fbpx
Decoração

Dicas para quem planeja montar um cantinho do café bem decorado

dica para planejar o cantinho do café

Já passou da hora de tirar do papel os seus planos de ter um cantinho do café especial dentro de casa, você não acha? Para quem é amante da bebida e valoriza os momentos especiais que um café da manhã ou da tarde proporciona, ter um cantinho reservado especialmente para ele é um adicional e tanto na decoração!

Mas se você já tentou criar o seu cantinho e teve dificuldades, pois não sabia o que colocar, onde colocar e como decorar, saiba que isso é muito comum e não há motivos para se preocupar. A Carioca de Cor te ajuda neste post com tudo o que você precisa para criar o cantinho do café de seu jeito, olha só:

Afinal, o que colocar no cantinho do café?

Pense em tudo o que você precisa para tomar um bom café: sua garrafa de café ou cafeteira elétrica, cápsulas de café se for o caso, xícaras, açúcar ou adoçante, algumas colherinhas e, quem sabe, uma bomboniere com alguns biscoitos.

O cantinho do café, como o próprio nome já diz, é para ser um espaço pequeno e reservado. Então, não precisa exagerar e criar algo muito carregado com coisas que nem mesmo serão usadas no dia a dia. Escolha o básico: deixe ali somente o que você realmente precisa para apreciar a bebida.

Os itens acima, inclusive, são uma sugestão – se você achar que não há necessidade de algum deles, ouça sua intuição e deixe-os de fora da sua lista. O importante é criar algo que faça sentido para você e para a rotina da sua casa.

E onde colocar o cantinho do café?

Não existe regra! Há quem prefira criar o seu cantinho do café na sala ou nos corredores, enquanto outras pessoas acham que o melhor mesmo é fazer o cantinho do café na cozinha. No fim das contas, você mais uma vez precisa escolher algo que faça sentido para a rotina da sua casa.

Mas uma coisa que não dá para negar é que esse cantinho decorado pode dar aquele up em espaços que não são tão valorizados. Por isso, que tal dar uma estudada na sua casa e ver se não existem ambientes que se beneficiariam dessa mudança?

Inclusive, temos um post aqui no blog com dicas para quem quer decorar os corredores da casa, que podem te ajudar também!

Você pode fugir do convencional e criar o seu cantinho do café em lugares mal aproveitados, como o espaço embaixo da escada ou aquela parede esquecida no escritório. Solte a imaginação e coloque a sua veia decoradora para trabalhar!

5 dicas para acertar na decoração

Já definiu o lugar onde seu cantinho do café ficará dentro de casa e o que você trará para deixá-lo completo? Então está na hora de decorá-lo para torná-lo ainda mais especial. Esse é um passo importante, pois uma decoração mal feita pode ter os efeitos contrários do que a gente espera ao criar um espaço tão importante assim dentro de casa.

Por isso, separamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar nesse processo:

1. Aposte no estilo rústico

O cantinho do café combina muuuuito com o estilo de decoração rústico, que é aquele em que a madeira domina. Essa decoração tem a capacidade de nos remeter ao aconchego e conforto que sentimos em casa, ainda mais se você é daquelas pessoas que se sente mais tranquila no campo.

Por isso, uma boa ideia é apostar em móveis que deixem a madeira rústica em evidência. Pode ser sua bancada, a bandeja ou algumas prateleiras acima do seu cantinho. Uma grande tendência, que muita gente adora, é reutilizar caixas de frutas na decoração. Elas podem ser usadas para criar nichos, prateleiras e outros objetos decorativos.

Se feita com cuidado, a decoração rústica sempre tem um resultado apaixonante!

cantinho do café estilo rústico

2. O estilo industrial também é uma opção

Outro estilo de decoração que ganhou o coração de muita gente nos últimos tempos é o estilo industrial. Nele, elementos como as paredes de concreto queimado, móveis de madeira e de ferro e prateleiras feitas com cano PVC ganham espaço.

Por isso, se o que combina mais com você e com sua casa são decorações bastante contemporâneas, escolher pelo estilo industrial é uma ótima ideia.

Móveis nesse estilo é o que não falta no mercado: você pode comprar aparadores, prateleiras, nichos e mesinhas de estilo industrial em quase todas as lojas de móveis. É possível, também, pedir a um marceneiro que crie um móvel do seu jeito ou – por que não? – você mesma criar suas peças. Sites como o Pinterest estão cheios de inspirações!

cantinho do café estilo industrial

3. Invista nas peças certas

O seu cantinho do café será um ponto em evidência na decoração, pois chamará a atenção do espaço para si. Por esse motivo, nada de colocar ali utensílios que não contribuam para a beleza do espaço, ok?

Pense bem: é muito melhor colocar ali xícaras bonitas e bem cuidadas do que aquela louça lascada e manchada que você tem há muito tempo, não é mesmo?

A louça que será exposta no seu cantinho do café merece tanta atenção quanto os móveis e a decoração do espaço. Ela também é parte da construção do cantinho do café do jeito que você sempre sonhou. Então, talvez seja o caso de investir em conjuntos de louças novas e que harmonizem bem com o cantinho que você está criando.

conjunto de louças para café

4. Otimize o espaço

Para criar algo compacto, do jeito que o cantinho do café tem que ser, é essencial otimizar o espaço. Afinal, se você criar algo muito grande e espalhafatoso não poderemos chamar seu espaço de “cantinho”, não é mesmo?

Uma ótima forma de fazer isso é utilizando ganchos e prateleiras que permitam deixar suas xícaras e outros utensílios suspensos. Além de fazer um bom aproveitamento do espaço pequeno, seu visual fica muito bonito e ordenado.

Além disso, caso tenha trazido para seu espaço potinhos de açúcar e biscoitos, por exemplo, prefira sempre por objetos pequenos e compactos.

cantinho do café decorado

5. Complete com os detalhes especiais

Por fim, para deixar o seu cantinho do café ainda mais especial, você pode investir em peças de decoração que falem com o coração de quem passar por ali. Podem ser quadrinhos, retratos, letreiros de parede, quadros de giz com mensagens inspiradoras ou até mesmo guardanapos feitos à mão, que carregam o carinho em cada centímetro!

Deixe que seu coração fale mais alto e decore seu cantinho do jeito que você quiser. Nossa dica é somente se policiar para não deixá-lo carregado de informações. Algumas vezes, menos é mais!

Seguindo todas as dicas encontradas por aqui, você já está pronta para arregaçar as mangas, trocar alguns móveis de lugar e começar a criar seu próprio cantinho do café! Se nesse processo você tiver novas ideias, que tal deixá-las aqui nos comentários desse post? Vamos adorar receber as suas dicas também!

E agora que leu até o final, sugerimos que leia também o nosso post com dicas para fazer uma mesa posta linda para o café da manhã pois temos certeza que você vai gostar também. Até lá!