fbpx
Decoração

Porta retratos na decoração: dicas para um ambiente com personalidade

dicas de decorações com porta retrato

Se existe um objeto que é usado a anos e nunca sai de moda, podemos dizer que é o porta retrato. Além de atemporal, com ele, é possível imprimir personalidade e eternizar momentos ao usar porta-retratos na decoração de um ambiente, principalmente em casa.

Mesmo com a tecnologia e o universo digital, em que as fotos reveladas perderam lugar para as fotos digitais, os porta-retratos ainda continuam sendo muito utilizados como objeto decorativo.

Porta retratos: uma maneira de contar histórias

Se as fotos registram e eternizam momentos especiais, o porta-retrato é a melhor maneira de ajudar a contar essas histórias. Uma viagem inesquecível, o nascimento do primeiro filho, o casamento, a solenidade de formatura, esses são só alguns dos momentos que podem ficar expostos no ambiente de uma casa.

Espalhar fotos pela casa é uma ótima maneira de contar essas histórias, ainda mais se elas estiverem em um porta retrato bonito e imponente.

3 dicas para usar porta retratos

Confira algumas dicas que preparamos para te ajudar a usar porta retratos na decoração e aprenda a tornar o seu ambiente um local harmonioso e repleto de identidade.

Temática das fotos

No momento de começar a usar os portas retratos na decoração, você deve pensar que a sua casa é uma galeria de arte ou museu, assim fica mais fácil escolher as fotos de maneira que elas conversem entre si e não briguem.

Ao escolher uma temática específica é possível setorizar. Sendo assim, faça uma separação das fotos em temas como: amigos, família, infância, viagens, casal, formatura, dentre outras memórias que deseja eternizar. Em seguida, coloque-as em cima de um móvel, como uma estante ou mesinha lateral. As paredes do corredor ou do quarto também são ótimos lugares para investir em uma decoração com fotos.

Molduras

A escolha das molduras é algo muito pessoal e pode ser feita tanto de acordo com o seu gosto como também com o estilo da decoração. Atualmente é possível encontrar no mercado uma grande variedade de modelos, estilos e cores.

Além do estilo, o que deve ser levado em consideração é a qualidade do acabamento. Principalmente se os porta retratos forem ficar em cima de algum móvel, possibilitando que a parte de trás seja vista.

Brincar com diferentes modelos, tamanhos e formatos de molduras pode deixar a sua decoração muito mais bonita, mas para que essa variedade não fique muito “over”, dê preferência para uma única cor, textura ou material, por exemplo, prefira o preto e branco ou os tons de madeira.

Falando em tamanhos, não existe uma regra específica, a nossa dica é escolher bem o local em que elas vão ficar. Se você optar por usar os porta-retratos pendurados na parede, como a do corredor por exemplo, molduras maiores preenchem melhor o espaço. No caso das fotos em um móvel, se for um espaço pequeno, melhor descartar as molduras muito grandes para que elas não ocupem muito espaço.

painel-de-foto-na-parede-sem-moldura

Organização

Para deixar a decoração mais harmônica, bonita e com um bom efeito visual, evite usar somente porta-retratos do mesmo tamanho. Pode até parecer estranho, mas os porta retratos ficam muito mais harmoniosos se arrumados assimétricamente, um maior e um menor, do que todos iguais. Assim você evita aquele “efeito de altar”, com tudo na mesma altura.

Outro erro também bastante comum é colocá-los na diagonal. Essa posição acaba dificultando a visualização das fotos.

Esse truque das fotos assimétricas também vale para as molduras na parede. Então prefira usar diferentes tamanhos de molduras.

Porta retrato em diferentes ambientes

Geralmente os porta-retratos e molduras são mais encontrados nas salas, mas eles podem ser usados em diversos ambientes da casa ou apartamento.

Não existe uma regra, algumas temáticas de fotografias combinam melhor com determinados ambientes, por exemplo, as fotos de família e com amigos são ótimas para ambientes que geralmente costumam receber convidados, como a sala de estar ou corredores. Fotos de casal ou de momentos mais íntimos são mais indicadas para o quarto.

Em ambientes como escritórios ou na mesa do cantinho de estudos, as fotografias em preto e branco chamam menos atenção e evitam distrações. Aprenda a fundo como decorar o cantinho de estudos e torne o local ainda mais funcional.

porta retratos no escritório

Sala de estar

Esse ambiente permite várias possibilidades para usar os porta-retratos, ou seja, é cheio de versatilidade. É possível usá-los tanto em cima de algum móvel, quanto pendurados na parede da sala de estar. Se você busca por uma repaginada total, aprenda a dar uma cara nova para a sala-de-estar, lendo todas as nossas dicas em outro post!

Móveis como estantes, rack da televisão, aparadores e mesinhas laterais são os mais indicados. Se a sua sala possuir alguma parede com espaço livre, pendurá-los pode ser uma boa solução para preencher e decorar com muito mais personalidade.

porta retrato na mesa

Corredor

Como os corredores são ambientes de passagem, preencher toda a parede com fotos é uma ótima maneira de deixá-la muito mais bonita e não atrapalhar a mobilidade. Para que não fique muito cheio de informação, dê preferência para uma única parede.

Aqui também vale aquela dica de tamanho e formatos diferentes, desde que sigam a mesma paleta de cores, textura ou material.

porta retrato no corredor

Quarto

Na decoração dos quartos é muito comum colocar porta retrato em cima da mesinha de cabeceira ou da estante. Mas também é possível usar as fotos na parede.

Uma boa maneira de deixar o quarto com muito mais personalidade é usar as fotos na parede, no espaço em que fica a cama, criando uma cabeceira. As prateleiras também são uma boa alternativa para colocar os porta retratos.

Dica extra!

Se você optar por usar os porta retratos para decorar a parede, usar pregos pode ser trabalhoso, então para facilitar a sua vida e ainda evitar fazer muitos furos, as fitas dupla face, tipo 3M são uma boa solução, já que aguentam o peso e não fazem sujeira ou buracos.

Gostou das dicas? Agora não tem mais desculpas para não transformar a sua casa no museu da sua história.

Aproveite também para ler o nosso post que lista itens indispensáveis para quem está montando uma cozinha com utensílios práticos. Até a próxima!