fbpx
Post

Paleta de cores: tudo que você precisa saber!

tudo sobre paleta de cores

Se você também é apaixonada por decoração assim como nós, com certeza busca sempre a melhor forma de começar os projetos, certo? Então, vamos resolver isso de uma vez por todas: comece sempre pela paleta de cores!

Definir os tons e subtons que você usará para preencher o ambiente é primeiro passo para garantir um espaço harmônico, cheio de estilo e super aconchegante. Por isso, entender o que é a paleta de tons e como fazer essa combinação é essencial para todos que são apaixonados por deixar a casa ou o escritório mais bonitos.

Quer saber tudo o que precisa sobre esse tema? Então, continue lendo para dar um toque novo aos seus projetos! Vamos lá?!

O que é a paleta de cores e por que usá-la? Carioca responde!

A paleta de cores é um grupo de cores selecionadas a partir de sua harmonização e que, juntas, transmitem uma sensação, ideia ou garantem uma identidade visual. Ela pode ser usada no design gráfico, na hora de montar seus looks do dia, na make, na decoração e em diversas outras situações coloridas.

O que isso significa? Com a paleta, você seleciona cores que combinam entre si e que têm a ver com o estilo que você pensou para um projeto, seja ele minimalista, rocker, vintage ou qualquer outro.

Se você a implementa adequadamente, é muito mais fácil que outras pessoas entendam o mood que você pensou ao fazer a sua criação artística.

Como a paleta afeta a decoração de ambientes?

Deu para ver que usar uma combinação de cores é essencial quando você quer tirar uma ideia criativa do papel, mas como será que podemos usar a paleta de cores da decoração da casa?

É bem simples: a paleta vai em tudo! Paredes, teto, piso, móveis e artigos decorativos, assim como roupas de cama, mesa e banho e outros utensílios presentes em cada cômodo.

Cada paleta vai ter uma pegada única, transmitindo energia, estilo e personalidade, por isso, é importante escolher com cuidado as suas e levar em conta os ambientes em que elas serão implementadas.

Por exemplo, um estilo minimalista mais clean, pede tons neutros e claros, como branco, preto e marrom, tudo em tonalidades mais frias e claras. Agora, uma paleta de cores azul transmite uma sensação de sofisticação e aconchego ao ambiente.

Optar por tons quentes, por outro lado, traz mais vivacidade e energia ao espaço, sendo perfeitas para quem gosta daquela sala alegre e super despojada.

como aplicar a paleta de cores

Fazendo a sua paleta de cor: da teoria à prática

Para você montar as suas paletas, é preciso, primeiro, entender como as cores funcionam e combinam entre si. Só assim você será capaz de usar os seus tons preferidos de uma forma que fiquem visualmente modernos, bonitos e agradáveis.

Não se preocupe, não será preciso decorar todas as possibilidades existentes, temos várias dicas para facilitar o seu trabalho.

 

  • Entenda o círculo cromático

O círculo cromático é uma ferramenta criada por Isaac Newton a partir do intenso estudo de teoria das cores. Nele, contamos com uma representação resumida dos tons que podem ser vistos pelo olho humano, geralmente, 12.

Assim, sua divisão se dá em: cores primárias, azul, amarelo e vermelho; secundárias, verde, laranja e roxo; terciárias, mistura das primárias com as secundárias.

circuito cromatico das cores primarias

A partir desse “estojo” de cores, você poderá criar as suas paletas com muito mais facilidade e confiança. Entenda como.

  • Os tipos de cores e como combiná-las:

O formato do círculo cromático não é esse atoa. Com essa volta, é muito mais fácil identificar visualmente a relação das cores entre si e como usá-las em conjunto. Assim, é importante saber que existem 2 tipos de cores:

  • Cores análogas: são aquelas que estão lado a lado no círculo cromático, como vermelho, laranja e rosa.
  • Cores complementares: são aquelas que estão opostas no círculo e são mais contrastantes, como azul e amarelo.
  • Como usar o círculo cromático para criar sua paleta

Agora que você sabe como as cores estão dispostas no círculo, é hora de aprender a como combiná-las e criar paletas incríveis e harmônicas!

circuito cromatico cores complementares

  • Tons e subtons

Uma forma simples de combinar, mas muito ousada na decoração, é mesclar diferentes tons da mesma cor, dos mais claros aos mais escuros e pigmentados:

sala tom e subtom

  • Combinação análoga

Usar as cores análogas também é interessante e traz mais vida ao ambiente. Certifique-se de escolher o mesmo tom das cores!

cores analogas na decoracao

  • Combinação complementar

Usar cores complementares também é interessante, basta ver as que são opostas. Se quiser mais de 2 cores, escolha cores análogas e suas respectivas complementares:

sala com cores complementares

  • Combinação em tríade

Outra forma é escolher 3 cores para decorar. Imagine um triângulo equilátero no meio do círculo, cada ponta tocará uma das cores para a composição:

sala usando triade de cores

 

Dicas de paletas para se inspirar!

Com todas essas dicas, vai ser fácil montar a sua paleta de cores, mas elencamos algumas sugestões a partir de tons e estilos diferenciados! Assim, você pode usá-los na decoração ou adaptá-los ao seu gosto!

  • Paleta de cores rosa:

O rosa é um tom alegre e leve, com muita delicadeza. Usar uma paleta com ele pode ser uma pedida ótima para o quarto, a cozinha e até a sala de estar.

sala de estar paleta cor rosa

  • Paleta de cores verde:

O verde é um tom perfeito para ambientes alegres e aconchegantes. Os tons mais escuros deixam tudo mais intimista.

quarto aconchegante verde

  • Cores para decoração da sala:

A sala de estar deve ser aconchegante e clean, pois é onde você relaxa ou recebe amigos, por isso, as cores precisam ser receptivas:

paleta-de-cores-para-decoracao-de-sala

paleta de cores para sala

Confira nossas dicas de decoração para sala de estar!

  • Cores para decoração neutra:

Se você adora um estilo clássico ou rústico, as paletas neutras são perfeitas para a sua decoração, seja na cozinha ou no quarto!

paleta de cores para cozinha

Quer saber mais dicas de como decorar o quarto? Então, confira as ideias da Carica De Cor!

Não se esqueça de que seguir a paleta é essencial em todo o ambiente. É por isso que você precisa defini-la antes de tudo, assim, na hora de comprar algum artigo de decoração ou móvel, você já segue os tons perfeitos para um ambiente perfeito e harmônico!

Viu só quanta dica legal? Então, já aproveite e compartilhe com aquela pessoa que ama decoração assim como você! Para não perder nenhum de nossos conteúdos, acompanhe a Carioca De Cor nas redes sociais e nos encontramos no próximo post!