fbpx
Post

Decoração de sala de jantar: dicas para você se inspirar!

Sala de jantar com mesa regular de dez lugares

Ter uma boa decoração de sala de jantar influencia, diretamente, a hora da alimentação, aquela reunião entre família ou amigos, compartilhando de um momento de interação e carinho, consequentemente melhorando o convívio e fortalecendo os laços.

Mas como fazer a decoração? Há muitas pessoas que possuem esse espaço em casa, entretanto não o decoraram, muitas vezes, por falta de ideias. E é aqui que a Carioca de Cor entra!

No post de hoje, vamos dar dicas super incríveis de diferentes objetos para adornar esse espaço tão especial e necessário. Se você ama decorar, assim como nós, vai adorar as sugestões. Pronta? Vamos lá!

Sala de jantar: união e harmonia para a família!

O momento da alimentação é algo sagrado, valorizado por muitas eras, justamente porque é nessa hora que os membros da família se unem para compartilhar uma refeição, além de interagir, o que fortalece os laços, principalmente porque, hoje em dia, com as tarefas da rotina, pode ser difícil parar, sentar e conversar.

E para ser algo ainda mais agradável, é necessário uma boa decoração, tanto em enfeites quanto mobiliários confortáveis. Seja em espaços grandes ou pequenos, é super possível usar itens para deixar o ambiente bem funcional e encantador.

Por isso, aposte em objetos que vão combinar perfeitamente com os seus gostos e que vão transformar o espaço em algo digno de inspiração.

Sala de jantar com mesa redonda ao centro

Mesas e cadeiras

Esses são os móveis mais importantes, já que sem eles não há como fazer uma refeição, não é mesmo? Na hora de escolher, seja para comprar separadamente ou em conjuntos, é importante ter em mente que o nível de conforto deve ser alto, além disso, é preciso pensar em um tamanho que se encaixe perfeitamente no ambiente.

Em uma sala de jantar pequena, as mesas retangulares e quadradas são uma ótima opção, pois se encaixam bem nessa área, além de serem super práticas se vocês desejarem colocá-las encostadas em alguma parede, por exemplo.

Mesas ovais ou redondas são perfeitas para espaços bem grandes, onde a otimização desse não é tão importante, e sim a estética. Além disso, elas comportam mais pessoas, dependendo de seu diâmetro.

De madeira, vidro ou mármore, elas são imprescindíveis, não é? Por isso, escolha uma linda toalha de mesa e deixe tudo ainda mais acolhedor e elegante!

E na hora da escolha de cadeiras para sala de jantar, existe uma ampla gama de modelos estofados, em suede e couro, ou lisos. Sua preferência é que vai ditar a escolha, e não se esqueça que elas devem combinar com a mesa!

Sala de jantar iluminada, com mesa de oito lugares, retangular ao centro

Para pendurar na parede

Existem muitos artigos que ficam perfeitos quando alocados nas extremidades do cômodo, não é? Há muitos itens de decoração de parede para sala de jantar, são tantas opções que fica até difícil escolher!

As placas decorativas e os quadros são incríveis para trazer mais charme e cor a qualquer lugar, e são muito práticos de usar. Dependendo do tamanho, não há necessidade de furar a parede para pendurá-los, já que uma boa fita dupla-face resolve o problema com eficiência.

Há modelos de plaquinhas que têm frases super fofas e despojadas, excelentes para deixar tudo mais descontraído. Mas se você quer um espaço mais moderno e sofisticado, quadros oferecem tudo isso e muito mais. Opte por padronagens mais geométricas para passar um ar mais clean.

Espaço de uma sala de jantar com aparador

Luminárias, castiçais e lanternas

Por ser um ambiente que deve proporcionar uma visibilidade clara, é imprescindível acertar na escolha de uma iluminação que tenha qualidade, promovendo o aconchego sem abrir mão de sua funcionalidade.

Se a sua intenção é criar um ambiente com aparência mais rústica, as lanternas são ideais. Invista em modelos que tenham grande quantidade de cores neutras e que sejam feitos de metais. Peças com detalhes de madeira também dão muito certo!

Agora, quem é adepta à modernidade, a decoração de uma sala de jantar moderna pode ter castiçais incluídos, por exemplo. Existem modelos feitos de metal que vem em conjuntos, comportando velas grandes, cromados em ouro, prata e rosé deixam tudo mais sofisticado.

Castiçais de vidro com velas

Centros de mesa

Esses objetos são incríveis para trazer ainda mais charme aos móveis, principalmente porque são variados em tamanhos e formatos, o que contribui para que qualquer outro item, como alimentos e velas, sejam sobrepostos a eles.

Experimente colocar, em cima do seu centro de mesa ou bandeja, um vasinho pequeno com flores e algumas taças decorativas. Sua mesa vai ficar maravilhosa!

Espaço divido com cozinha e sala de jantar, com decoração em branco

Vasos de flores e estátuas

Quem não ama plantinhas, não é? Com flores ou apenas folhagens, elas deixam tudo mais rico em cores, aproximando-nos da natureza, trazendo vivacidade para o ambiente. Por isso, elas ficam bem em qualquer lugar, basta escolher o tamanho e o tipo certo, além de um vaso que a valorize, é claro.

Aquelas estátuas pequenas, que podem ser chamadas de peças decorativas, são ótimas para deixar tudo mais elegante. Geralmente, são feitas de porcelana ou vidro e se encaixam perfeitamente em qualquer estilo.

Além disso, esses itens ficam ótimos em aparadores. São móveis bem práticos, alguns até com gavetas que você pode usar para guardar os talheres e o jogo de jantar. Coloque esse móvel em uma extremidade e as peças em cima. Você pode aproveitar e colocar um espelho acima, fica bem moderno.

Sala de jantar com mesa retangular e aparador

Seguindo essas dicas, sua sala de jantar ficará moderna e incrível, além de super funcional, ideal para que você, sua família e amigos aproveitem o momento tão gostoso que é o de partilhar refeições.

E para combinar com o assunto, quer saber sobre como organizar uma cozinha? Então, acompanhe nosso conteúdo super especial e completo. Lá, ensinamos tudo para você deixar o cômodo bem confortável e estiloso! Até o próximo post!