fbpx
Decoração

Tipos de papel de parede: mude a decoração gastando pouco

tipos de papel de parede

Pintar e reformar uma casa ou apartamento pode ser muito caro e trabalhoso, afinal de contas requer muita poeira, quebra quebra e cheiro de tinta. Mas sabia que é possível repaginar o ambiente de maneira prática e super simples?

O uso de papel de parede não é algo tão novo assim, mas atualmente é possível encontrar no mercado uma grande variedade de cores, estampas e também de acabamentos diferentes, o que pode acabar dificultando na escolha. Conheça os tipos de papel de parede e saiba como escolher o melhor.

Papel de parede: uma alternativa prática e em conta

É muito mais econômico investir em um papel de parede do que na pintura de uma parede. Tanto pelo valor financeiro quanto pela durabilidade. Evitar o desperdício de material também é uma boa ação conquistada por aqueles que optam pelos autocolantes.

O papel de parede é vendido em rolos, então basta medir o tamanho da superfície em que ele será aplicado e comprar a quantidade exata, diferente da lata de tinta que pode sobrar ou até mesmo faltar, gerando mais gastos ou desperdício.

A praticidade do item também está relacionada a sua aplicação, já que diferente das tintas, eles podem ser colocados em pouco tempo e não soltam um cheiro forte. Dependendo do tipo de papel escolhido, ele pode ter uma durabilidade de até 10 anos, o que é ótimo.

O papel de parede tem o poder de mudar completamente a cara de um cômodo, deixando-o com muito mais vida e também dando um toque a mais na decoração. Junto a ele, você pode aplicar outras dicas e truques para decorar a casa, temos um conteúdo aqui no blog sobre o assunto, leia e deixe a casa ainda mais com a sua cara!

Tipos de papel de parede

Com o avanço da tecnologia, o leque de possibilidades dos papéis de parede também cresceram. Se antigamente só existia um tipo, agora também podem ser encontradas outras opções com especificidades e indicações diferentes. Conheça os principais:

Tradicional

O papel de parede tradicional não leva esse nome atoa! A sua composição é feita de celulose, ou seja, é papel de verdade. Pela celulose ser um material mais frágil, a sua durabilidade não é tão longa, com tempo máximo de até 3 anos.

Por ser mais frágil, a sua colocação deve ser em superfícies totalmente lisas e lixadas, além de só ser indicado para locais secos e que não tenham nenhum tipo de umidade, banheiros e cozinhas nem pensar! Pano seco ou com um espanador para remover o pó são suficientes para realizar a limpeza.

papel de parede tradicional

Vinílico

Diferente do tradicional, o vinílico é muito mais resistente por conta da camada de vinil e PVC, uma espécie de plástico em sua composição. É exatamente o material dele que garante uma maior durabilidade, de até 10 anos.

Essa opção pode ser usada em qualquer cômodo, inclusive em banheiros, lavabos e cozinhas, só deve ser evitado o contato direto com a água, como dentro do box, por exemplo. A sua limpeza pode ser feita com um pano úmido, mas para evitar que manche ou desbote, use apenas água e nunca produtos de limpeza.

papel de parede vinílico

Adesivo

A versão adesiva é a opção mais prática e simples de ser aplicada. Diferente dos demais que necessitam de cola, este modelo já vem com adesivo no seu verso, basta remover a película protetora e aplicar direto na parede.

papel de parede adesivo

TNT

Esse tipo é fabricado com uma combinação de celulose e poliéster, por isso o nome TNT vem da sigla “Tecido não tecido”. Ele tem aspecto de tecido, mas é um papel.

Por ser um pouco mais resistente que o tradicional, pode ser aplicado tanto em superfícies úmidas, quanto secas e não é necessário que a superfície seja completamente lisa. A sua limpeza pode ser feita com esponja e uma pequena quantidade de detergente neutro.

papel de parede tnt

Veludo

Talvez essa seja a opção mais elegante e refinada de todas. O de veludo realmente tem o aspecto do veludo e, por isso, torna qualquer ambiente muito mais luxuoso e cheio de requinte.

Este modelo é mais caro e delicado que os demais, por isso necessita de alguns cuidados extras para uma maior durabilidade, como a não exposição ao sol para que não desbote. Além disso, a limpeza deve ser feita com um aspirador de pó.

Por o veludo ser um material que atrai mais poeira e é um pouco mais difícil de limpar, ele não é o mais indicado para pessoas que tenham alergias e comorbidades respiratórias como a asma.

papel de parede veludo

Alto-relevo

O papel alto-relevo ou texturizado é feito com aplicação de espuma e outros materiais, por isso ao passar a mão é possível sentir uma textura diferenciada. Esse modelo também é bastante delicado e por isso não é indicado para cômodos com umidade.

Quem tem crianças ou animais em casa deve evitar esse papel justamente pela sua delicadeza. A limpeza deve ser feita apenas com um pano seco ou com o auxílio do aspirador de pó.

papel de parede

Critérios de compra

Além de escolher uma estampa que combine com a sua personalidade e também a decoração do ambiente, você também deve levar outros critérios em consideração como:

  • Exposição ao sol;
  • Tamanho da parede;
  • Ausência ou presença de umidade;
  • Facilidade na limpeza e manutenção.

Se você for usar o papel de parede no quarto, colocá-lo na parede na cabeceira da cama é uma boa alternativa, já que fica fora do seu campo de visão e evita que você enjoe rápido das cores ou estampa, além de dar um destaque maior para o cômodo.

Mas por ser versátil, ele pode ser colocado em praticamente todos os cômodos da casa ou apartamento, em uma única parede ou até mesmo em todas. Para que tudo fique mais harmônico esteja atento a paleta de cores tanto do papel de parede quanto dos móveis e outros objetos.

Se quiser saber um pouco sobre paleta de cores e como ela pode interferir na sua decoração, continue a leitura nesse outro post!

Outra dica que pode te ajudar no momento da escolha é optar por opções com padronagem de listras na horizontal, se o seu ambiente for pequeno, esses modelos dão a sensação de amplitude e fazem o cômodo parecer maior.

Com essas dicas a escolha do que melhor se encaixa no seu ambiente será muito mais simples, não é mesmo? Conte-nos qual foi o modelo que você escolheu!

Aproveite também para ler o nosso conteúdo com dicas de como organizar a cozinha com praticidade. Até o próximo post!