fbpx
Post

Decoração de ambientes: como adornar todos os cômodos de seu lar

Sala de estar com sofá cinza e decoração com plantas e lustre rosa

Deixar o lar aconchegante e com objetos que refletem o estilo das pessoas que ali vivem é de extrema importância para o bem-estar e a satisfação tanto visual quanto sentimental. É por isso que pensar na decoração de ambientes é tão imprescindível quando se tem uma casa nova ou quando precisa dar uma repaginada na estética do lugar.

Não existe nada melhor do que chegar em seu próprio lar e se sentir bem, relaxada e pronta para descansar, não é mesmo? E a decoração tem grande parte nisso, visto que cria diferentes estilos que podem auxiliar na sensação de conforto.

Pensando nisso, nós da Carioca de Cor preparamos dicas para que você ornamente todos os cômodos de seu lar de maneira moderna e sofisticada. Vem com a gente conferir!

Primeiros passos para decorar sua residência: dicas infalíveis!

Antes de tudo, é necessário deixar algumas coisas definidas para que a escolha das peças decorativas seja mais fácil e prática de fazer, otimizando tempo e, muitas vezes, a obtenção de itens ideais de acordo com o que se tem de expectativa para o local.

É preciso escolher o estilo que deseja transmitir em sua casa. Quer algo mais moderno? Minimalista? Rústico? Industrial? Enfim, é imprescindível manter isso em mente e bem definido, assim será muito mais simples decidir quais objetos usará em cada ambiente.

Depois, a escolha de uma paleta de cores que combine com todos os cômodos fará com que o trabalho seja ainda mais prático. Geralmente, quartos e salas de televisão, por exemplo, admitem cores mais vivas, como um azul claro, amarelo, entre outras.

Mas não pode ser esquecido que as cores interferem diretamente em nosso estado de espírito, influenciando nossas emoções. Portanto, deixe de fora cores que possam causar desconforto visual. É importante manter tudo bem equilibrado.

Por fim, os móveis certos. Muito além da estética, o conforto, a funcionalidade e a praticidade são muito relevantes. Assentos que propiciam maior comodidade, superfícies funcionais e elegantes, e todos os outros mobiliários precisam ser de fácil uso e acesso.

Após ter pensado em todos esses itens, planejando-os de maneira completa, é que a festa da decoração em todos os espaços pode começar. Abuse da criatividade!

Sala de televisão: decore com alegria

Ambiente comum de interação com a família e lazer, a sala de TV deve esbanjar tranquilidade, pois é o lugar em que, geralmente, as pessoas chegam cansadas do dia a dia atarefado, sentam ou deitam e utilizam do eletrônico para descansar e espairecer a mente das responsabilidades.

Por isso, esse ambiente precisa ser planejado para oferecer conforto em todos os momentos. Além da escolha de um sofá e poltronas macias, assim como um tapete felpudo para descansar os pés, a decoração deve combinar com a atmosfera de paz.

Opte, preferencialmente, por uma iluminação mais amarelada e quente, essa proporciona alívio aos olhos cansados. Ela é ideal, também, porque não é um ambiente que necessita de muita visibilidade, portanto não precisa de luzes fortes.

 

Sala de televisão com sofá grande e confortável

Sala de jantar: para refeições mais deliciosas

Nesse espaço, a funcionalidade é o que dita o design. Mesas e cadeiras que comportam toda a família são itens de prioridade, ademais, outras peças decorativas podem ser escolhidas para serem colocadas em cristaleiras, aparadores, armários e outros mobiliários que esse ambiente costuma ter.

É totalmente possível espalhar algumas peças de arte penduradas na parede, assim como fotografias de família para deixar que a informalidade e a intimidade abarque todo esse cômodo.

Temos um post exclusivo e super detalhado sobre decoração de sala de jantar. O que acha de conferir e tornar esse ambiente ainda mais bonito e sofisticado? Você vai amar!

 

Sala de jantar com decoração clara e iluminada

Sala de estar: para encontros especiais

Para essa última sala da casa, muita maciez, fofura e aconchego! A sala de estar, em sua maioria, é o cômodo onde recebemos visitas, tanto de amigos quanto familiares, e paramos para conversar e relaxar partilhando de histórias e, geralmente, ótimas comidas, não é mesmo?

Por isso, abusar dos sofás, poltronas e cadeiras não é, de maneira alguma, um exagero para esse espaço, principalmente se você gostar de receber muitas pessoas durante o mês. Um tapete bem macio e fofo para completar o conjunto com os assentos será de muito bom gosto.

Dê preferência para deixar tudo o mais minimalista possível, porque a ideia aqui é trazer paz, não aquela poluição visual que pode acarretar em um desconforto de sensações. Quer saber como fazer a decoração da sala de estar do jeito certo? A gente tem dicas incríveis para esse espaço, confira!

 

Sala de estar com móveis claros

Corredores de todos os tamanhos

Pensou que esse ambiente não era digno de atenção artística? Está enganada! Os corredores são uma parte essencial que está presente em todos os tipos de residências e é muito fácil deixá-los cheios de personalidade.

Aqui, vale tudo. Desde móveis com várias superfícies, como estantes, aparadores, prateleiras, até quadros, fotos, esculturas de parede e muito mais. Ah, e não podemos esquecer das plantas, não é?

Além disso, é possível escolher vários itens baseando-se nas larguras e comprimentos desses espaços. Se você quer saber como fazer decoração de corredor que fique linda, funcional e com a sua cara, nós te contamos tudo e, de quebra, damos várias dicas!

 

Corredor decorado com quadros

Cozinha: diversão e muito estilo

Aqui, a chave do sucesso é a otimização de espaço e praticidade, isso porque é um dos locais mais utilizados da casa. Por isso, saber como organizar a cozinha é ideal para a decoração desse ambiente.

Procure utilizar o mínimo de enfeites, mas se gostar muito deles, diminua a quantidade que você normalmente colocaria em outros ambientes. No espaço de preparação de alimentos, manuseio de louças e outras coisas, a frase “menos é mais” é extremamente válida.

Se a cozinha de sua residência é pequena, o ideal é escolher caixas organizadoras e separadores que mantenham os itens como talheres, tampas, potes, entre outros utensílios domésticos bem divididos e em seus locais. Isso é extremamente útil quando precisar encontrar alguma coisa.

Uma plantinha ou outra não faz mal, é claro, mas tenha em mente que ela não pode atrapalhar a passagem ou tomar muito espaço de uma superfície, certo? Aqui, o estilo industrial é muito prático. E se achá-lo muito “frio”, é perfeitamente possível acrescentar alguns itens para trazer quentura ao ambiente, como um quadro ou outra peça decorativa para enfeitar.

 

Cozinha com móveis e decoração clara

Quartos aconchegantes e personalizados

O item de destaque nesse cômodo é a cama, por isso, não segure a mão ao comprar colchas e roupas de cama para deixá-la sempre leve, aconchegante e com a sua cara! Nada mais revitalizador que dormir com itens confortáveis feitos para abraçar seu corpo cansado, não acha?

Aqui, também, as paredes podem ter grande destaque, principalmente se o seu quarto ou dos membros da família forem menores. Fotos, murais, luzes diferentes, papel de parede e muitas outras coisas contribuem para criar um ambiente super delicado e relaxante.

Se você quer saber mais profundamente sobre como decorar um quarto, não esqueça de dar uma passadinha em nosso outro conteúdo. Ele está incrível e repleto de dicas maravilhosas!

 

Cama de casal com travesseiros e colcha de estampa florida

Banheiro: decoração moderna e funcional

Por último, mas não menos importante, temos esse cômodo tão essencial quanto uma cozinha e um quarto, não é? Pois é nele que encontramos momentos de privacidade e relaxamos ao tomar um bom banho.

Algumas pessoas podem até pensar que uma boa decoração de banheiro pode ser um desperdício, mas isso é um tremendo engano! Todos os cômodos importam, todos estão aptos a uma boa repaginada.

Azulejos diferentes, pias tecnológicas ou clássicas, mistura de cores neutras com tons cromados, tudo isso traz modernidade e elegância para esse espaço. Uma plantinha ao lado do jogo de sabonetes deixa um toque de personalidade.

 

Banheiro com decoração moderna

 

Viu como é fácil decorar os ambientes de sua residência? Apenas um pouquinho de criatividade e a escolha de itens certos pode tornar tudo bem acolhedor, satisfazendo seu bem-estar e deixando tudo com mais cara de lar.

Para mais dicas para deixar sua casa incrível, não deixe de seguir nossas redes sociais e acompanhar nossas publicações, temos sempre ótimos conteúdos para apresentar a vocês – há muito mais dicas para decorar cada um dos ambientes citados, se joga!