fbpx
Decoração

Diferenças entre porcelana e cerâmica e qual a melhor

Está em dúvida entre louças de cerâmica ou porcelana para completar ou até mesmo renovar sua prataria? Preparamos um guia que vai te ajudar a escolher a peça ideal para dar um toque de sofisticação na sua estante e mais aconchego no seu chá da tarde com as amigas.

Todos sabemos que um bom jogo de mesa faz toda a diferença na hora do jantar ou mesmo na decoração do ambiente. O mercado está recheado de opções com diversos tamanhos, preços e, principalmente, materiais. Neste guia vamos explicar a diferença entre louças de cerâmica e porcelana e qual a utilidade de cada uma.

Vale lembrar que o termo louça é usado para se referir a objetos domésticos, feitos a partir de materiais como argila, quartzo, caulim, etc. Com esse conceito em mente podemos partir para o primeiro item.

Utensílios de cerâmica: história e seus atributos

As louças de cerâmica são peças históricas usadas pela humanidade desde a descoberta do fogo. Sua composição é basicamente uma mistura de minerais simples (argila) que, misturados com água, ficam facilmente maleáveis e podem dar forma a inúmeras peças. Vasos, louças, pisos e estátuas são alguns exemplos.

Essas peças são queimadas a uma temperatura de no mínimo 400°, podendo chegar a até 1000°, dependendo do segmento. O resultado é uma peça resistente e pesada, com um baixo custo de produção.

Vantagens e desvantagens da cerâmica

Devido a sua produção mais simplificada (somente uma queima) e uma composição que não possui elementos muito raros, a cerâmica se torna atrativa pelo preço, sendo usada principalmente em construções e decorações.

Ela também não sofre alteração com a luz do sol e isso, relacionado a sua facilidade de moldagem, torna a cerâmica um material perfeito para estátuas e pisos de jardim. Depois de queimada, ela adquire um tom de marrom claro que pode ser pintado e personalizado.

A argila, principal composto da cerâmica, pode ser facilmente manuseada, e por esse motivo é o hobby de muita gente. Também é perfeita para desenvolver a criatividade das crianças, graças a sua facilidade de manuseio.

Mas como nem tudo são flores, precisamos citar alguns aspectos negativos da cerâmica. Por causa da queima mais simples em relação à porcelana, a cerâmica não perde toda a água química da composição. Isso faz com que o objeto fique mais poroso e pesado, além de apresentar riscos com o uso contínuo de talheres.

Outro fator não muito interessante é a absorção da água. Devido à porosidade, a cerâmica tem uma taxa de absorção entre 6 e 15%, e isso faz com que ela suje com mais facilidade.

É triste eu sei, mas com um pouco de cuidado suas peças de cerâmica podem durar muito tempo. No final do post daremos algumas dicas para prolongar a beleza dessas louças tão queridas. Acompanhe!

Porcelana: beleza em cada detalhe

Agora vamos falar sobre a queridinha das casas, a porcelana. Há um consenso geral que esse material tenha sido descoberto na China entre 618 e 907, na dinastia Tang. A história diz que um forno usado para queimar cerâmica acabou ultrapassando a temperatura ideal e deu origens às primeiras peças, que se diferenciam do antecessor em vários aspectos. A começar pela composição.

A porcelana tem em sua matéria prima alguns minerais puros como o quartzo, o caulim e o feldspato, que aumentam consideravelmente a qualidade do produto final. Esses ingredientes dão ao produto um aspecto brilhante e um tom de branco encantador, além de uma alta resistência.

Além disso, a porcelana passa por duas queimas rigorosas, a primeira entorno de 800° e a segunda precisa ser no mínimo acima de 1300°. Isso retira quase 100% da água presente na fórmula, deixando a louça com uma taxa de absorção de quase zero. Assim o material se torna impermeável, facilitando a limpeza.

Vantagens e desvantagens da porcelana

A porcelana é, sem dúvidas, um dos melhores utensílios de cozinha. Seu processo de criação pode envolver até mesmo uma terceira queima para fixação da tinta, Isso faz com que a louça de porcelana seja ao mesmo tempo, resistente e delicada.

Isso quer dizer que o material fica mais resistente, principalmente ao calor, sendo perfeito para o uso em micro-ondas e fornos, mas sem perder aquele aspecto vítreo e translúcido. Legal né?

A porcelana com certeza tem muitas qualidades, e todas essas características positivas aumentam consideravelmente o preço dela no mercado. Por isso, a desvantagem que listamos é que, se você busca por algo para o dia a dia, por um custo benefício melhor, essa não será a sua opção.

Vale considerar também o valor artístico desse material, que já é um símbolo de tradição e está presente até mesmo na mesa da rainha Elizabeth.

Sendo assim, as louças de porcelana acabam se tornando um item que agrega valor, principalmente em uma mesa posta e em um brunch.

Ainda na dúvida? Confira mais algumas dicas para escolher a melhor prataria.

Qual devo comprar?

Agora que você sabe todas as características positivas e negativas de cada material, está na hora de considerar tudo para fazer a compra ideal.

Objetos de porcelana são, sem dúvidas, um ótimo investimento. A qualidade do material aliada à sofisticação dessas peças vale cada centavo. Além disso, elas são de fácil reposição.

Por serem totalmente brancas, não é necessário comprar todo o conjunto quando uma louça quebrar. Mas você também pode encontrar algumas versões de porcelana decorada que são simplesmente incríveis.

Já as louças de cerâmica, são mais pesadas e riscam com maior facilidade conforme o uso. Porém, há diversos modelos lindos, com detalhes repletos de charme e beleza. Por isso, invista nas louças de cerâmica quando quiser fazer um café esporádico e mais intimista.

Cuidados simples que fazem a diferença

Se você chegou até aqui é porque gosta muito de louças, não importa o material. Aqui vão algumas dicas para te ajudar a manter essas peças preservadas e higiênicas:

  • Se for empilhar muitos pratos, coloque um pano ou um papel toalha entre eles para evitar riscos;
  • Use um detergente neutro para lavar suas louças, e nada de passar o lado áspero da esponja;
  • Não coloque a louça em contato direto com o fogo, isso pode prejudicar sua pintura;
  • Para remover riscos causados por talheres, basta esfregar a peça com uma esponja e bicarbonato;
  • Tire a poeira periodicamente com um pano de microfibra seco.

Ah, e não esquece de conferir a loja da Carioca de Cor, lá você vai encontrar decorações, louças e várias outros artigos, tanto em cerâmica quanto em porcelana. Vale a pena conferir.

Obrigado por estar conosco, fique com o post sobre tipos de prato para ter em casa e até o próximo <3