fbpx
Dicas de organização

Entenda de uma vez por todas os diferentes tipos de taça!

entenda as diferenças de taças

Como você bem sabe, existem diversos tipos de taças, cada uma ideal para diferentes bebidas. Diante dessa variedade, é natural que muita gente se perca e não consiga entender muito bem qual é qual. É o seu caso?

Pois esse post é para você! A forma mais fácil de aprender definitivamente a diferenciar os tipos de taças é entendendo o porquê do formato de cada uma delas e quais os seus benefícios. É com isso que o blog da Carioca de Cor vai te ajudar!

Continue a leitura e aprenda com a gente quais são os principais tipos de taça para se ter em casa, para que serve cada uma, além de encontrar respostas para perguntas importantes que muita gente faz, como “quantas taças comprar?” e “como escolher meu conjunto?”. Olha só:

Os 6 tipos de taça que não podem faltar na sua casa

Se você é daquelas pessoas que amam receber convidados em casa – e receber bem! – as taças são artigos que não podem faltar na sua cozinha. Por isso, separamos abaixo os principais tipos que são usados no âmbito residencial mesmo, seja em momentos mais descontraídos ou em verdadeiras ocasiões especiais, como um jantar importante, com a mesa posta completa.

Se identificou com esse segundo cenário? Então indicamos que faça a leitura também do nosso post Aprenda como montar uma mesa de jantar perfeita. As dicas dele com certeza podem te ajudar!

Vamos então aos principais tipos de taça que você deve conhecer:

1. Taça de Champanhe (taça flute)

Dentre os tipos de taças, a taça de champanhe é uma das mais fáceis de identificar. Ela tem um formato estreito, “compridinho” e com o aro menor. Esse formato, claro, tem um motivo de ser: as taças de champanhe são construídas assim para “prender” as bolinhas de gás da bebida.

Com seu formato de flauta, a bebida gasosa é conservada de forma ideal, diferente das outras taças, que possuem um aro bem grande que deixa escapar o gás com pouquíssimo tempo após a bebida ser servida.

Se você costuma receber a família e os amigos em casa para o réveillon, esse tipo de taça com certeza não pode faltar em sua coleção! Confira também nossas dicas e inspirações para a decoração de ano novo e arrase na recepção no dia dessa festa!

taça de champanhe

2. Taça de Vinho Branco

As taças de vinho são bem parecidas entre si pois, no geral, possuem um formato de bojo (o “corpo” da taça, onde a bebida fica armazenada) semelhante. O que muda é o tamanho do bojo, que pode ser maior ou menor.

A taça de vinho branco é a menor entre as de vinho. Isso porque a bebida é melhor apreciada gelada, então, o vinho branco é servido em menores quantidades para permitir que os convidados o apreciem sempre gelado, do jeito que tem que ser!

taça de vinho branco

3. Taça de Vinho Tinto

O vinho tinto é bem marcante por seu aroma e por seu sabor. É o preferido de muita gente e, por isso, uma das bebidas mais consumidas durante uma recepção. Por esse motivo, os tipos de taça específicos para a bebida possuem uma construção maior, que consiga comportar algumas boas doses do vinho.

Uma característica muito importante da taça de vinho é o seu aro mais largo. Ele é assim porque, na hora de levar a taça até a boca para apreciar a bebida, o objeto permite que nosso nariz sinta de perto o aroma do vinho e o aprecie devidamente. Algo que não seria possível se usássemos a taça de champanhe, que tem um bocal bem menorzinho, não é mesmo?

taça de vinho tinto

4. Taças de Água

Numa noite, espera-se que os convidados consumam mais água do que vinho, afinal não queremos ninguém exageradamente embriagado, certo? Por esse motivo, as taças de água são maiores que as outras apresentadas.

A água é essencial para nosso bem estar e, portanto, será a bebida que você mais irá servir em seu jantar!

taças de água

5. Taças de Licor

Se você, sua família e seus amigos gostam de apreciar o licor, esse é outro tipo de taça para em casa! A taça de licor é uma que possui o bojo bem pequenininho, pois a bebida é feita para ser apreciada em pequenas doses, diferente dos vinhos.

taças de licor

6. Taças de Cerveja

Não tem como fugir: nós brasileiros gostamos mesmo de uma boa cerveja! Sabendo disso, não podemos deixar de garantir também as taças específicas para apreciar essa bebida tão amada, presença confirmada em quase todos os nossos eventos sociais.

A taça para cerveja é aquela conhecida como “tulipa”, justamente por ter um formato parecido com o da flor. Essa construção serve para conservar a espuma da cerveja que, além de deixá-la mais charmosa, também ajuda a manter a bebida gelada e no estado ideal para o consumo.

taça de cerveja

E os sucos e refrigerantes, sirvo em qual tipo de taça?

Na realidade você não precisa se preocupar com taças para servir sucos e refrigerantes! Essas bebidas já são apreciadas devidamente nos copos mesmo e, por isso, se você pretende servir essas bebidas para seus convidados (principalmente se tiverem crianças à mesa) o melhor mesmo é se ater ao copo, tudo bem?

Escolha um modelo com um visual charmoso, que combine com as outras peças da sua mesa posta e não tem erro!

Quantas taças devo comprar?

Normalmente, os conjuntos de taça são vendidos com 6 peças. A nossa recomendação é que você garanta dois conjuntos desses, logo, 12 taças de cada tipo. É uma quantidade que pode parecer grande e desnecessária, mas que na prática ajuda muito.

Tendo 12 unidades de cada tipo de taça, você pode atender jantares com grupos pequenos e até grupos maiores. Além disso, é preciso ter em mente que é inevitável as taças se quebrarem eventualmente. Tendo elas em uma boa quantidade, você sempre terá uma a mão para substituir sem dores de cabeça!

Nossa dica: escolha as taças que combinam com seu gosto

Não existe um modelo, com visual específico, que você deve comprar. A sua escolha deve ser guiada por aquilo que você gosta e que combina com o estilo da sua decoração. É possível encontrar taças básicas, lisas, decoradas, cravejadas, coloridas… Ouça seu coração e agrade primeiro à você, sem se importar muito com os seus convidados!

Afinal, esses objetos também passarão uma mensagem importante sobre a hospitalidade da sua casa. Pense nisso!

Para encontrar esses diferentes tipos e escolher suas preferidas, você pode contar com a seleção de taças da Carioca de Cor. Dê uma passada por lá e confira nossos modelos apaixonantes, temos certeza que você vai gostar!