fbpx
Dicas de organização

Fly Lady: Tudo sobre o Método Prático de Organização

Para facilitar na correria do dia a dia trouxemos um métodos que pode facilitar muito a rotina de todos da casa, o método é chamado de fly lady e tem feito o maior sucesso entre as mulheres.

Se você está procurando por formas de arrumar a sua casa de uma maneira mais rápida, prática e super funcional acompanhe o texto de hoje e aprenda tudo sobre essa maneira de organizar em 15 minutos todo o ambiente!

Como surgiu o fly lady?

Manter um lar organizado faz parte da rotina adulta de tarefas domésticas, no entanto, cuidar dos afazeres de uma casa não deve consumir todo o nosso tempo e nem tirar os momentos de autocuidado que já são praticamente escassos.

O método fly lady surgiu como uma alternativa para esse problema, a fim de ajudar as mulheres a organizarem a casa com menos tempo durante a rotina.

Um belo dia, a americana Marla Cilley teve a brilhante ideia de criar um método que visasse otimizar o tempo das mulheres na hora de arrumar a casa. Esse método consiste em uma arrumação que é feita a cada dia da semana, assim, não é preciso ficar o dia inteiro arrumando e organizando a casa, e a partir do momento em que o fly lady se torna parte da sua rotina, o seu dia a dia fica muito mais leve e prático.

Por menor que seja o espaço, os cômodos e móveis ainda precisam de organização, e o objetivo do método Fly Lady é justamente reduzir o nosso tempo de arrumação para apenas 15 minutos.

Como funciona o método fly lady?

O método possui 10 passos e 11 mandamentos. A criadora do método recomenda primeiramente que façamos pelo menos 15 minutos de atividades físicas por dia. Você pode escolher qualquer tipo de exercício ou esporte, e realizá-lo pela manhã, assim, o seu dia inicia com muito mais ânimo e disposição!

O que nos chama muita atenção no método é que os mandamentos não são somente relacionados à arrumação da casa em si, mas também são relacionados à nossa saúde, como podemos ver no exemplo dos exercícios físicos, hidratação e outros momentos de autocuidados.

tabela de método de organização

Passo 1: Desapegue das coisas sem uso

Para eliminar toda a poluição visual da casa é preciso eliminar todos os objetos quebrados ou em desuso, seja de decoração, utensílios ou até mesmo eletrodomésticos que não funcionam mais, ou seja, fazer uma limpeza geral na casa inteira.

A recomendação do fly lady é que você cronometre apenas 15 minutos para fazer esse serviço, pegue um saco de lixo daqueles bem grandes e comece a se desfazer de tudo que não tem mais nenhuma utilidade, nem para você e nem para a sua casa.

A criadora do método também sugere a quantidade de itens que você pode descartar: o desafio é recolher 27 coisas pela casa, como embalagens vazias, papéis jogados pelos cantos, sacolas plásticas e leve direto para o lixo!

O guarda-roupas pode acumular muitos itens em desuso, aposte em uma setorização com caixas organizadoras, para manter o móvel sempre limpo e visual.

É claro que você não precisa seguir à risca, até porque talvez você não encontre tudo isso de coisas que precisam ser jogadas fora. Então, você basicamente precisa se adaptar ao método e encaixar a rotina e arrumação da sua casa nele.

Passo 2: Comece com as pequenas coisas do dia a dia

Deixar a casa arrumada sem muito esforço é o lema do método fly lady, a dica super útil é: crie pequenas rotinas durante o seu dia a dia. É claro que você não precisa arrumar tudo de uma vez só, então, a melhor forma de se adaptar ao método, é começar com as pequenas coisas, bem como a criadora do método diz: arrume com passos de bebê.

Se você não souber como fazer, uma forma muito simples é estipular 15 minutos para realizar uma certa quantidade de tarefas na parte da manhã, por exemplo: ao acordar pela manhã estipule esses minutos para arrumar todo o seu quarto, fazer a sua cama, posta, realizar sua higiene pessoal e organizar o banheiro.

Da mesma forma, você também pode usar esses esquema para a sua rotina da noite, e assim, esses pequenos atos se tornarão hábitos contínuos em sua vida!

Passo 3: Deixe a sua pia brilhando

Um dos passos do método fly lady é literalmente deixar a sua pia brilhando com a receitinha que a criadora do método nos ensina: água fervente e água sanitária. Você precisa tampar o ralo da pia, e deixar essa misturinha agir por alguns minutos, até que toda a sujeira se acumule no fundo da pia. Em seguida, é só esfregar.

Não se esqueça de usar as luvas e mão na massa! Esfregue bem com uma buchinha para a mágica acontecer: a pia vai ficando cada vez mais brilhante. E não acaba por aí, depois desses passos, você precisa limpar o excesso de água sanitária da pia com bicarbonato de sódio.

Coloque uma boa quantidade e esfregue novamente. Por último, Marla Cilley recomenda o uso de um lustra vidros para deixar a pia mais brilhante ainda, e funciona mesmo!

Com essa atividade, você não precisa arrumar toda a bagunça do jantar no dia seguinte, sobrando mais tempo livre para as outras atividades.

Atenção: isso também serve para organização de mesas de escritório, mantendo um ambiente organizado o trabalho fica muito mais fluído.

mulher lavando a pia de louças

Passo 4: Separe os cômodos em zonas

Essa é uma da dicas preciosas de Marla Cilley no método fly lady: separar todos os cômodos da sua casa em zonas de diferentes tipos.

É super simples: defina os quartos como zona 1, os banheiros como zona 2, a varanda e o jardim como zona 3, e separe uma zona para cada dia da semana. Aplique o esquema dos 15min e assim, você terá uma casa sempre organizada de maneira prática e muito funcional.

Ah, separe por post-it as zonas e o dia de limpeza de cada cômodo, dessa forma você será sempre lembrada e não deixa passar!

O principal: seu autocuidado também é importante

Como dissemos anteriormente, o fly lady não possui tarefas apenas para o cuidado com a casa, mas também para o cuidado com você mesma, que é o que mais importa. Assim, você fica mais disposta, mais alegre e determinada para cumprir todas as suas atividades do dia!

E aí, o que achou desse método? Se você gostou, confira no site oficial do fly lady, e lá você vai conferir todos os detalhes e o passo a passo completo para organizar a sua casa! Não deixe também de ficar ligada no blog da Carioca De Cor, para conferir os novos posts que virão por aí.

Que tal dar uma olhadinha em nosso post sobre Decoração vintage: aprenda o que é e monte uma a sua cara?