fbpx
Post

4 dicas para ter sua horta em apartamento: fáceis e práticas!

horta em apartamento 4 dicas para fazer a sua

Já imaginou ter uma horta em apartamento? Pode parecer uma ideia absurda, pois não há espaço externo e, muitas vezes, o seu lar é pequeno, mas você sabia que é possível plantar seus legumes e temperos favoritos dentro de casa?!

Pois é, além de super funcionais, as hortas em casa ganham um lindo papel na decoração, dando um charme especial de natureza e cor para seu apartamento. Com tantas vantagens, você, provavelmente, só está esperando as melhores dicas para fazer uma horta, certo?

Então, acabou a espera: a Carioca De Cor preparou 4 dicas fáceis e práticas para você ter a horta perfeita no seu apê. Prepare-se para transformar seu dia a dia com toques de amor e pitadas de alegria diretos do seu “quintal”. Vamos lá?!

Como fazer uma horta em apartamento: da teoria à prática

Além de muita inspiração, no post de hoje, nossa equipe levantou dicas para você botar a mão na massa, ou melhor, na terra! Além de ideias teóricas, aqui vamos te ensinar a como plantar seus alimentos para que eles cresçam saudáveis e deliciosos. Então, vamos começar do começo?!

Onde montar a sua horta no apartamento: escolhendo o lugar

Antes de comprar as mudinhas ou sementes e os suportes para as plantas, você precisa definir o local em que irá montar a horta em casa. Mas por que não pode ser em qualquer lugar? A gente explica.

Todas as plantas precisam de água, luz e vitaminas para ficarem saudáveis e lindas. Umas necessitam de uma quantidade maior, outras, menor. Por isso, quando o assunto é um local fechado, como os apartamentos, é preciso pensar no espaço em que mais haja luminosidade e calor.

Isso mesmo, o melhor lugar vai ser aquele onde os raios de sol chegam, pois suas plantinhas precisam deles para efetuar a fotossíntese e crescerem fortes. O ideal é que elas recebam, no geral, de 4 a 6 horas de luz e calor por dia – mas pode variar entre as espécies.

Então, certifique-se de que o espaço receba os raios solares da manhã ou do meio para o fim da tarde, quando as temperaturas não estão tão altas. Assim, você tem menos chances de errar, mesmo que tenha plantas diferentes na sua horta em casa.

O que plantar na horta em apartamento: escolha os ingredientes

Agora que você encontrou o local perfeito, já sabe o que quer? E pode plantar na horta dentro de casa? Se não, calma que a gente te ajuda! É importante saber que nem todas as espécies são ideais para o apartamento, devido às condições de luz limitantes do ambiente.

Por isso, fizemos uma lista de hortaliças, legumes e temperos que você pode plantar na sua casa sem maiores preocupações.

Hortaliças – essenciais para a salada perfeita

Se você ama as saladas de folhas, então, as hortaliças não podem faltar na sua horta de apartamento, onde elas podem crescer saudáveis, fresquinhas e livre de conservantes. As melhores opções para esse espaço são:

Agrião: essa hortaliça é um verdadeiro caso de amor ou ódio, pois tem um gosto forte. Se você é apaixonada por ela, saiba que ela adora um sol direto e deve ser regada entre dois dias ou diariamente – super hidratada.

Alface: uma das mais tradicionais saladas do cardápio brasileiro com certeza é a de alface. A planta pode se desenvolver em vasos grandes ou médios e também precisa de luz direta e muita água – pode regá-la junto com o pézinho de agrião.

como plantar alface em vasos

Couve: rica em ferro, as variedades de couve são fáceis de plantar e cuidar e também gostam bastante de água e luz solar direta. A couve manteiga é uma das melhores opções para plantar em casa.

Legumes e frutas – uma dieta balanceada

Sempre que o assunto é saúde e uma alimentação balanceada, os legumes e as frutas estão presentes. Mais saudável ainda é consumir aqueles que você plantou em casa – e há várias possibilidades!

Rabanete: fácil de plantar e de desenvolvimento rápido, o rabanete combina muito com as hortaliças. Utilize um vaso profundo e o posicione sob luz direta, regando a planta frequentemente. Em cerca de um mês, poderá colher seus “frutos”!

Tomate-cereja: entre as frutas e os legumes, os tomatinhos-cereja são ótimas escolhas para o ap. Além de fofos, eles são muito gostosos, com leve toque doce. Precisa de 4 a 5 horas de sol por dia e deve ser regado dia sim, dia não. Use o próprio fruto para fazer mudinhas e, quando estiverem com raízes, plante-as em vasos profundos. Conforme cresceram, use estacas para que ele não roube todo o espaço da horta.

Morango: eles são caros, o que já faz valer à pena ter em casa. Os morangos não gostam de luz direta, mas não dispensam o calor – deixe-os à sombra de outras espécies ou próximos às janelas. Garanta água a cada dois dias no mínimo e, se quiser, pode pendurá-lo, como uma samambaia, deixando o ambiente mais lindo!

morangos plantados em vasos suspensos

Temperos – orgânicos e marcantes

O segredo de uma boa comida, além do amor, com certeza, são os temperos! O melhor é que dá para plantar a maioria deles na sua horta de apartamento. Confira:

temperos-organicos-para-se-plantar-em-casa

Cebolinha: um dos temperos mais gostosos que há é a cebolinha e é muito fácil mantê-la em casa. Água e luz é o básico, mas um pouco de paciência também é importante, porque essa espécie demora um pouco mais para crescer até estar pronta para consumo.

Hortelã: perfeita para um doce chá ou para um toque especial na carne, a hortelã precisa de um vaso só para ela, pois tende a dominar o terreno e pode matar outras plantinhas. Adora luz direta, mas também tem boa adaptação na luz indireta. Lembre-se de regá-la a cada 2 dias, pois ela gosta de muita água.

Manjericão: um bom molho de tomate pede umas folhinhas de manjericão e que tal colhê-las no seu apartamento? Para plantá-lo, basta usar 3 folhinhas do topo de um ramo que você já comprou para usar, cortar o talinho na diagonal e imergi-lo na terra até a metade – luz direta e água a cada 2 dias!

Salsinha: outro tempero básico na culinária brasileira, a salsinha pode estar na horta em casa, mas, assim como a hortelã, não gosta de vizinhas. Seu vaso também deve ser mais profundo, pois as raízes tendem a ser um pouco maiores.

Como plantar sua horta em apartamento: dicas para iniciantes

Se você não tem muita experiência em plantio, saiba que não é nenhum bicho de sete cabeças, mas exige alguns cuidados. Veja nossas dicas para que sua horta prospere cada vez mais!

  • Plantando mudas: as mudas nada mais são do que “plantas crianças” que já têm força para serem plantadas diretamente no vaso da sua horta. Acabam saindo um pouquinho mais caro do que as sementes, mas você tem maior garantia sobre a saúde da planta e de que o seu crescimento será mais rápido.
  • Plantando sementes: as sementes são como os “embriões” das plantas e acabam tendo custo mais baixo. No entanto, nem sempre elas germinam e o processo é mais lento, pois precisam se tornar mudinhas e ganhar força.

Para escolher a melhor opção, analise a sua pressa e suas habilidades como jardineira. Para muitas pessoas, não há nada que pague o prazer de ver sua semente se transformando até se tornar uma linda planta.

Melhores ideias para horta em apartamento: funcional e decorativo!

Agora que você já sabe como cuidar das plantinhas, onde vai colocar a sua horta em casa e as melhores espécies para apartamento, é hora de deixar a imaginação fluir e aproveitar qualquer espacinho que estiver sobrando por aí! 

Horta na varanda

Para quem tem o privilégio de ter uma varanda no apartamento, esse pode ser o lugar perfeito para fazer a sua horta. Você pode aproveitar as bancadas da sacada para deixar seus vasos, ou até mesmo o chão, podendo usar vasos grandes!

Essa é uma excelente pedida para plantas que precisam de luz direta para ficarem fortes e saudáveis. Mas cuidado: é importante que, caso opte pelas bancadas, sua sacada tenha tela de proteção, pois o vaso pode cair dali e você ficar sem as delícias orgânicas, ou causar algum acidente.

Horta na parede

horta vertical para aproveitamento de espaço

Essa é uma dica que já falamos aqui no nosso blog mas que sempre vale lembrar quando o assunto é otimizar espaços pequenos: use as paredes! As famosas hortas verticais são perfeitas para apartamento ou cultivos dentro de casa.

Ocupam um espaço que é esquecido geralmente e podem ser acopladas em diferentes ambientes, desde que haja as condições básicas para as plantas se desenvolverem. Você pode usar paletes e painéis, pendurando as plantas em vasos ou potes (com furos).

Horta na cozinha

aplicação de horta na cozinha

Quer algo realmente funcional? Então plante sua horta de apartamento na cozinha! Não precisa ser nada muito grande, mas deixar os alimentos fresquinhos nesse ambiente é a melhor pedida para qualquer um que ama cozinhar.

Os temperos são a melhor escolha para esse espaço e podem contribuir para a decoração. Seja em vasinhos na beira da janela ou em potes fixados na geladeira com ímãs! Essa ideia é perfeita para quem tem pouco espaço e para plantas que são fáceis de cuidar.

Hortas ecológicas!

Se quiser, sua horta pode trazer benefícios para sua saúde e para o meio ambiente! Como? Você pode usar materiais recicláveis que seriam descartados para plantar seus alimentos, como garrafas pet, latinhas de molho e potes de conservas.

O segredo é estilizar e customizar os materiais, usando tintas, adesivos e muita criatividade! Assim, você cria um ambiente super personalizado e exclusivo, além de dar vida nova a coisas que iriam para o lixo.

Viu só como é possível, sim, ter uma linda horta em apartamento? Com todas essas dicas, agora é só colocar as mãos na terra e plantar vários temperos, legumes e hortaliças aí no seu cantinho!

Confira também Plantas que atraem energia positiva para decorar a casa!

Gostou do conteúdo de hoje? Então, conte para nós nos comentários: onde você colocou sua horta em casa? Queremos saber! Para mais conteúdos sobre decoração, organização e lar, é só acompanhar a Carioca De Cor nas redes sociais! Até o próximo post!