fbpx
Post

Decoração de cozinha: 5 dicas práticas e baratas!

dicas de decoração de cozinha

A cozinha é muito mais do que um espaço para preparar as refeições, não é? Hoje, esse lugar é perfeito para juntar os amigos e a família, cozinhar com alguém especial e se divertir muito!

Por essa razão, pensar em decoração de cozinha é simplesmente indispensável! Afinal, quanto melhor você se sentir nesse espaço, mais amor vai ter nos pratos preparados, e até lavar a louça pode se tornar prazeroso – sim, é possível!

Mas como deixar uma cozinha pequena bonita? Simples, basta decorar pensando na funcionalidade de cada item!

Para te dar uma mão nisso, a Carioca De Cor preparou 5 dicas infalíveis para você deixar esse ambiente com a sua cara, sem faltar espaço para nada. Confira!

1. Escolha um padrão de cor para o ambiente

guardanapos de decoração

Antes de começar a decoração, é importante saber que tipo de estilo você curte e que vai bem para a cozinha, não é? É possível criar um ambiente bem clean, com cores claras e muita organização, ou algo mais rústico, com itens de madeira que lembram a casa de vó, por exemplo.

Nossa dica para espaços pequenos é optar por tons neutros e, de preferência, uma cor única para as paredes, os móveis e eletrodomésticos maiores. Assim, você cria a sensação de que o ambiente é maior, pois há uma unidade. Ah, aproveite para abusar da iluminação natural!

Mas para não deixar de marcar a sua personalidade, inclua duas ou três cores, de tonalidades próximas, em itens decorativos e utensílios do dia a dia, como as louças e guardanapos.

2. Use as paredes

tabus de cerâmica decoradas

Embora pareça que falta espaço na sua cozinha, é bem provável que tenha muito lugar sobrando nas paredes! Isso mesmo, elas são ótimas para decorar e organizar esse ambiente, basta escolher peças utilitárias.

Que tal pendurar a tábua de cortes na parede? Além de ser ótimo para guardá-la sem ocupar espaço no armário, você também pode adicionar ganchos e pendurar outros itens na própria tábua, otimizando ainda mais espaços de armário, por exemplo.

Dá para colocar canecas, guardanapos de pano ou até os talheres que você mais usa no dia a dia, pendurados na sua tábua. Assim, as peças ficam ao seu alcance. Ah, como os itens vão ficar expostos, lembre-se de escolher as melhores peças e já aproveite elas como decoração!

3. Deixe os temperos organizados

O segredo de toda receita, além do amor, é o tempero! Na decoração da sua cozinha, ele também pode dar um toque especial! Primeiro, pense que eles devem estar organizados e ao seu alcance.

Para não confundir o orégano com as ervas finas, que tal separar cada ingrediente em um pote (os de vidro são ótimos) e, em seguida, etiquetá-los? Você pode criar tags e imprimir, ou fazer à mão mesmo – aí é só colar do lado de fora dos potes e estará tudo bem separado.

Para organizá-los e deixar tudo bem fácil de pegar na hora de cozinhar, coloque os potes em um porta temperos, ou, se tiver uma bancada próxima ao fogão, use uma bandeja personalizada!

4. Talvez você não precise tanto assim de armários!

prateleiras suspensas com objeto de porcelana

Se a sua cozinha é pequena, provavelmente os armários são um de seus maiores problemas. Mas já parou para pensar que eles podem ser dispensados? Isso mesmo! Eu te explico como.

Com prateleiras suspensas, você consegue guardar os pratos, copos e os demais utensílios sem precisar de outro armário. Ainda é possível aproveitar espaços que não estão sendo usados, como acima da geladeira, onde você pode colocar o microondas ou outros eletrodomésticos que não estão cabendo por aí.

Mescle os utilitários com itens decorativos e deixe o ambiente mais leve. Plantas, por exemplo, são super bem-vindas para trazer vida ao décor, então, que tal um vasinho de tempero orgânico na sua cozinha?! As receitas vão ficar ainda mais saborosas e saudáveis!

5. Aproveite as bancadas

cesto com ovos pote com talheres

É bem possível que sua cozinha tenha pelo menos uma bancada. Esse espaço, pensado para você cozinhar, deve estar sempre organizado e pode ser ótimo para decorações práticas.

Que tal usar uma cesta para colocar as frutas que você comprou na semana? Assim, sua cozinha ganha mais cor e você, uma ajudinha para cuidar da alimentação! No cesto, dá para guardar pães e biscoitos, garantindo um jeito prático de levá-los para a mesa do café da manhã todos os dias.

O principal segredo é a organização

Com todas essas dicas, fica fácil ter uma cozinha bonita e prática, mas, para garantir que ela fique sempre assim, não basta ter itens utilitários. É preciso manter o ambiente organizado e limpo!

Com cada coisinha em seu lugar, o espaço fica agradável e a decoração se destaca. Então, você aproveita a decoração da cozinha enquanto prepara as receitas e enquanto a admira! Afinal, com todas essas dicas, seu espaço pequeno vai ficar deslumbrante!

Use sua criatividade e imaginação para distribuir as louças, potes e alimentos no espaço que você tem. Desapegue daquilo que não é necessário, que esteja danificado ou das tampas sem pote – você não vai encontrar a cara metade delas.

Depois de tudo isso (e com a louça sempre lavada), é só aproveitar o ambiente para preparar suas melhores receitas! Seja sozinho, com amigos, com a família ou seu amor, cozinhar vai ser ainda mais gostoso e especial!

Gostou desse post? Então acompanhe a Carioca De Cor nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos sobre decoração e muito mais! Até o próximo post, amores, e muitas delícias para vocês!