fbpx
Post

Eco-friendly: o que é e como adotar esse estilo de vida!

eco friendly como adotar

Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com o meio ambiente e em busca de soluções que possam diminuir ou amenizar os impactos ambientais. Ser eco-friendly é uma maneira de contribuir com esses impactos, mudar a relação com o consumo e otimizar o estilo de vida visando o bem coletivo e do planeta.

A prova dessa preocupação está refletida em uma pesquisa realizada entre junho de 2019 e maio de 2020 pelo Mercado Livre, empresa pioneira no segmento do e-commerce. Na América Latina a procura por produtos sustentáveis e eco-friendly cresceu 55%.

Somente o Brasil representa 1,4 milhão de consumidores preocupados com o meio ambiente. Isso se reflete também nas empresas que tiveram um aumento considerável de oferta desse tipo de produto, com um crescimento de 198% entre 2017 e 2020.

Mas afinal de contas, o que é ser eco-friendly e como esses hábitos podem ajudar a mudar o mundo? Logo abaixo explicamos todo o conceito!

Eco-friendly e o consumo consciente

O termo eco-friendly foi criado como uma forma de conscientizar pessoas e empresas sobre os impactos ambientais e foi após a sua disseminação que grandes fábricas e indústrias começaram a tomar iniciativas para reduzir esses impactos visando uma maior responsabilidade social.

Este termo vem do inglês, em tradução literal seria algo como “amigo do meio ambiente” ou “amigável ao meio ambiente”. Mas na prática, eco-friendly é uma forma de não causar danos ou reduzir os impactos socioambientais.

Aqui no Brasil o termo tornou-se um conceito mais amplo e está relacionado à sustentabilidade, ecologia e também ao consumo consciente. Inclusive, de acordo com um estudo feito pela Voltage, o consumo consciente é uma das maneiras mais responsáveis de diminuir não só o impacto ao meio ambiente, mas também nos âmbitos econômicos e sociais.

Consumir de maneira consciente não quer dizer para de comprar e sim comprar somente o necessário e se preocupar com o processo de produção e a origem daquele produto. Isso pode ser aplicado na alimentação, vestuário, higiene e muito outros segmentos.

Mas ser eco-friendly vai muito além disso, é tentar produzir menos lixo e fazer a coleta seletiva para separar o que pode ser reciclado e o que é orgânico. É trocar os alimentos industrializados por comidas de verdade e feitas em casa. É economizar água e energia, reduzir o uso de sacolas plásticas e produtos descartáveis e outras medidas que podem ser implementadas nos hábitos familiares.

Atitudes sustentáveis e eco-friendly

Se você se interessou pelo estilo de vida eco-friendly e no quanto ele pode ajudar a reduzir os impactos no meio ambiente, mas não sabe por onde começar, preparamos uma lista com algumas atitudes simples que podem ser colocadas em prática no seu dia a dia até que se tornem um hábito.

Diminua o consumo de carne

Uma boa maneira de ter um estilo de vida mais eco-friendly é tentando reduzir o consumo de carne. Uma vez na semana pode ajudar bastante, inclusive existe a campanha mundial “Segunda sem carne” e sempre às segundas-feiras os seus adeptos trocam as carnes de origem animal por outros tipos de comida.

Diminuir esse consumo é uma maneira de ajudar a evitar a emissão de gases que causam o aquecimento global, o desmatamento de florestas e o gasto excessivo de água usada nos processos de produção.

Além disso, é também uma maneira de comer mais verduras, legumes e fibras, alimentos que muitas vezes são deixados de lado.

como montar um prato segunda sem carne

Dê preferência aos orgânicos

Diminuir o consumo de carne nos leva a outra atitude da nossa lista, afinal de contas, comer mais frutas, verduras e legumes acaba se tornando parte dos nossos hábitos diários. Dê preferência para os alimentos orgânicos.

Esse tipo de alimento não faz uso de agrotóxicos na produção e essa também é outra maneira de evitar a poluição e a contaminação da água e do solo.

Outra boa maneira de consumir produtos de qualidade é criando a sua própria horta no apartamento ou em casa, inclusive temos um post aqui no blog com algumas dicas de como tornar isso possível.

produtos orgânicos

Compre de produtores locais

A produção local tende a ser muito mais sustentável e preocupada com os impactos gerados ao meio ambiente do que das grandes indústrias. No caso da alimentação, os produtos costumam ter uma qualidade e um sabor muito mais realçado.

Essa compra local também vale para outros aspectos como vestuário e até mesmo higiene e beleza. Além de adquirir produtos de qualidade produzidos em baixa escala, essa também é uma maneira de movimentar a economia local e ajudar o pequeno produtor.

pequenos produtores

Evite o uso de descartáveis

Os produtos descartáveis foram criados com o objetivo de dar mais praticidade a vida das pessoas, entretanto, por serem usados apenas uma única vez e descartados no lixo acabam acumulando e poluindo o meio ambiente, já que que muitos demoram mais de 100 anos para se decompor na natureza.

Só no Brasil, de acordo com a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos) o uso diário de copos descartáveis é estimado em mais ou menos 720 milhões de unidades, que juntas equivalem a cerca de 1500 toneladas de resíduos, isso tudo em um único dia.

Uma boa maneira de evitar isso é trocar o copo descartável para tomar água ou café no trabalho por um copo, garrafa ou xícara de uso contínuo. Hoje em dia há uma grande quantidade de produtos eco-friendly, que além de reaproveitáveis são uns mimos em seu design!

Para quem costuma fazer refeições rápidas na rua, andar na bolsa com os seus talheres já contribui bastante para essa redução também. O mesmo vale para os canudinhos de plástico que podem ser substituídos pelos de metal ou simplesmente abolidos.

copo dobrável reutilizável

Faça coleta seletiva do lixo

Separar o lixo também é uma forma de cuidar do planeta. Para quem não tem o costume, o início pode parecer um pouco complicado, mas só de realizar a separação você já evita a poluição e ainda contribui para a reciclagem.

Uma boa maneira de fazer essa separação é contar com três reservatórios de lixo, para facilitar eles podem ser separados por cores, assim você consegue saber onde colocar os recicláveis, os orgânicos e os não recicláveis. Potes de vidro podem ser lavados e usados novamente para armazenar outros alimentos.

Uma boa sugestão para reaproveitar o lixo orgânico, como cascas de ovo, é fazendo compostagem.

coleta seletiva de lixo

Troque ou reutilize

Uma excelente maneira de fazer o consumo consciente é trocando ou reutilizando alguns produtos. Roupas e sapatos são um ótimo exemplo disso. O que não te serve mais e ainda está em bom estado de conservação pode continuar o ciclo vestindo outra pessoa. Uma boa maneira de realizar essas trocas são os bazares.

A reutilização pode ser feita dando novos usos para algo que está parado em casa, por exemplo, um móvel quebrado que parece não ter mais serventia pode tornar-se prateleiras.

lápis de cores organizados

Use ecobags

Outra ótima maneira de reduzir o uso de plástico é usando ecobags, aquelas sacolas que podem ser feitas de pano ou outros materiais. Elas são ótimas para serem levadas aos supermercados ou feiras para carregar as compras São super funcionais e evitam levar para casa uma grande quantidade de sacolas plásticas.

eco bag

Podem até parecer pequenas atitudes, mas se cada um faz a sua parte, essas ações têm o enorme poder de evitar poluição e outros problemas graves ao meio ambiente. Ser eco-friendly é isso, é se preocupar com o que consome e como consome para evitar os impactos.

Aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre plantas e veja quais são as 15 melhores espécies para cultivar na sala. Até o próximo post, semanalmente trazemos dicas do coração sobre decoração e estilo de vida!