fbpx
Decoração

Transforme o seu ambiente com 15 plantas para sala

decorações de ambientes com plantas

Se durante muito tempo as plantas só eram cultivadas em jardins e quintais, atualmente isso mudou e agora elas invadiram até os ambientes fechados e com pouca luz. As plantas para sala além de deixar com uma nova cara, ainda purificam e decoram o ambiente.

Nesse post falaremos especificamente sobre o charme que as plantas dão ao ambiente, no entanto, se quiser se tornar um especialista sobre dicas de decoração em casa, confira nosso outro post e transforme o seu lar!

Na natureza existem uma grande variedade de flores e plantas, cada uma com sua particularidade e especificidade. Se você está pensando em se tornar pai ou mãe de planta continue a leitura do post e conheça os tipos mais indicados de plantas para sala e também outras informações.

Quais as vantagens de ter plantas em casa?

Essa costuma ser uma dúvida bastante comum entre quem pretende começar a cultivá-las, afinal de contas, regar constantemente, adubar e outros cuidados podem dar um certo trabalho.

Uma das principais vantagens de ter plantas em casa é que elas são ótimas para purificar e umidificar o ar. Isso mesmo! Ao invés de comprar aqueles umidificadores de ambientes que ocupam espaço e gastam energia, as plantas podem fazer isso naturalmente.

Durante a transpiração, elas liberam umidade, o que é ótimo para deixar a sala ou qualquer outro cômodo mais agradável. Inclusive, as plantas sem flores são excelentes aliadas para as pessoas que sofrem de alergias respiratórias, como a asma e a bronquite. Algumas espécies, como a clorofito, conseguem tirar até 90% das toxinas e ainda absorvem poeiras e mofo.

Além disso, elas ainda são uma forma de desestressar, inspiram e estimulam a criatividade e ainda são excelentes para ajudar na concentração. De acordo com um estudo feito em uma escola pelo Royal College of Agriculture, pelo menos 70% dos alunos de uma turma conseguiam se concentrar muito mais em uma sala com plantas do que em um ambiente sem elas.

Quais as plantas mais indicadas?

Agora que você já sabe as vantagens, vamos ao que interessa! Preparamos uma lista com algumas espécies de plantas mais indicadas para ambientes fechados. Mesmo que a sua sala não tenha luz direta do sol, não precisa se preocupar, algumas espécies funcionam muito bem na sombra ou a meia luz. Conheça:

  1. Samambaia

A samambaia talvez seja uma das plantas mais conhecidas da nossa lista, até por quem não tem familiaridade nenhuma com jardinagem saberá reconhecê-la. As samambaias são uma das plantas mais versáteis, já que elas funcionam muito bem em qualquer ambiente, úmidos, secos, externos, internos, com muita luz e até mesmo com pouca.

O seu cultivo é fácil, necessitando apenas ser regada com frequência e também de uma boa drenagem, a única indicação é que ela não deve ficar em locais com muita ventilação, para que o vento, natural ou artificial, não queime as suas folhas.

Por conta das suas folhas, ela deve ficar sempre suspensa, seja no alto de estantes e prateleiras ou pendurada em ganchos de parede ou de teto para que o seu desenvolvimento seja constante e livre.

decoração com samambaia

  1. Espada de São Jorge

A espada de São Jorge é outra planta conhecida e muito utilizada no Brasil. Ela é fácil de cuidar e ainda tem uma forte simbologia, já que muitas pessoas acreditam que ela afasta energias ruins, atrai as energias boas e ainda protege o ambiente. Justamente por isso, ela é muito utilizada próxima a porta entrada de casas e apartamentos.

Ela funciona muito bem com pouca luz ou a meia sombra e não necessita de muitos cuidados, apenas de água nos momentos em que a terra fica seca. Se o seu intuito em adquirir plantas é transformar a energia do seu lar, confira nosso post sobre 5 plantas capazes de melhorar a energia!

decoração com espada de são jorge

  1. Costela de Adão

A principal característica da costela de Adão é a suas folhas com formato semelhante a uma costela e também a aparência escura. A planta é muito usada em arranjos ornamentais, mas virou um símbolo da cultura pop, servindo de inspiração até mesmo para desfiles e coleções de moda.

Ela se adapta muito bem em diversos ambientes e é ótima em salas com pouca luz. A necessidade de água não é frequente, quando notar a terra seca é só regar. Como ela cresce rápido, é mais indicada para ambientes maiores, já que suas folhas são grandes e ocupam espaço.

Uma dica para deixá-la sempre mais bonita é usar um pano úmido para limpar as folhas e retirar a poeira acumulada.

decoração com costela de adão

  1. Aglaonema

A aglaonema é a melhor opção para salas que não recebem luz direta e são mais escuras. Essa espécie faz muito sucesso em países tropicais, já que sobrevive muito bem ao calor e altas temperaturas.

Regar uma vez ao dia é o suficiente para mantê-la sempre bonita e vistosa. Além disso, não é necessário ter muitos cuidados com adubo e outras técnicas de jardinagem.

decoração com aglaonema

  1. Clorofito

Se você mora em um ambiente com pouca luz e em cidades muito quentes, como Belém e Cuiabá, a planta Clorofito pode ser uma excelente escolha, já que não precisa de muita luz e sobrevive muito bem ao calor.

A rega da clorofito deve ser frequente para que não resseque. Se quiser deixar os galhos mais bonitos, é recomendado deixá-la exposta ao sol pelo menos algumas horas do dia.

decoração com clorofito

  1. Lírio da Paz

O lírio da paz é facilmente identificado pelas suas flores brancas e suas folhas em um tom bem forte de verde. É uma planta imponente e usada em arranjos de mesa ou em vasos pode trazer muita elegância ao ambiente.

Ela funciona muito bem com pouca luz e tem um cultivo simples, precisando ser regada apenas quando a terra estiver seca. Locais frescos são ideais para que o lírio fique mais bonito.

decoração com lírio da paz

  1. Antúrio

As flores vermelhas e as folhas verdes do antúrio também são inconfundíveis. Terra úmida, meia sombra e trocas periódicas do adubo são o suficiente para o cultivo da planta. O único cuidado é com o tamanho do espaço, já que algumas podem crescer muito e chegar a medir até 90 cm de comprimento.

O antúrio fica ótimo em vasos grandes no canto da sala, próximo ao sofá ou ao rack e também em arranjos no centro de mesa ou em móveis como os aparadores.

decoração com anturio

  1. Ráfia

A ráfia ou palmeira rafis tem folhas compridas e longas e fica linda em salas com bastante espaço. A planta cresce bastante e pode chegar a medir até 1,5 m.

Ela funciona muito bem em ambientes com pouca luz, mas também pode ser cultivada em salas bem iluminadas. Com pouca luz, a rega pode ser quinzenal, já se tiver muita luz, regue sempre pelo menos uma vez por semana ou sempre que notar que a terra está seca.

decoração com rafia

  1. Areca

A areca é outra planta da família das palmeiras e mesmo sendo muito usada em jardins e áreas externas, também funciona muito bem em salas e locais fechados. Meia luz, adubo e rega sempre que a terra estiver ressecada são o suficiente para que a planta cresça bonita. Ela só não é muito indicada para ambientes com ar condicionado, já que a planta adora umidade.

Cachepôs e vasos grandes são ótimos para a areca e ela fica linda posicionada no canto lateral da sala.

decoração com areca

  1. Jibóia

A jibóia faz parte da família das trepadeiras, aquelas plantas que ficam suspensas e que crescem bastante. A planta pode se desenvolver tanto com muita, quanto com pouca luz.

A sua manutenção é bem fácil, então basta regá-la sempre que notar que a terra não está mais úmida, dessa maneira ela ficará bonita e crescerá muito rápido.

A jibóia, assim como a samambaia, fica ótima suspensa no alto de prateleiras, estantes e armários.

decoração com jiboia

  1. Pleomele

Até 2 metros de altura é o tamanho que os arbustos pleomeles podem chegar, se bem cultivados. Ambientes com sombra e baixa luminosidade são os mais indicados para a pleomele.

Adubo e regra frequente são o suficiente para que a planta cresça bonita. Ela fica ótima em vasos grandes.

  1. Dracena

A dracena também é muito conhecida pelos seus outros nomes, coqueiro de vênus ou pau d’água. Ela é uma planta que precisa de bastante luz para se desenvolver, então salas com luz direta são a melhor opção para o seu cultivo.

Regar frequentemente e manter o adubo em dia são medidas indispensáveis para que a planta não morra. Vasos próximos a janelas são o mais indicado.

decoração com dracena

  1. Jade

A Jade ou árvore da amizade ou da vida, é uma planta da família das suculentas. A planta é chamada de árvore pois costuma durar bastante tempo, mas mesmo com esse nome, ela é pequena e não costuma crescer muito.

Por ser uma suculenta, o seu cultivo é muito simples, basta regar quando a terra estiver seca e manter na sombra será o bastante. Como ela é compacta, funciona muito bem em vasos no centro de mesas ou decorando estantes.

decoração com jade

  1. Cacto

Os cactos são plantas famosas por não precisarem de muito cuidados, além de terem uma grande variedade de tamanhos e formatos. Eles sobrevivem muito bem em exposição ao sol e não é necessário regar sempre.

Algumas espécies de cacto dão até flores e, por isso, são muito utilizadas em decoração. Os de tamanho maior ficam ótimos em vasos grandes na lateral do ambiente, já os de tamanho menor podem decorar estantes e outros móveis.

Se o seu ambiente for bem amplo, brincar com diversos tamanhos e formatos da planta vai deixá-lo super charmoso.

decoração com cactos

  1. Orquídea

Na nossa lista, talvez as orquídeas sejam as plantas que necessitem um pouco mais de cuidados e atenção, então para que elas floresçam e fiquem lindas o ano todo, regar periodicamente e também fornecer adubo deve ser feito sempre.

Elas podem ser encontradas em diversas cores, mas todas são muito elegantes e tem o poder de deixar qualquer ambiente chic e sofisticado. Elas funcionam muito bem em arranjos no centro de mesas de jantar e também em mesinhas laterais, aquelas que ficam ao lado do sofá.

decoração com orquideas

Gostou das dicas? Agora que você já sabe qual a planta ideal para sala e para ambientes com muita ou pouca luminosidade e também quais os cuidados necessários para o cultivo, se tornar uma mãe ou pai de planta será muito mais fácil. Transforme o seu lar em um depósito de boas energias e charme!

Aproveite também para ler o nosso post com dicas para uma mesa de café da manhã linda e deixe nos comentários qual plantinha você escolheu! Até o próximo post!