fbpx
Decoração Dicas de organização

4 tipos de luminárias para quarto adulto — Descubra a ideal

As luminárias para o quarto contribuem para deixar o ambiente mais funcional, essa é uma ótima maneira de deixar sua decoração mais completa. Devido à grande variedade de luminárias existentes, cada uma pode trazer um tipo de iluminação específica e ideal para o seu quarto.

Quando pensamos em um quarto como ambiente, a ideia de descanso e conforto é a primeira que vem à mente, certo? Logo, a iluminação mais recomendada para relaxar e se deitar é a iluminação em tonalidades mais amarelas.

No entanto, o quarto também pode ser um ambiente de trabalho, organização e estudo. Nesses casos, a recomendação é uma iluminação mais fria e que a auxilie a realizar tudo o que precisa.

A melhor forma para conciliar essas duas ideias acima é com o equilíbrio das luminárias, utilizando modelos variados e os posicionando em locais diferentes. Conheça os principais modelos para você investir:

Tipos de luminária para quarto

A iluminação centralizada no teto pode ser útil mas nem sempre é a ideal. Em muitos casos, somente uma lâmpada não é capaz de fornecer a claridade necessária para o quarto, principalmente em períodos noturnos ou em locais em que a iluminação natural não é tão expressiva.

Abaixo, listamos alguns tipos de luminárias para quarto e suas funcionalidades, confira!

1. Abajur

Os abajures compõem a iluminação complementar clássica de um quarto. Existentes desde muito tempo, com eles você consegue uma iluminação cortável e suave que não incomoda os olhos durante a noite.

Se você não abre mão da leitura antes de dormir, ou ainda gosta de fazer a sua rotina de autocuidado na cama, o abajur pode ser o acessório perfeito.

Atualmente existem diversos modelos de abajures com designs inovadores, mas em sua essência, eles possuem uma cúpula para deixar a luz difusa e fazer com que ela fique ainda mais confortável aos olhos. Portanto, o abajur não pode faltar em seu quarto!

2. Luminárias de Teto

Com a modernidade e o avanço da decoração, as luminárias de teto também passaram a agregar estilo ao quarto e não só à iluminação. Hoje existem diversos modelos de luminárias de teto com os mais diversos designs para trazer harmonia de acordo com cada detalhe.

Os modelos de sobrepor e embutir são ideais para quem procura por um acabamento mais básico e discreto e ainda quer uma iluminação suficiente para clarear todo o ambiente com qualidade. Os pendentes também são boas opções para ambiente e são voltados a um acabamento mais elegante.

Se você deseja mais claridade ao organizar o seu closet ou guarda-roupas esse modelo de iluminação é um bom investimento.

3. Arandelas e pendentes

Esse tipo de iluminação tem sido comumente usado nos quartos próximo às laterais da cabeceira da cama, pois podem ser ótimos substitutos para os abajures quando você não tem uma mesa de cabeceira, por exemplo.

Mesmo se tiver, com o uso de arandelas e pendentes você tem uma iluminação com um caimento moderno e ainda consegue aproveitar melhor o espaço limitado da mesa para posicionar seus objetos pessoais e de decoração.

4. Luminárias de Mesa

Para quem trabalha em casa e possui um escritório integrado junto ao quarto, as luminárias de mesa podem ser muito úteis e funcionais para auxiliar a deixar o ambiente mais elegante. Os modelos e cores são muito variáveis a depender do estilo de decoração do seu quarto.

Algumas luminárias de mesa também possuem a opção de ajuste. Além da finalidade de produtividade e estudo, as luminárias de mesa podem ser muito úteis ao fazer aquela make ou rotina de skin care. Afinal, nem todas as mulheres possuem penteadeiras próprias e nem sempre a iluminação do banheiro é a ideal.

Sendo assim, a luminária de mesa é versátil e pode ser muito bem aproveitada.

Alguns detalhes a serem considerados na escolha de sua luminária

Na hora de planejar e decorar um quarto, é sempre importante pensar no acabamento e nos detalhes do ambiente considerando a utilidade de cada cômodo. Por isso, para que você consiga conciliar a iluminação entre momentos de praticidade, lazer e descanso você pode contar com luminárias de diferentes temperaturas de cores.

As temperaturas da iluminação são indicadas por sua quantidade de Kelvins (K) e essa informação pode ser encontrada na embalagem de cada lâmpada ou luminária. Os Kelvins variam entre 2.700K para lâmpadas mais quentes e 6.500K para temperaturas mais frias.

A linha tênue entre essas duas temperaturas é indicada para momentos de descanso e momentos de realizar tarefas, respectivamente.

Como mencionamos, no quarto é importante que você tenha ambas as iluminações de acordo com o que você precisar realizar. E então, entramos em um segundo importante fator a ser considerado, que é o tipo da iluminação que você irá adotar para seu quarto à medida que existe a luz difusa, a direta e a indireta.

A luz direta, como diz seu nome, é direcionada a um ponto específico, quando você deseja direcionar a atenção a um móvel ou objeto dentro do quarto. Já a luz indireta possui características suaves e deixam o ambiente muito aconchegante, por isso ela também é muito recomendada para o quarto, pois pode auxiliar o sono.

Por outro lado, a luz difusa é um modelo flexível entre as duas, já que possui um difusor que retém parte da iluminação deixando-a mais confortável aos olhos. Um ótimo exemplo da iluminação difusa são os abajures.

Iluminação para solteiro X casado: existe diferença?

Ao planejar a iluminação para um quarto, é muito importante pensar em seus usuários também. Isso porque caso seu quarto seja de uso único, as necessidades mudam.

Se dividir o ambiente com outra pessoa, é importante que toda a decoração do quarto de casal seja elaborada de acordo com os gostos dos dois para evitar quaisquer problemas em relação às atividades que vocês realizam no quarto e quanto às preferências de vocês. Os abajures, por exemplo, podem ser a melhor opção.

E na hora de escolher as luminárias, não há problemas em adquirir modelos diferentes entre si, é apenas preciso que se preste atenção se as luminárias irão obedecer o estilo do qual o quarto está sendo construído, dando equilíbrio ao ambiente.

Dessa forma, todos saem felizes e o ambiente fica aconchegante e agradável a ambos.

O que você achou das nossas dicas quanto às luminárias existentes? No Blog da Carioca de Cor você encontra as melhores temáticas sobre decoração, conforto e muita criatividade para o seu lar.

Aproveitando esse assunto, confira nosso post sobre as melhores luminárias para quarto infantil e veja como deixar o ambiente mais agradável às crianças. Agradecemos sua leitura e esperamos você em nosso próximo post.

Até lá!