fbpx
Decoração

O que colocar na bancada da cozinha para decorar: 8 ideias e inspirações!

Bancada de cozinha

Se pararmos para pensar, a cozinha pode ser considerada o coração de uma casa, já que ela acaba sendo o local de preparo das refeições, inclusive para algumas pessoas é também o ambiente que que se come. Por ser um ponto geralmente central, a cozinha acaba sendo também o ponto de encontro da família. A bancada, além de ser um apoio para as refeições pode ser usada para outros fins.

Muita gente acha que cozinha é lugar de cozinhar e ponto final. Mas a grande verdade é que esse ambiente é muito mais do que isso e merece a mesma atenção que outros cômodos de uma casa ou apartamento, como a sala ou os quartos. Com um pouco de criatividade e objetos funcionais é possível decorar a bancada da sua cozinha e levar mais vida e alegria para esse local tão importante e indispensável.

A cozinha precisa ser organizada de maneira pratica e funcional justamente para facilitar a vida de quem a utiliza. Se você não sabe como ou não tem ideia de por onde começar a organização da cozinha, veja as nossas dicas.

Bancada e sua importância

Abancada da cozinha é um móvel importantíssimo para o bom funcionamento e realização das atividades, mais até que os armários. Seja o espaço da sua cozinha pequeno ou enorme, contar com uma bancada de apoio é indispensável.

A bancada serve justamente para dar apoio antes, durante e depois do preparo de alimentos. Ela serve como um espaço de organização das compras e também como um apoio para posicionar os utensílios de uso diário. No caso das cozinhas de estilo americano, a bancada faz tudo isso.

Quando uma bancada é projetada, é indispensável que ela seja fabricada em um material de alta qualidade, justamente para proporcionar uma maior durabilidade e funcionalidade no dia a dia das pessoas que moram no lar.

Os cuidados com a limpeza e organização da bancada da cozinha também são indispensáveis para que o ambiente não fique com um aspecto de desleixo. Seja qual for o material utilizado na bancada, granito, porcelanato ou inox a limpeza é simples e pode ser feita com sabão neutro ou detergente, sempre utilizando o lado mais macio da esponja.

Ideias e inspirações para decorar a bancada

Quando se fala em decoração já vem a cabeça aqueles projetos enormes, com vários elementos, no entanto, é possível transformar o espaço que você já tem, seja ele pequeno ou grande, sem precisar de muita coisa. A regra no momento de repensar a decoração para a bancada da cozinha é investir nos objetos funcionais, eles podem inclusive ser simples, mas devem oferecer praticidade.

Como a bancada é um local usado para o preparo de comidas , aqui vale aquela frase de que “menos é mais”, então, não adianta encher de objetos decorativos que não tem funcionalidade e mais atrapalham do que ajudem. A dica de ouro é: use e abuse da sua criatividade!

Para te inspirar, veja algumas ideias e soluções de objetos que podem não só decorar como facilitar a sua rotina:

Escorredor de louça

Escorredor de louças amadeirado

Impossível começar essa lista sem ele, o bom e velho escorredor de louça. Esse item é praticamente indispensável em toda cozinha justamente pela usa usabilidade e claro, praticidade. Como o nome já diz, ele funciona como um apoio para colocar as louças molhadas que acabaram de ser lavadas para escorrer a água antes que seja guardadas em seu devido lugar.

Atualmente é possível encontrar no mercado uma infinidade de modelos de escorredores de louça, desde os maiores, até os mais compactos e também em diversos materiais. Se o problema da sua bancada é espaço, os modelos desmontáveis são uma mão na roda para otimizar espaço, já que depois que eles exercem a sua função, é só desmontar e guardar.

Suporte para utensílios

Outro objeto super prático e que serve para decoração é o suporte para utensílios. Nele você pode colocar tudo aquilo que mais usa, como espátulas, escumadeiras e colher de pau, assim fica tudo em um fácil acesso!

A infinidade de opções de porta utensílios é grande e você pode escolher o modelo que mais se adapta ao seu gosto pessoal e também as suas necessidades. Mas se falta espaço, aposte nos modelos suspensos.

Bandeja de apoio

Bandeja de apoio

Aquela bandeja que estava parada no fundo do armário e só era usada em ocasiões especiais pode ter dupla função na bancada da sua cozinha, além de decorar ela também serve para organizar utensílios de uso diário, evitando que eles fiquem espalhados. Elas são ótimas para colocar os temperos ou também para montar um cantinho do café.

Vaso de plantas

Vasos de flores na bancada da cozinha

Um vaso de plantas em cima da bancada da cozinha é ótimo para trazer mais vida e natureza para o seu cômodo, além claro, decorar. Você pode apostar tanto nos vasos mais simples e básicos, quanto nos mais coloridos e divertidos, aí basta usar a sua criatividade.

Além das flores e plantas que se dão bem em ambientes fechados, como as orquídeas e as violetas, os temperos são uma excelente aposta, já que além de serem fáceis de cultivar também podem ser usados nas suas receitas, como o alecrim, o manjericão e a cebolinha.

Porta temperos

Porta temperos

Se você é do time que adora uma comida bem temperada e não dispensa os temperos, então vai adorar essa dica. Aqueles potes de vidro que você deixa dentro do armário podem descer para sua bancada e além de deixa-la mais bonita, também estarão sempre a sua vista, facilitando o uso.

Você pode apostar tanto nos jogos de porta temperos, que inclusive alguns já contam com suporte, justamente para que fiquem em um lugar de destaque na bancada ou também aproveitar a bandeja para acondicionar os potes que você já tem.

Para te ajudar mais ainda a organizar os seus temperos, temos um post aqui no blog com várias dicas infalíveis que vão tornar essa missão muito mais simples e eficiente.

Eletroportáteis

Eletro portáteis

Liquidificador, fritadeira sem óleo, cafeteira e micro-ondas além de te ajudar na rotina e te ajudar nas tarefas otimizando o seu tempo também funcionam muito bem quando expostos em cima da bancada. No caso das cozinhas menores, você pode apostar nas prateleiras aéreas, assim você mantém os eletroportáteis como parte da decoração!

Fruteira

Fruteira com banana, maçã, laranja, limão e pera

Aquelas frutas que você costuma consumir ao longo da semana podem ficar expostas na sua bancada junto com uma fruteira. Além de ficarem sempre a vista,facilitando o consumo, elas também levam mais cor e alegria para o cômodo.

Livro de culinária

Se você gosta de cozinhar e costuma comprar livros de culinária, saiba que eles também podem virar objeto decorativo. Então, pode tirá-los da estante ou da gaveta e colocá-los expostos na bancada ou em uma prateleira suspensa, assim fica até mais fácil na hora de consultar as medidas exatas daquela receita especial.

Viu só como com ideias simples e um pouco de criatividade a cara da sua cozinha pode mudar completamente? Basta aposta em objetos práticos e funcionais que o sucesso na decoração da sua bancada será garantido.

Gostou das dicas? Então, não deixe de conferir também a nossa lista com os utensílios de cozinha essenciais. Até o próximo post!