fbpx
Sem categoria

O que é scrapbook, como fazer e qual a sua utilidade

Há alguns anos atrás, o jeito mais convencional de guardar lembranças, sejam elas em fotos ou pequenos objetos, eram nos álbuns. Quem é que nunca teve um álbum de fotos quando era bebê, de casamento ou simplesmente de fotos com a família e amigos, não é mesmo?

Nos álbuns eram guardadas todas as boas memórias, para que pudéssemos relembrar sempre que quiséssemos, e até hoje, muitas pessoas possuem esse hábito.

Porém, com o tempo, as pessoas foram aprimorando a forma como guardavam as recordações, e assim surgiram os scrapbooks, que têm uma função parecida com a dos álbuns, porém de uma forma mais criativa! Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

O que é scrapbook?

Quem é apaixonado por artigos de papelaria, com certeza já ouviu falar sobre os famosos scrapbooks. Eles nada mais são do que pequenos livros que confeccionamos para guardar recordações através de colagens, desenhos e outros tipos de arte. O seu nome em inglês, que significa álbum de recortes, já fala por si só como podemos associar quando ouvimos a palavra “scrapbook”.

Estes álbuns são perfeitos para datas específicas, por exemplo, nascimento de bebês, aniversários e outras datas comemorativas, para guardarmos de recordação, além de que estimula a criatividade de quem está fazendo as colagens, os desenhos e os textos, já que não existe uma forma correta de fazer o seu próprio scrapbook.

Eles não possuem um tamanho padrão, nem tipos de colagens e muito menos um tema específico, e isso faz com que essa seja uma opção viável para pessoas de todas as idades e também para todos os gostos. São ótimos para usarmos como livrinhos de recados, diários para o dia a dia, ou até mesmo diário de viagem, basta usar a sua criatividade!

Como surgiram os scrapbooks?

Tempos atrás, quando ainda nem existiam as fotografias, as pessoas tinham o hábito de sempre guardar as cartas que recebiam, receitas de família, poemas que escreviam, e outros papéis que não queriam se desfazer, e assim, começaram a acumular esses papéis e colá-los em pequenos livros, como forma de recordação.

Com o tempo, os scrapbooks foram ganhando novas formas, principalmente depois do surgimento das fotos, que possibilitou que as pessoas as colassem juntamente com as cartas e poemas nos livros, e assim seguiu, até que chegasse nos tempos de hoje, onde as pessoas usam não só papéis para as colagens, mas também pequenos objetos, como botões, flores, folhas, adesivos e tudo que a imaginação permitir!

Porque ter um scrapbook?

Os scrapbooks, como falamos anteriormente, estimulam a nossa criatividade, de forma que nos sentimos inspirados a criar. Isso pode nos trazer vários benefícios, porque além de nos ajudar a ser criativos, trabalha diversas áreas do nosso cérebro, de forma que nos faz desenvolver diversas habilidades novas.

Todos os dias vivemos momentos e instantes que ficam guardados em nossa mente e coração, mas muitas vezes, queremos externar isso de uma forma criativa, a fim de que tenhamos um bem material que represente os momentos prazerosos que vivemos!

Os scrapbooks são perfeitos para esse tipo de objetivo, já que são super simples de serem feitos, e não exigem nem esforço, nem muito tempo, e muito menos um alto custo.

Ter um scrapbook, é uma forma singela de materializar o momentos que vivemos e as memórias que ficaram, para que assim possamos sempre relembrar juntamente às pessoas que amamos.

Como fazer o meu próprio scrapbook?

Para ter um scrapbook para chamar de seu, não é preciso muita coisa, basta ter um caderno com folhas em branco, ou da cor que preferir, tesoura, outras folhas de sua escolha, como estampadas, coloridas, com desenhos ou neutras, e para enfeitar, usar a sua criatividade!

Muitas pessoas usam o que têm em casa mesmo, mas se você quiser, pode optar por fazer algo mais elaborado, com tecidos, papéis de texturas diferentes, fitas, ou até mesmo glitter.

Antes, os materiais para scrapbook eram todos importados, e muito difíceis de serem encontrados em lojas, mas hoje em dia, você pode encontrar todos os tipos de material em papelarias, várias opções de papéis e cadernos para usarmos como base, e todos com um preço mais acessível e de marcas nacionais.

Agora, se você acha que não tem criatividade para montar um scrapbook sozinho e não faz ideia de quais materiais usar, nós da Carioca, separamos uma listinha de materiais que vão te ajudar a fazer o seu de um jeito muito mais simples e acessível! Vamos conferir:

1- Álbum scrapbook

O álbum scrapbook nada mais é do que o caderno que você irá usar para fazer as suas colagens, com folhas em branco, com ou sem pautas, e também é possível fazer em outros tipos de materiais, como os blocos de papel. Você pode encontrá-los de vários tamanhos, modelos e cores, e fica a seu critério escolher o que será ideal para o tipo de memórias que irá criar!

2- Papéis Lisos e com Estampas

Os papéis adicionais, serão para personalizar o seu scrapbook do jeito que você achar que ficará melhor. Com eles você pode fazer diversas colagens, de designs diferentes. Aposte em rasgar os papéis em pedaços menores, como se fosse um post-it, e colá-los sobre a folha para fazer pequenas anotações.

Fora isso, você pode usar a sua criatividade com os outros papéis para fazer algo que seja a sua cara, por exemplo, fazer pequenas molduras polaroid com papel branco para as suas fotos!

3- Materiais para recorte

Existem alguns jeitos de cortar os papéis para fazermos as colagens, e os mais convencionais são: com tesouras, estiletes, ou simplesmente rasgando-os. Separe os materiais para o seu scrapbook de acordo com a maneira que você optar por recortar os papéis.

Se for usar um estilete, não se esqueça de usar uma prancheta ou uma base de corte para apoiar os papéis, e não danificar a superfície da mesa que estiver usando.

4-Canetas, canetinhas e lápis

Os materiais que também não podem faltar para fazer o seu próprio scrapbook são as canetas e os lápis. Você irá usar esses materiais para escrever as lembranças, recados, ou até mesmo poemas, se você for uma pessoa bem inspirada!

Uma dica é optar por uma caneta nanquim com ponta fina, que tem um pigmento melhor e deixa a escrita com um toque minimalista bem legal!

5- Itens para decoração

Por fim, os itens de decoração é que vão trazer personalidade para o seu scrapbook, fazendo com que ele fique do jeito que você deseja. Para decorar, geralmente são usadas fitas Washi Tape, que geralmente são coloridas e com desenhos e estampas, mas você também pode optar por escolher uma fita parda, para dar um toque mais rústico.

Muitas pessoas usam as fitas para colar os próprios papéis e fotos, e também para colar pequenos raminhos de flores e folhas.

Além das fitas, existem vários outros materiais que podem complementar a decoração do seu scrapbook, como os botões, que dissemos anteriormente, alguns retalhos de tecido, pérolas, miçangas e glitter, carimbos e furadores de papel farão toda a diferença na hora de enfeitar as folhas do seu álbum.

Enfim, use toda a criatividade e inspiração guardadas dentro de você, para que você consiga expressar os seus sentimentos através das colagens e o resultado final do seu scrapbook será exatamente do jeito que você imaginou, afinal, não tem nada mais inspirador do que pensarmos nas pessoas que amamos e nos momentos bons que vivenciamos juntos!

Essas foram as dicas que preparamos, especialmente para você confeccionar o seu próprio scrapbook, porém de uma forma muito mais simples, acessível, e divertida! Não se esqueça de deixar nos comentários o que você achou, e continuar acompanhando o nosso blog para ficar sempre por dentro das novidades.

Que tal dar uma olhadinha agora em nosso post sobre 6 dicas de como organizar mesa escritório de forma prática?