fbpx
Post

Chegou visita! Saiba como montar um quarto de hóspede!

quarto de hospede saiba como montar o ambiente perfeito

Você adora receber amigos e familiares em casa, principalmente quando eles ficam por mais tempo? Então, com certeza, já pensou em ter um quarto de hóspede para receber as visitas com muito conforto e carinho, não é?!

Na hora de aproveitar um espaço extra que está sobrando no seu lar e transformá-lo no cantinho perfeito para quem chega inesperadamente ou resolve passar um tempinho com você, podem surgir algumas dúvidas sobre como deixar o ambiente perfeito.

Isso porque ele precisa ser versátil, aconchegante e ter tudo que pessoas diferentes possam precisar durante a estadia junto com você. Assim, é importante mobiliar e decorar o espaço de forma estratégica para que todos que passem por lá se sintam em casa!

Pensando nisso, a Carioca De Cor preparou 10 dicas para montar quarto de hóspede de forma rápida e fácil. Estão curiosos?! Então, continue acompanhando e comecem a imaginar o seu cantinho especial! Vamos lá!

1. Uma boa noite de sono: escolha a cama ideal!

Quando preparamos um quarto para visitas, estamos esperando que elas passem pelo menos uma noite em nossos lares. Então, é essencial escolher uma cama bem confortável para quem quer que venha passar um tempinho com você.

Isso não quer dizer que você precisa investir em uma king size. Uma cama de casal queen é excelente para quem recebe os pais, tios ou casal de amigos como visita frequente. E se um dos dois for sozinho, ganha espaço de sobra – com certeza a estadia vai ser muito confortável.

Mas se você recebe mais pessoas solteiras, vale a pena investir nas beliches. Assim, você garante espaço para dois convidados que não dormem juntos, mas podem aparecer no mesmo momento. Ah, e ainda ganha mais espaço no ambiente!

2. Praticidade: garanta uma mesa de cabeceira… ou improvise!

Talvez o segundo item essencial em um quarto de hóspedes é uma boa mesinha de cabeceira ao lado da cama. Elas são super práticas, pois podem dar suporte a um copo de água, óculos e até ao celular! Colocá-lo próximo a uma tomada também é uma ótima ideia para que a visita possa carregar seus aparelhos eletrônicos.

Escolher móveis com gaveta também é uma ótima ideia de otimização de espaço. Alí pode ser um local para seus convidados guardarem itens que usam no dia a dia, para que tenham fácil acesso, como os cabos e fios que não estão sendo usados.

Se você não puder investir em um móvel desses, é possível improvisar de forma rápida, simples e ainda deixando o ambiente com um charme especial. Encontre um banquinho que esteja sobrando por aí e coloque-o ao lado da cama. Se o visual dele não estiver muito bom, cubra-o com um pano estiloso e pronto! Dá até para acrescentar um abajur ou artigo decorativo.

3. Espaço para as roupas: portas e gavetas vazias!

Indispensável em qualquer quarto, tenha um armário ou uma cômoda em que seu hóspede possa acomodar as coisas dele com tranquilidade, sem precisar amontoar tudo em cima da cama ou deixar as roupas e acessórios dentro da mala.

Se faz um tempinho que você não recebe ninguém em casa, é possível que, vez ou outra, pense em usar o armário ou a cômoda do quarto de visitas para guardar umas roupas que não cabem no seu quarto, mas cuidado!

Esses móveis devem estar sempre vazios para receber as visitas e não misturar as suas coisas com a dela e vice-versa. Já imaginou, a pessoa está tentando dormir e você precisa pegar algo que está no quarto de hóspedes?! Situação super desagradável!

4. Paredes para que te quero: otimizando espaços pequenos

Se você tem um quarto de hóspede pequeno, essa dica é quase uma “obrigação” na hora de montar o espaço perfeito para receber as visitas. Em ambientes compactos, é importante usar e abusar dos espaços verticais – as paredes – para otimizar as áreas utilitárias.

Então, invista em ganchos de parede, cabideiros atrás da porta, prateleiras verticais ou suspensas. Assim, você cria outros espaços em que a pessoa pode guardar acessórios, pendurar as chaves, deixar bolsas

5. Espelho, espelho meu, esse quarto é maior do que o meu?!

Com essa dica, você vai achar que o quarto pequeno de visitas é maior do que o seu mesmo que não seja! Há vários truques para aumentar visualmente os espaços e um dos mais simples é usando espelhos!

Isso mesmo, pendure vários dos “vidros refletores” pelo ambiente e crie uma sensação de que o quarto é mais espaçoso do que realmente é. Além de dar essa ilusão, é um ótimo método de decoração, principalmente se você apostar em diferentes formatos de espelhos.

6. Conforto também está nos detalhes: capriche na decoração!

almofada de cama  pip studio

Como já falamos lá no começo, é essencial que o espaço para visitas seja confortável e aconchegante, mas isso não se refere apenas a edredons e almofadas fofinhas – que também são super importantes!

Uma coisa que faz toda diferença entre um ambiente gostoso, relaxante e que faz a gente se sentir em casa, e outro que parece uma praça de tão desconfortável que a gente se sente nele, é a decoração.

Com ela, você pode deixar toques singelos de carinho e amor para que aquela pessoa que está passando por ali se sinta à vontade! Então, pendure quadros com frases delicadas e divertidas nas paredes, deixe um vasinho de flor na mesa de cabeceira, coisinhas pequenas fazem toda a diferença!

Se tiver uma fotografia junto com esse convidado, revele-a e coloque em um porta-retrato no quarto, para mostrar que preparou aquele cantinho com carinho e amor para ele!

7. Já trocou a roupa de cama?! 

Antes de a visita chegar, lembre-se de trocar a roupa de cama, para que ela aproveite lençóis e fronhas com aquele delicioso cheirinho de amaciante. A cama fica mais aconchegante com panos limpinhos sobre ela, além de ser uma questão de higiene, não é?!

Mas não coloque qualquer coisa sobre a cama, escolha um belo jogo de casal ou de solteiro, com estampas ou cores bonitas e que combinem com o ambiente. Ah, as peças brancas também são super bem-vindas e ficam ótimas com decorações super modernas. 

Algumas almofadas também podem complementar o visual sobre a cama e, de quebra, servirem como mais um aconchego para o seu convidado – mas sem exageros, em torno de 3 já está bom.

8. O vento que venta aqui não venta lá!

capa de edredon pip studio

Entre as muitas visitas que você pode receber em sua casa, as chances são grandes de aparecerem aquelas pessoas que moram longe de você, seja em outro estado, região ou até país.

A distância não precisa ser continental para correr o grande risco de seu visitante não estar acostumado com o clima da sua cidade! Ele pode achar muito frio ou muito mais quente do que está acostumado – e do que você, que já se habituou, acha das temperaturas.

Por isso, lembre-se de deixar cobertas extras no quarto, em um cantinho no guarda-roupa (que deve estar vazio além disso), ou na última gaveta da cômoda. Um ventilador também é uma ótima pedida, caso você more em um lugar com temperaturas mais altas.

9. Como que liga a TV? Manual tecnológico sempre em mãos

Uma ótima opção é incluir uma televisão no quarto de hóspedes. Não precisa ser nada chique ou tela de cinema, mas pequenas smart TVs podem deixar a estadia da sua visita ainda mais gostosa.

Mas, lembre-se de deixar o aparelho conectado à rede Wi-Fi com acesso aos aplicativos. Ainda, ensine a visita a mexer nas configurações para que esteja preparada caso algo saia dos eixos. Outra super ideia é deixar um guia ao lado da TV para a pessoa recorrer a ele, se não lembrar o passo a passo.

Assim, vai ser ainda mais fácil assistir aos filmes favoritos na Netflix e aos programas de TV que a visita tanto ama! Ah, deixe a senha da rede de internet sem fio em uma plaquinha ou papel no quarto também!

10. Me, myself and I – possibilite momentos de privacidade!

Quando a gente recebe um hóspede em casa, é porque estamos com saudades da pessoa e vice-versa. Claro que queremos colocar o papo em dia, passar momentos juntos e tudo mais, mas seu visitante ainda vai precisar de momentos e espaços só para ele – o quarto de hóspede pode ser esse cantinho de privacidade!

Para que a pessoa fique mais à vontade quando quiser estar sozinha no quarto, sem precisar ficar falando para todos ou dando explicações, você pode deixar à disposição uma plaquinha para pendurar do lado de fora da porta, sabe aquelas de “não perturbe”? Então, coloque uma frase fofa que mostre que é hora de dar espaço ao visitante!

Viu só quantas dicas legais? Com elas, vai ser fácil montar o quarto de hóspedes perfeito na sua casa! Todo mundo vai querer voltar para outras visitas!

Gostou do conteúdo de hoje? Então, acompanhe a Carioca De Cor nas redes sociais e fique por dentro de mais assuntos sobre decoração, organização e mais. Até o próximo post!