fbpx
Post

Utensílios de cozinha: veja uma lista do que não pode faltar!

lista de utensílios de cozinha essenciais para casa

Na hora de montar a sua casa, é indispensável pensar com carinho na lista de utensílios de cozinha que não podem faltar. Isso porque é nesse espaço que você vai produzir receitas deliciosas, com açúcar, tempero e tudo que há de bom!

Se você não tiver os itens básicos nesse ambiente, pode se frustrar na hora de preparar um prato especial, ou não conseguir terminar um jantar importante porque não tinha o instrumento adequado para as receitas.

Além disso, com os itens certos, até a hora de lavar a louça pode se tornar mais fácil, leve e até mesmo divertida. Aí, a briga em casa vai ser para limpar a cozinha, e não para fugir dessa tarefa.

Pensando nisso, a Carioca De Cor levantou uma lista de itens essenciais para cozinha, assim, vai ser fácil descobrir o que você já tem e o que está faltando para ter a cozinha perfeita! Quer saber mais? Então, vamos lá!

Lista de utensílios essenciais para cozinhas de todos os tamanhos!

No mundo moderno, são poucas as pessoas que contam com um espaço enorme para cozinhar em casa. A maioria de nós prefere ou tem de lidar com cozinhas pequenas e simplificadas, para otimizar a rotina e as tarefas da casa.

A redução de espaço não precisa ser um problema, mas pode ser a solução na verdade – tendo os itens certos e utilitários, o lugar pequeno pode se tornar o seu favorito da casa toda!

Então, sem mais delongas, vamos conferir nossa super lista de itens básicos para uma cozinha prática e versátil:

Eletrodomésticos para cozinha

Os eletrodomésticos não poderiam ser deixados de lado na hora de montar a sua cozinha, por isso selecionamos os que são essenciais para você:

  • Geladeira: ter um espaço para guardar os alimentos perecíveis e gelados é indispensável em qualquer casa. Escolha sua geladeira de acordo com a necessidade de armazenamento do seu lar ou o número de pessoas que moram aí;
  • Fogão + forno: para cozinhar, não dá para se esquecer do fogão. Você tem opções de bancada ou com o forno embutido – outro item essencial, pois todo mundo prepara um prato assado em algum momento;
  • Microondas: para quem gosta de muita praticidade, o microondas é uma ótima opção – em cozinhas pequenas, ele pode ficar sobre uma prateleira acima da geladeira;
  • Liquidificador: esse não pode faltar: dá para fazer bolos, massas salgadas líquidas, sucos e muito mais!

Louças e talheres

prato de sopa ou salada bastion

Quando a gente fala em cozinha, é claro que pensamos em comida e, para se deliciar com sua receita favorita, é preciso de louças e talheres:

  • Pratos: na hora de escolher seus pratos, garanta uma peça para cada integrante da família, uma para usar como auxílio na hora de cozinhar e ao menos mais duas para receber visitas;
  • Copos: para selecionar os copos, pense em peças neutras ou em cores que combinem com as outras louças. A quantidade segue a dos pratos;
  • Xícaras: nada como tomar um cafézinho em uma linda xícara. Ela limita a dose adequada do pingado ou do chá, além de poder ter visuais descontraídos e divertidos;
xícara rosa pip studio
  • Colheres, garfos e facas: a não ser comidas de culturas típicas, no geral, nosso mundo ocidental faz as refeições com talheres, por isso, é importante seguir a mesma quantidade de pratos e copos para eles;
  • Pegadores, espátulas e conchas: para pegar as receitas da panela para o prato, garanta os talheres adequados: pegador de massas, espátulas para cremes, e conchas para líquidos.

Utensílios para pia da cozinha

A pia precisa estar sempre organizada e limpa, para isso, os itens que ficam sobre ela devem ser pensados com cuidado, pois fazem toda a diferença. Confira:

  • Escorredor de louças: não basta lavar todos os pratos e talheres após a janta, mas colocá-los em um escorredor. Assim, secam naturalmente e ficam sem marcas d’água, além de tudo ficar organizado sob a pia;
  • Porta-detergente e esponja: os itens de limpeza que você usa nesse espaço também devem ser armazenados corretamente, ficando longe de alimentos e outros utensílios quando não estiverem sendo usados;

Potes e panelas

Seja para guardar o que sobrou das receitas e ingredientes organizadamente na geladeira ou para preparar as refeições, as panelas e potes precisam fazer parte da sua cozinha – e suas tampas também!

  • Panelas: garanta ao menos uma panela grande, uma média, uma pequena, uma frigideira média, uma leiteira e uma panela de pressão. Com isso, pode começar sua carreira de chefe!
  • Potes: seus melhores amigos no armazenamento de alimentos, os potes e as marmitas são essenciais para evitar desperdícios de comida e levar um tempero caseiro para almoçar na empresa;
  • Bowls: excelentes para caldos, sopas ou até serem usados como fruteiras ou recipiente para petiscos – os bowls são super funcionais e não podem faltar na sua cozinha.
bowls bastion

Além desses, alguns outros itens ainda podem tornar seu dia a dia na cozinha mais fácil e gostoso e se tornam indispensáveis:

  • Ralador de alimentos;
  • Tábuas de corte;
  • Peneira para alimentos;
  • Abridor de garrafas e de vinho.

Ah, e não se esqueça da lata de lixo! Vale a pena investir em duas: uma para lixos orgânicos, perto da área de lavar louça, e outra para produtos recicláveis – o planeta agradece e você pode usar os de origem vegetal como adubo para plantas florais ou de temperos em casa.

Além de prática, a sua cozinha pode e deve ser muito linda e agradável. Para isso, você pode decorá-la de forma rápida e simples!

Gostou do conteúdo de hoje? Para ficar por dentro de tudo sobre decoração e presentes, acompanhe a Carioca De Cor nas redes sociais! Até o próximo post!