger a problemática. Por isso que os detetives tiram da mente deles a investigação e colocam em paredes.

Dessa forma, param, olham, refletem e conseguem construir uma nova abordagem a partir dos mapas mentais elaborados. É uma técnica muito eficaz para estudantes, pois ela colabora na memorização.

4. Kanban – um Trello em larga escala

Quer visualizar o fluxo de trabalho? Construa um trello em tamanho gigante. O trello é um software que usa a metodologia Kanban, não que usar aplicativos seja uma má opção, mas colocar as atividades em tamanho grande e de forma palpável, pode aprimorar a associação de ideias de pessoas visuais e sinestésicas.

Com isso, os cartões visuais e físicos são perfeitos para entender o andamento de tudo!

Dessa forma, você consegue tornar visível a metodologia Kanban que abrange o que está “a fazer”, “em andamento” e “concluído” e, se quiser, pegue um post-it de uma cor bem chamativa para os “atrasados”. Um conselho: use papeis de cores diferentes para identificar os processos.

Esse fluxograma de tarefas em larga escala é ideal para que os colaboradores da equipe tenham ciência da situação atual das demandas. Além de ser uma forma muito fácil de gerenciamento de projetos. Claro que, para essas metodologias funcionarem, é interessante seguir algumas dicas.

3 dicas para usar o post it a seu favor

Percebeu ao longo deste conteúdo que o post it não é apenas um pequeno papel? É uma maneira de facilitar os processos. Sabendo de toda essa importância, nós trouxemos 3 dicas que vão te ajudar ainda mais com a utilização dos post-its. Veja na sequência quais são:

1. Cole em lugares estratégicos

Pensando na usabilidade e facilidade da rotina, é importante que você cole os post-its em locais estratégicos.

Se for em ambientes empresariais, escolha uma parede, porta, quadro ou divisória de fácil acesso, assim você consegue fazer as alterações sempre que necessário.

Se for em casa, opte por colocar em locais visíveis, penteadeira, espelhos, cantinho de estudos, porta de geladeiras ou do guarda-roupa ou, se tiver, cole num quadro de notas no corredor.

Fique à vontade para escolher o melhor lugar para você, em nosso Blog ensinamos como organizar mesa de escritório, leia e saiba ainda mais qual o local ideal para os seus post it!

Lembre-se: as ações urgentes, não podem estar guardadas dentro de um caderno.

Os post it também são ótimos para fins criativos, você sabia? Surpreenda quem você ama com bilhetinhos especiais pela casa. Esse é um pequeno mimo que faz toda a diferença!

2. Coloque todas as ideias e preocupações no papel

Quer uma maneira de aliviar a mente? Escreva tudo em post-its. Eles são perfeitos para você tirar do pensamentos as dúvidas, os afazeres e lembretes que não podem ser esquecidos. Confiar na própria memória é um risco a se correr, afinal de contas, é natural não se lembrar de tudo.

As distrações diárias e as ocupações nos fazem deixar algumas informações bem guardadas e, as vezes, “esquecemos de lembrá-las“.

Sabendo disso, anote tudo em frases curtas: “comprar x coisa”, “buscar tal produto”, ” conversar com a fulana sobre isso”, “marca reunião”, enfim, passando esses compromissos para o papel, a sua mente fica livre para se concentrar no momento.

Isso é primordial para o trabalho e estudos, só assim a mente fica livre para focar nas informações importantes sem distrações.

3. Escreva frases sucintas

Como dito no tópico anterior, as frases curtas são suficientes, já que escrever muitas informações num bloco pequeno dificulta a leitura, e não é isso que buscamos ao usar um post-it.

Pensando na melhor usabilidade possível, use apenas as palavras-chave e um complemento para te nortear. Como assim? Pegue os exemplos que citamos anteriormente, são frases com uma ação direta e simples: falar, ligar, comprar, marcar, etc.

Assim, você reduz o tempo de leitura e raciocina mais rapidamente o que está escrito – pense em sua produtividade!

Gostou das dicas? Esperamos que você tenha aproveitado para se inspirar e aprender a usar o post-it a seu favor. Continue acompanhando o blog da Carioca De Cor, assim você fica bem informada sobre o universo da decoração e papelaria.

Agora, que tal entender como fazer um scrapbook? Neste conteúdo nossas especialistas preparam dicas muito interessantes para você.

Até o próximo post!