fbpx
Decoração

Decoração de quarto de bebê: 5 dicas e inspirações!

dicas de decoração para quarto de bebe

A gestação e todo o período antes da tão aguardada chegada de um bebê são momentos de muita ansiedade para as mamães e papais e também para a família. Consultas, exames periódicos, crescimento da barriga, preparativos do enxoval são só alguns dos momentos que fazem parte dos 9 meses de gravidez. A decoração do quarto do bebê também é uma maneira de aliviar um pouco dessa ansiedade.

Com a quantidade de móveis e ideias disponíveis no mercado, é comum que as mamães e papais, principalmente os de primeira viagem, tenham dúvidas sobre o que deve ser comprado e também não saibam por onde começar ou qual o melhor período para isso. Se você faz parte desse time, continue a leitura e veja algumas dicas e inspirações para decorar o quartinho do seu bebê com muito amor e ternura.

Mas antes de sair por aí querendo escolher o berço mais bonito e comprando tudo o que vê pela frente, precisamos te dar uma dica que será super importante. O principal no quarto de um bebê é que ele seja um ambiente que tenha móveis funcionais que garantam a segurança do neném.

Então é muito importante investir em móveis que tenham o selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e também em tintas que sejam atóxicas, para que o bebê não tenha riscos de desenvolver alguma alergia.

Planejamento em primeiro lugar

O planejamento é uma parte super importante e por isso deve ser sempre o primeiro passo antes de começar a tirar as ideias do quartinho de bebê dos sonhos e colocá-las em prática. Planejar tudo vai garantir que você possa organizar o orçamento e também o tempo. Mesmo que 9 meses de gravidez pareçam muito, esse período passa rápido demais.

Tendo um orçamento definido, será mais fácil no momento de iniciar as compras, já que assim você não corre o risco de gastar mais do que o que pode pagar. Além dos móveis do quarto do bebê, você também precisará investir em todo o enxoval, como fraldas, roupinhas e outros itens de necessidade básica.

Se você também não sabe por onde começar a preparar o enxoval, temos uma lista completa aqui no blog com todos os itens que não podem faltar.

Quanto ao tempo, você deve ter em mente que será necessário pensar em como será a decoração, comprar os móveis e itens decorativos, pintar e/ou fazer reparos no ambiente, montar os móveis e aí sim partir para o decor.

O planejamento financeiro e as pesquisas podem ser feitas entre o 2º e 3º mês de gestação. Já a parte das compras e da reforma, podem iniciar no 4º mês, nesse período você já saberá o sexo do neném e como a barriga ainda não está tão grande, terá mais disposição para bater perna em lojas. A montagem dos móveis deve iniciar por volta do 5º mês e a decoração logo em seguida. Nos meses restantes, fica apenas a organização das roupinhas e o descanso para a futura mamãe.

Se você deixar para fazer isso mais para frente, por conta do peso da barriga e do inchaço das pernas, pode acabar ficando sem disposição suficiente e não conseguindo dar conta.

Com o planejamento do orçamento e do tempo feito, agora sim você já pode começar a sair para as compras.

Ordem de decoração do quarto

Para que tudo seja feito com calma e sem atropelos, é bom seguir uma ordem de preparação e decoração do quarto. O ideal é sempre começar pela parte estrutural, como pintura, instalação de lustre, reparos na fiação elétrica, troca dos pisos e afins. Como esse processo demora um pouco mais, é indispensável que ele seja o primeiro, tanto para que você não tenha que afastar os móveis do lugar, quanto para que a tinta tenha tempo para secar e dissipar o cheiro.

O segundo passo dessa ordem é a montagem dos móveis e por último a decoração, com instalação de nichos e prateleiras, cortinas, móbile, enfeites e tudo mais que seja decorativo.

nichos para quarto de bebê

O que não pode faltar no quarto do neném?

Essa também é outra dúvida bastante comum. Geralmente as inspirações de quartinhos de revista mostram um ambiente super amplo e com vários móveis, mas às vezes a realidade pode ser bem diferente. Principalmente para quem mora em apartamento, o tamanho do cômodo tende a ser menor.

Alguns móveis são os principais e indispensáveis no quarto do neném, como o berço, uma cômoda e também uma poltrona para amamentar. Como as roupinhas de bebê são pequenas e ocupam pouco espaço, o guarda roupa pode ficar de fora e deixar para ser comprado mais para frente, quando a criança tiver maior.

Uma boa dica para otimizar o espaço, é investir em móveis funcionais. Os berços que viram mini cama são ótimos, já que poderão ser usados por muito mais tempo. E se tiverem gavetas embutidas ou um baú, melhor ainda.

A cômoda também tem dupla função, já que além de guardar nas gavetas as fraldas e roupinhas, também pode ser usada para trocar o neném. Na parte de cima, o famoso tampo, você pode colocar o trocador impermeável e os artigos de higiene para que fiquem sempre a mão no momento de trocar a fralda.

Existem poltronas específicas para amamentação e que inclusive contam com a possibilidade de balançar e reclinar, mas se você já tiver uma poltrona em casa, na sala de estar, por exemplo, pode transferi-la para o quarto.

cômoda para quarto de bebê

5 dicas de decoração para te inspirar

Agora que você já sabe que planejamento é importante, qual a ordem de decoração e quais os móveis indispensáveis para o quartinho do neném, vamos ao que interessa! Veja algumas ideias de decoração que podem te inspirar.

Cores

Já se foi o tempo de que quarto de menina era sempre rosa e de menino azul. Essas cores ainda continuam sendo usadas, mas os tons pastéis e neutros são os que estão em alta, como o amarelo, verde, bege e cinza.

Esses tons mais claros e neutros são os ideais para o ambiente, já que cores muito vibrantes como o vermelho ou o laranja podem acabar fazendo com que o bebê fique mais inquieto e até com dificuldades para pegar no sono.

Além da cor na parede, você também pode usar papel de parede para decorar o cômodo. Uma dica, tanto na escolha da tinta quanto do papel, é optar por opções laváveis e atóxicas, para que o cheiro não cause alergia no neném. A facilidade de remover a sujeira é outra vantagem de escolher opções laváveis.

Se quiser saber um pouco mais sobre os tipos de papel de parede e qual o mais indicado para cada situação, temos um post aqui no blog ideal para você se inspirar! .

papel de parede para quarto de bebês

Tema

Escolher um tema para decorar o quartinho pode te ajudar no momento das compras, assim você acerta na harmonia das tonalidades e das cores.

Um dos temas mais procurados nos últimos tempos é o safari ou com temáticas de bichinhos. Além de ser super fofo, pode ser usado tanto para meninas, quanto para meninos. Os temas minimalistas também são outra ótima aposta, com as pinturas e motivos de chevron e outras formas geométricas.

Mas também tem aqueles temas mais tradicionais e que nunca saem de moda, como bailarinas, dinossauros, astronautas e princesas. Basta usar e abusar da sua criatividade!

quarto de bebê minimalista

Nichos e prateleiras

Os nichos e prateleiras são ótimos para otimizar o espaço, já que exercem a mesma função de uma estante, mas ficam suspensos e não atrapalham a passagem e a circulação no quarto. Além disso, eles também funcionam para organizar e decorar.

As prateleiras assimétricas e os nichos, de vários tamanhos e diferentes alturas, funcionam muito bem para preencher a parede. Para dar um toque mais especial à decoração, aproveite e coloque alguns brinquedos do neném em cima, para decorar.

móveis funcionais para quarto de bebês

Cortinas e tapetes

As cortinas e tapetes também exercem sua função e decoram o ambiente, além de serem uma alternativa não tão cara. A cortina é ótima para bloquear a luz direta do sol no ambiente e o tapete será bastante usado quando o bebê estiver na fase de engatinhar, assim ele não tem contato direto com o chão.

Mas lembre-se, é muito importante lavar o tapete e a cortina com frequência para que não acumulem pó e poeira.

cortinas e tapetes para quarto de bebê

Abajur

Para que o neném não durma em um quarto totalmente escuro, o abajur ou uma luminária com uma luz suave são uma ótima alternativa e ainda decora o quarto. O modelo e o tamanho podem ser escolhidos de acordo com o seu gosto pessoal, mas é importante que a lâmpada seja amarela, já que acalma mais o neném.

Com pequenos detalhes decorativos, como escolha da cor e nichos, alguns móveis e um pouco de criatividade é possível montar um quartinho lindo, seguro e funcional para o seu bebê.

luminárias decorativas para quarto de bebê

Gostou das dicas? Então, aproveite também para ler o nosso conteúdo com dicas para decorar cada cômodo da casa. Até o próximo post!