fbpx
Decoração

Como usar sousplat e deixar sua mesa mais elegante

como usar sousplat

O sousplat é muito usado em buffets e recepções, mas, você sabia que também é possível utilizá-lo em casa? Se você tem dúvidas, não sabe exatamente o que é e nem para que serve, a Carioca de Cor te explica. Aprenda tudo sobre como usar sousplat e o seu jantar com uma mesa muito mais deslumbrante e refinada para um momento especial.

Garantir uma mesa de jantar perfeita não é uma tarefa impossível, confira as dicas simples que montamos em outro post!

Em uma mesa o sousplat possui dupla função, além de deixá-la mais elegante, ele é o responsável por apoiar o prato, evitando que escorregue no meio da refeição ou que farelos e molhos caiam sobre a mesa ou toalha.

O que é sousplat e para que serve?

O nome sousplat vem do francês e a sua tradução indica exatamente para que ele é usado. “Sous” quer dizer abaixo e “plat” é prato em francês, então em tradução literal significa “abaixo do prato”.

Ele é usado sempre abaixo do prato e conta com uma forte relação com a etiqueta. Ele é sempre maior que os pratos, geralmente tem 35 cm. Os primeiros modelos de sousplat eram fabricados em louça ou porcelana, porém, atualmente é possível encontrar esse utensílio em diversos materiais como acrílico, crochê, renda, descartável e até couro.

O sousplat é um suporte de pratos que é utilizado tanto para preservar a toalha da mesa, como ainda evita que a louça fique instável, evitando o risco de deslizamentos. Para as regras de etiqueta, o sousplat é utilizado para garantir que a mesa esteja sempre preenchida e evitar um vazio ou buraco no momento em que os pratos entre uma refeição e outra são trocados.

Mas lembre-se, para que eles sejam usados de maneira apropriada, a comida não pode ser servida diretamente neles e eles também não devem apoiar talheres ou guardanapos. O único momento em que o sousplat sai de cena a mesa é no momento de servir a sobremesa, e por isso ela não deve ser servida por cima do sousplat.

mesa posta com sousplat

Jogo americano e Sousplat são a mesma coisa?

Já que os dois são uma forma de resguardar a mesa ou a toalha de respingos de molho ou farelos de comida, é comum que eles sejam confundidos ou que achem que são a mesma coisa, mas, a resposta é não!

O jogo americano geralmente é retangular, pode ser encontrado no mercado de vários formatos e até mesmo materiais. Ele é muito usado no dia-a-dia e é colocado em cima da mesa ou da toalha com a função de apoiar não só o prato, como também os copos, guardanapos, talheres e até mesmo o sousplat. Já o sousplat apoia apenas o prato e é mais usado em ocasiões formais.

como posicionar o sousplat

Montagem de mesa com sousplat

Não é obrigatório utilizar toalha de mesa junto com o sousplat, no entanto, é inegável que com ela a mesa fica com um ar muito mais sofisticado. No momento de organizar a mesa, basta colocar o sousplat no lugar de cada convidado. Uma dica é deixar um espaço de 2,5 cm entre a ponta da mesa e o sousplat.

Agora é só colocar os pratos, começando pelo prato principal e os demais logo depois. O prato de entrada, aquele menor, é sempre o último a ser colocado. Para deixar a decoração mais requintada, o guardanapo de tecido pode ser colocado acima dos pratos.

Na hora de pôr os talheres, eles nunca devem ficar dentro do sousplat e sim ao lado. Para que você não esqueça, as facas e colheres sempre vão à direita e a faca deve ficar com a serra para o lado de dentro. O garfo fica à esquerda e as taças à direita, começando pela taça maior para água e depois as demais bebidas.

Não existe regra na hora da escolha do sousplat, então não é necessário que eles sejam iguais aos pratos e guardanapos, ou seja, contar com a mesma estampa. O indicado é que eles tenham uma harmonia entre si, seguindo a mesma escala de cores, por exemplo.

sousplat

Existem critérios para comprar sousplats?

Se você gostou da ideia de usar sousplat em ocasiões especiais como uma jantar romântico ou a ceia de fim de ano, veja alguns critérios que podem ser levados em consideração na hora da compra:

  • Estilo: antes de ir às compras, verifique as louças que você já tem em casa, assim fica mais fácil de acertar na escolha. De qualquer forma, você pode encontrar sousplats de diversos estilos, minimalistas, rústicos e até clássicos, aí é só escolher o que mais se adapta ao seu estilo ou ao tipo de evento e decoração que eles serão usados;
  • Materiais: a escolha do material do sousplat tem relação com o estilo, o principal critério para levar em consideração na hora da compra é a facilidade para lavar e também guardar. Você encontra no mercado sousplats de MDF, rendas, crochê, porcelana, madeira, tecido e muitos outros materiais!

Com essas dicas infalíveis vai ser muito mais fácil incorporar o sousplat na produção das suas mesas, além de garantir estilo, personalidade e muito charme em toda a decoração!

guardanapo de pano com sousplat

Para mais dicas sobre decoração e organização, continue acompanhando o nosso blog e aproveite para ler o post sobre decoração de ambientes!