fbpx
Dicas de organização

5 dicas de como organizar temperos na cozinha de forma prática!

dicas para organizar temperos na cozinha

Aquela comida preparada em casa, com todo amor e carinho, pode ficar ainda mais gostosa e saborosa com o uso de alguns temperos e condimentos, como a páprica ou a pimenta do reino. No entanto, um dos dilemas de quem ama tempero é a quantidade de saquinhos embalados espalhados pelo armário.

Se você não aguenta mais os saquinhos e não sabe como organizar temperos na cozinha, esse conteúdo é para você!

Pode até parecer besteira, mas manter os temperos em potes padronizados fazem toda a diferença, não só na conservação dos produtos e praticidade para cozinhar, como também na organização da cozinha de maneira prática e funcional.

Com algumas dicas simples e um pouco de criatividade é possível manter todos os seus condimentos organizados, em um só lugar e sempre a mão!

Porque optar por potes de vidro?

Talvez você já tenha reparado que os potes de vidro são os mais usados e isso tem uma explicação que vai muito além da estética. O vidro é um material que oferece mais segurança, já que é livre de substâncias que fazem mal à saúde e também de materiais tóxicos.

A grande maioria dos recipientes de plástico, como potes e vasilhas, contam com o bisfenol A, também conhecido como BPA em sua composição. Esse componente é um grande vilão e alguns estudos apontam que ele pode causar câncer, alterações hormonais e problemas cardíacos.

Além de não causarem problemas à saúde e conservarem os condimentos com muito mais eficiência, os potes de vidro também são uma opção sustentável, já que embalagens de geléias ou até mesmo de azeitonas podem ser reaproveitadas para acondicionar temperos.

A lavagem deles é muito simples, podendo ser feita apenas com água e detergente. E além disso, eles não mancham internamente e não ficam com o cheiro.

Outra grande vantagem dos recipientes de vidro é que eles tem corpo transparente, facilitando a identificação do conteúdo e com eles, é possível acompanhar se o tempero já está acabando e precisa ser reposto.

Conservação dos temperos

Para que os temperos tenham uma maior durabilidade é necessário tomar alguns cuidados com a escolha do local em que eles ficarão, justamente para não perder as suas propriedades.

O mais indicado é acondicioná-los em um local fresco, longe da umidade e calor. Por isso, evite deixar os potes ao lado do fogão, em contato direto com a luz do sol e também dentro da geladeira, assim não corre o risco de alterar o sabor.

Outra dica que também fará toda a diferença é em relação a tampa dos potes. Seja ela de rosquear, com fechamento hermético ou até mesmo com rolha, o ideal é que os recipientes estejam sempre bem vedados para que não ocorra contaminação.

Também é muito importante que os potes sejam identificados com etiquetas, assim você não correrá o risco de trocar os temperos durante o uso e acabar mudando completamente o sabor da sua receita. Colocar também a data de validade na etiqueta te ajudará a saber se aquele tempero ainda está bom ou não.

Rotular os potes é algo simples e é possível fazê-lo de diversas maneiras. Se você costuma comprar os condimentos em saquinhos plásticos, é possível cortar o nome do tempero da embalagem e também o prazo de validade e colar com fita adesiva transparente no pote.

Mas você também pode escrever diretamente no vidro com caneta permanente ou usar etiquetas de papel adesivo e escrever com giz ou caneta branca permanente.

A identificação do rótulo pode ser feita tanto na lateral, quanto na tampa do pote e isso vai depender da forma e do local em que eles serão guardados. Mas o ideal é que as etiquetas estejam sempre em um local visível e de fácil identificação.

5 dicas de organização dos temperos

Agora que você já sabe que o ideal é colocar os condimentos em potes de vidro, bem vedados e identificados e também evitar que fiquem próximos ao fogão ou dentro na geladeira, vamos te dar algumas ideias de locais para colocar os seus potes de temperos.

Porta temperos

Se você não costuma consumir muitos produtos que venham armazenados em potes de vidro, uma boa opção é investir nos kits de porta temperos. Além dos potes padronizados, eles também contam com suportes para que fique tudo organizado e fácil de encontrar.

São variadas as opções de jogos de porta temperos, como os de bancada ou os suspensos e você pode escolher a opção que melhor se adapta à decoração da sua cozinha e ao tamanho do espaço.

Se você quiser saber um pouco mais sobre como decorar pequenos espaços de cozinha, temos um conteúdo bem legal aqui no blog que pode te ajudar.

porta temperos

Prateleiras

Para cozinhas com bancadas pequenas, uma excelente opção para otimizar o espaço e deixar tudo organizado e sempre à vista são as prateleiras. Como os potes de temperos não costumam ser muito grandes, as prateleiras canaletas são as mais indicadas.

Você pode fazer a instalação na parede ou até mesmo na lateral do armário, assim tudo ficará suspenso, liberando espaço na bancada. A quantidade de prateleiras vai de acordo com a quantidade de potes de temperos que você tem. Então, a instalação deve ser feita de acordo com a necessidade.

Se forem poucos potes, uma só basta, mas se forem muitos, duas ou três podem ser a melhor opção.

Também é possível fazer prateleiras com caixotes de madeira reaproveitados. Além de contribuir com o meio ambiente, a sua cozinha também ficará com um visual mais rústico e cheio de estilo.

prateleira com temperos

Bandejas

Outra boa maneira de deixar todos os potes organizados em um só lugar é usando bandejas. Há modelos lindos que cumprirão tanto a necessidade de organização como também servirão para compor a decoração.

É possível colocar a bandeja em cima da bancada, dentro do armário da cozinha ou até mesmo em uma gaveta.

bandeja para guardar temperos

Gaveta

Se tiver com alguma gaveta sobrando, ela também poderá ser um bom lugar para deixar todos os potes organizados e fáceis de pegar. Dependendo do tamanho da gaveta, é possível deixar as embalagens diretamente dentro dela ou em uma bandeja que caiba no espaço.

Para facilitar a identificação de qual tempero é o que, coloque os rótulos nas tampas dos potes.

gaveta para guardar temperos

Suporte de bolo

Sabe aquele suporte de bolo, também conhecido como boleira, que está guardado no fundo do armário e só é usado em aniversários e ocasiões especiais? Ele pode ser uma boa opção para deixar os seus temperos arrumados na bancada e ainda decorar a sua cozinha com muito charme.

Para usar não tem muito mistério, é só escolher o local em que ele ficará e colocar os potes em cima deixando mais a frente os temperos que costumam ser usados diariamente ou com maior frequência.

suporte para guardar temperos

Parede de imã

Outra ideia super criativa e que também ajuda a otimizar o espaço são as chapas imantadas. Elas podem ser instaladas na parede da cozinha. Os potes com imãs já podem ser comprados prontos ou você pode fazer em casa, colando imãs na base ou na tampa.

Também é possível colocar os potes com imãs na lateral da geladeira. Assim você deixa as superfícies livres para o uso e ocupa espaços verticais e suspensos.

parede de imas para guardar temperos

Viu só como com um pouco de criatividade é possível deixar os seus temperos sempre à mão na hora de usar e também manter a cozinha organizada e com tudo em ordem?

Gostou das dicas? Então, não deixe de conferir o nosso conteúdo com dicas infalíveis para arrumar a mala de maneira prática. Até o próximo post!